Bottas prevê melhora expressiva da Mercedes: “As melhores atuações ainda estão por vir”

Confiante na melhora da equipe na sequência da temporada, Valtteri Bottas disse que a dura e boa batalha contra a Red Bull tem sido um fator de motivação dentro da equipe e que, ao lado também da Petronas, patrocinadora-máster e fornecedora de combustível e lubrificantes, seja possível buscar mais

A Mercedes tem se deparado nesta temporada com uma situação talvez impensável tempos atrás. Grande força hegemônica da Fórmula 1 desde 2014, quando foi introduzida a era híbrida de motores, a escuderia anglo-alemã enfrenta, ao longo da temporada 2021, não apenas a dura concorrência da Red Bull, mas está atrás dos taurinos na luta pelos títulos do Mundial de Pilotos e de Construtores. Entretanto, diante dos planos da F1 de manter o calendário com 23 corridas, restam, portanto, 14 GPs para o desfecho do campeonato. E Valtteri Bottas confia que a equipe de Brackley terá tempo para dar a volta por cima e reagir.

Em entrevista promovida pela Petronas — patrocinadora-máster e também fornecedora de combustível e lubrificantes da Mercedes —, que contou com a participação do GRANDE PRÊMIO, Bottas se mostrou otimista com o que espera da equipe depois de uma temporada que vem se desenhando, a cada corrida, com a cara da Red Bull, que venceu as últimas cinco corridas do campeonato, lidera o Mundial de Construtores com 286 pontos — 44 à frente da Mercedes — e tem em Max Verstappen o líder do Mundial de Pilotos, com 182 tentos, contra 150 de Lewis Hamilton.

Bottas confia na capacidade de reação da Mercedes em 2021 (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Audi e Porsche sugerem tração 4×4 na F1 para entrada em 2025

“Definitivamente, depois dos testes nós vimos que seria um ano de desafio e eles estavam muito fortes. Nós também não estávamos satisfeitos com o carro que tínhamos. Melhoramos desde então, mas a competição melhorou um pouco mais. Ainda temos um caminho a seguir”, disse o finlandês, quinto colocado no Mundial de Pilotos, com 92 pontos.

O finlandês destacou as atualizações que a Mercedes vai levar para o fim de semana do GP da Inglaterra, em Silverstone, jornada marcada pela primeira corrida sprint da história da Fórmula 1. Valtteri confia na reação da Mercedes e também aposta que a disputa ferrenha contra os taurinos será a tônica até o desfecho da temporada.

“Pelo menos nessa corrida temos peças novas no carro e também é outra pista. Sinto que as melhores atuações da equipe ainda estão por vir. Mas, sim, outras equipes — especialmente a Red Bull — têm conseguido andar muito bem em todas as pistas, talvez um pouco melhor do que esperávamos. Será uma boa batalha até o fim do ano”, comentou.

Bottas entende que a desvantagem neste momento para a Red Bull impacta positivamente dentro da Mercedes como fator a mais de motivação para lutar contra um concorrente real, algo que a equipe liderada por Toto Wolff só vivenciou nesta era híbrida em algumas oportunidades contra a Ferrari, sobretudo em 2017 e 2018.

“Acho que a situação tem nos motivado bastante. Sabíamos que, eventualmente, uma batalha dura como essa chegaria e estamos tentando usar como motivação e uma força extra para nos sairmos melhor”, salientou.

“Ainda podemos fazer mais com o que carro que temos, em termos do que fazemos e do desempenho – são 14 corridas pela frente ainda. É muita coisa, muita oportunidade. Hoje em dia, com tantas corridas e limitações de coisas que podemos usar, tipo motor e câmbio, eficiência vai se tornar parte bem grande. E é algo em que estamos trabalhando com a Petronas. Espero poder dizer no fim do ano que temos uma vantagem, mas seguimos focando em marcar os pontos que pudermos, tentar entender melhor o carro e aproveitar as oportunidades. Mas confio totalmente na equipe”, concluiu o piloto de 31 anos.

Austin Hill escapou da confusão e venceu em Knoxville na quarta prorrogação (Vídeo: Nascar)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.