Bottas é punido por rodada no pit-lane e perde 3 posições no grid do GP da Estíria

Que fase vive Valtteri Bottas! O finlandês foi punido pela direção de prova em 3 posições no grid de largada do GP da Estíria depois de ter rodado no pit-lane durante o segundo treino no Red Bull Ring

A fase de Valtteri Bottas é daquelas em que quase tudo dá errado. O finlandês, que vive sua pior temporada desde que se uniu à Mercedes, em 2017, tem outro motivo para lamentar neste ano pra lá de complicado. Pouco mais de duas horas depois de ter perdido o controle da sua Mercedes e rodado na saída do pit-lane durante o segundo treino livre nesta sexta-feira (25), a direção de prova do GP da Estíria anunciou a punição a Bottas: 3 posições no grid de largada na corrida. A sanção a Valtteri, no entanto, pode entrar na conta da Mercedes. Isso porque a equipe determinou que os pilotos, para ganhar mais velocidade na saída do pit-lane, saíssem em segunda marcha e não em primeira.

Bottas saía do box da Mercedes com novo jogo de pneu duro, foi liberado e avançou poucos metros até rodar sozinho na frente do espaço da McLaren. Para contextualizar, apenas a Red Bull está entre Mercedes e McLaren no pit-lane. Na horizontal, o finlandês precisou da ajuda dos mecânicos da equipe inglesa para seguir em frente. A McLaren reclamou, inclusive, para o diretor-técnico Michael Masi, dizendo que havia sido “ridículo” e poderia ter atropelado um membro da equipe.

Os comissários, no fim das contas, consideraram o incidente potencialmente perigoso. Mas a punição também foi resultado de um procedimento incomum: a Mercedes buscava melhorar sua velocidade de saída dos boxes e usava a segunda marcha ao invés da primeira, fato revelado pelo próprio piloto durante depoimento na torre de controle.

VALTTERI BOTTAS; MERCEDES; GP DA ESTÍRIA; TL2;
Valtteri Bottas conseguiu rodar no pit-lane durante o treino livre. O finlandês foi punido pela direção de prova (Foto: Reprodução)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Quando Bottas se afastou da sua posição designada no pit-stop, ele perdeu o controle do carro ao virar para a pista [dentro do pit-lane], rodou e parou na pista, perto dos boxes da McLaren”, diz o comunicado emitido pela direção de prova.

“Durante a audiência, Bottas afirmou que, no passado, eles vinham perdendo tempo na saída dos boxes. Então, eles [a Mercedes] tentaram algo novo, que foi sair em segunda marcha. Como resultado, o giro da roda foi muito maior e, o resultado, inesperado. Portanto, ele não conseguiu controlar o carro corretamente para a pista mais rápida. Isso deve ser considerado uma direção potencialmente perigosa, especialmente porque havia pessoas ao redor no pit-lane”, acrescentou o comunicado.

Além das 3 posições no grid de largada do GP da Estíria, Bottas terá acrescidos dois pontos na sua carteira de punições, algo válido pelos próximos 12 meses.

Antes de tomar conhecimento da sanção, Bottas disse que ficaria surpreso se fosse punido. “Eu rodei. Tentamos algo diferente na saída do box, variáveis do que costumamos fazer com a tração das rodas. Foi por isso que rodei. Ficaria surpreso se tivesse [punição]. É um erro normal que pode acontecer”, explicou.

O fim de semana da Mercedes começou complicado no Red Bull Ring. Lewis Hamlton, em que pese ter registrado a volta mais rápida do dia — o tempo, no entanto, foi deletado pela direção de prova porque o heptacampeão excedeu os limites de pista da curva 10 —, reclamou da falta de velocidade nos trechos de reta e, ao mesmo tempo, apontou a Red Bull, do rival Max Verstappen, como “difícil de ser batida no fim de semana”.

A Fórmula 1 volta a acelerar neste sábado no Red Bull Ring. O treino livre 3 está marcado para 7h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação acontece às 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.