Bottas revela que quase deixou F1 após problemas psicológicos: “Era um fantasma”

Valtteri Bottas está consolidado na Fórmula 1 há alguns anos, mas revelou em entrevista que quase deixou a categoria após diversos problemas psicológicos e a morte de Jules Bianchi

Chegar à Fórmula 1 é o sonho de todo piloto, mas nem sempre é o paraíso esperado. Valtteri Bottas foi mais um piloto que abriu o jogo sobre problemas psicológicos durante a passagem pela categoria. Em entrevista ao podcast finlandês Supla, o piloto da Mercedes comentou sobre o desgaste físico e mental que sofreu em anos anteriores.

Bottas está na F1 desde 2013, quando chegou à Williams. De acordo com o finlandês, os problemas começaram em sua segunda temporada na categoria, apesar da melhora do carro e de alguns pódios conquistados naquele campeonato.

“Uma ex-namorada disse para mim: ‘Espero que dê tudo certo neste voo’. E eu respondi: ‘E daí se [o avião] cair? Vou apenas desaparecer daqui’. Alguns pensamentos assim começaram a surgir, de que nada realmente importa”, relatou Valtteri.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Valtteri Bottas está na F1 desde 2013 e atualmente defende a Mercedes (Foto: Mercedes)

“No meio daquela temporada, entrei numa fase de excessivo esforço, algo que não acontecia por minha teimosia. Foi quando tive de manter o peso em um nível mínimo e estava perdendo o controle. Precisava ir à balança toda manhã, sempre precisava mostrar menos [peso] e isso me dava um sentimento bom. Primeiro, tive problemas físicos, comecei a me cansar facilmente. Depois, problemas para dormir, acordava 4h da manhã. Quando a parte física drena tudo do seu corpo, você fica sem a parte mental”, afirmou.

O então piloto da Williams diz que buscou apoio após um conselho da ex-companheira. “Eu era como um fantasma de um cara, nada estava direito”, analisou.

Bottas ainda declarou que a morte de Jules Bianchi em 2015, nove meses depois de acidente sofrido no GP do Japão de 2014, o afetou ainda mais na parte mental. O finlandês diz que demorou para se recuperar da perda do colega de grid.

“Eu falava sobre a morte e não me afetava. Aquela temporada foi uma grande confusão e levei dois anos para me recuperar. Em um certo ponto, eu estava sem energia. Minha vida toda era a F1 e nada mais. Eu não gostava do emprego e me questionei se deveria largar”, pontuou.

O assunto não é novidade. Lando Norris revelou que teve sérios problemas de saúde mental por conta da cobrança extrema que a categoria impõe por si só. O piloto da McLaren disse que chegou a se questionar, constantemente, se teria habilidade para estar ali, além de ficar em uma posição instável, sem saber o que poderia acontecer em seu futuro. Norris tinha medo de precisar largar a Fórmula 1, pois não se considera “muito bom em outras coisas”.

O GP da Arábia Saudita marca a 21ª e penúltima etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 e está marcado para 14h30 (de Brasília, GMT-3) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Fernando Alonso e Esteban Ocon chegam com troféus da Bola de Ouro (Vídeo: ESPN)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.