Bottas vence corrida sprint, mas Hamilton erra na largada e Verstappen herda pole na Itália

Em dia de revés inesperado para a Mercedes, Valtteri Bottas levou a corrida sprint, mas Max Verstappen foi o maior vencedor do sábado com o erro de Lewis Hamilton na largada

TUDO SOBRE A CORRIDA SPRINT DA FÓRMULA 1 PARA O GP DA ITÁLIA EM MONZA | BRIEFING

Valtteri Bottas venceu a segunda corrida sprint da Fórmula 1, mas Max Verstappen fechou o sábado (11) em Monza como o grande vencedor. O holandês terminou a corrida de classificação na Itália em segundo lugar, só atrás do finlandês da Mercedes, mas vai largar na pole por conta da troca de motor providenciada pela equipe heptacampeã, o que vai fazer Bottas abrir o GP da Itália no fim do grid. Para melhorar ainda mais o cenário para Max, Lewis Hamilton errou na largada e não passou do quinto lugar na corrida sprint. O britânico foi o grande perdedor do dia.

Assim, Bottas somou 3 pontos extras com o triunfo desta tarde, enquanto Verstappen somou 2 pelo segundo lugar. A terceira posição na corrida sprint ficou com Daniel Ricciardo, da McLaren, na melhor jornada com a equipe britânica. De quebra, o australiano somou 1 ponto e ainda vai fechar a primeira fila do grid no domingo. E Hamilton, além de ficar só na segunda fila do grid da corrida principal, ficou sem pontos e viu a diferença no campeonato aumentar para 5 tentos em relação ao líder do campeonato.

Lando Norris terminou em quarto e segurou bem Hamilton desde a primeira volta, completando assim um ótimo dia para a McLaren na Itália. Lewis teve de se conformar com o quinto posto e foi seguido pelas Ferrari de Charles Leclerc e Carlos Sainz. Antonio Giovinazzi terminou em nono depois de controlar a pressão de Sergio Pérez nas voltas finais e Lance Stroll concluiu em décimo, mas com a punição imposta a Bottas o canadense vai largar no GP da Itália em nono, logo à frente de Fernando Alonso.

VALTTERI BOTTAS; LARGADA; CORRIDA SPRINT; ITÁLIA;
Valtteri Bottas manteve a ponta na largada da corrida sprint da F1 em Monza (Foto: Fórmula 1/Reprodução)

A Fórmula 1 acelera neste domingo para a disputa do GP da Itália, com largada prevista para 10h (de Brasília, GMT-3). Uma hora antes, o canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube leva ao ar AO VIVO a edição pré-corrida do BRIEFING, com a análise do fim de semana e as últimas informações antes da largada em Monza. Com apresentação de Victor Martins e comentários de Pedro Henrique Marum e Fernando Silva.

Carlos Sainz sofreu novo acidente em um sábado na Fórmula 1 (Vídeo: Fórmula 1)

Saiba como foi a corrida sprint da Fórmula 1 na Itália

A segunda corrida sprint da história da Fórmula 1 começou com 28ºC de temperatura ambiente e 43ºC na pista. Antes, Marcell Jacobs, italiano que foi campeão olímpico nos 100m rasos e do revezamento 4 x 100m nos Jogos de Tóquio, simulou uma partida na prova que o consagrou em 2021.

Antes mesmo da largada, a Mercedes já tinha acertado nos bastidores para Valtteri Bottas deixar Lewis Hamilton passar e abrir o máximo de pontos para Max Verstappen ao longo da corrida deste sábado. “Gostaria de passar pela primeira curva em 1-2 na mesma formação [da largada]. Vimos que existem muitas variáveis na largada, e então tudo vai se ajeitar”, disse o chefe da equipe. Bottas, Hamilton e Verstappen optaram pela estratégia de iniciar a prova com pneus médios.

MARCELL JACOBS;
Campeão olímpico, Marcell Jacobs ficou à frente do grid antes da largada da corrida sprint em Monza (Foto: Reprodução)

A Mercedes só não esperava que Hamilton largasse muito mal. O heptacampeão não tracionou bem e perdeu muitas posições nos primeiros metros e caiu de segundo para quinto. Bottas partiu bem e manteve a primeira posição, seguido por Verstappen e Daniel Ricciardo, que largou com pneus macios e conseguiu passar Lando Norris antes da chicane.

Ainda na primeira volta, Pierre Gasly chegou a tocar de leve na McLaren de Ricciardo e teve uma avaria na asa dianteira. O francês, que ganhou em Monza em 2020, perdeu o controle do carro da AlphaTauri e bateu com força na Curva Grande. Safety-car na pista. Lá atrás, Yuki Tsunoda se envolveu em um incidente com Robert Kubica e xingou o polonês: “Idiota”, disparou.

Pierre Gasly abandonou na primeira volta depois de bater na Curva Grande (Foto: Reprodução/TV)

A relargada foi dada pela direção de prova na volta 4. Bottas manteve a dianteira, com Verstappen em segundo e as McLaren de Ricciardo e Norris mais atrás. Em quinto, Hamilton tinha de lutar com os carros à frente, a começar pelo compatriota.

Bottas manteve uma vantagem ligeiramente confortável perante Verstappen, que despontava como o grande vitorioso no sábado em Monza em razão do revés de Hamilton na largada. A corrida sprint estava agitada mesmo no meio do pelotão com a disputa que envolvia Sergio Pérez, em nono, Lance Stroll em décimo, Fernando Alonso em 11º e Sebastian Vettel, que vinha mais atrás.

O top-10 da corrida era formado por Bottas, Verstappen, Ricciardo, Norris, Hamilton, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Antonio Giovinazzi, Pérez e Stroll.

A corrida seguiu sem muitas mudanças nas posições de ponta. Verstappen tentou se aproximar de Bottas, mas o finlandês estava confortavelmente na frente. Hamilton buscava chegar em Norris, mas o jovem piloto da McLaren conseguia se manter com força em quarto. A única grande disputa era pelo oitavo lugar, com Pérez na cola de Giovinazzi.

No fim das contas, depois de 18 voltas, Bottas confirmou a vitória, enquanto Verstappen fechou o dia com o verdadeiro grande vencedor em Monza. Para decepção total de Hamilton.

F1 2021, GP da Itália, Monza, Grid de Largada:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda18 voltas 
2D RICCIARDOMcLaren Mercedes+12.209 
3L NORRISMcLaren Mercedes+16.510 
4L HAMILTONMercedes+17.686 
5C LECLERCFerrari+21.117 
6C SAINZFerrari+25.627 
7A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari+28.764 
8S PÉREZRed Bull Honda+29.355 
9L STROLLAston Martin Mercedes+36.346 
10F ALONSOAlpine+37.470 
11S VETTELAston Martin Mercedes+38.852 
12E OCONAlpine+41.048 
13N LATIFIWilliams Mercedes+43.652 
14G RUSSELLWilliams Mercedes+44.496 
15Y TSUNODAAlphaTauri Honda+47.652 
16N MAZEPINHaas Ferrari+1:00.274 
17R KUBICAAlfa Romeo Ferrari+1:02.771 
18M SCHUMACHERHaas Ferrari+1:03.829 
19P GASLYAlphaTauri Honda NC
20V BOTTASMercedes P+20
O GP da Holanda reiterou a grande tônica da temporada 2021: ouça o debate no Paddockast #120

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar