Verstappen diz que não reduziu velocidade na bandeira amarela no Q3

Holandês afirmou à imprensa que não reduziu após batida de Valtteri Bottas no final do Q3. A direção de prova no México convocou o piloto para prestar esclarecimentos sobre o incidente, passível de punição com perda de posição no grid

Após o final do treino classificatório para o GP do México neste sábado (26), a pole-position de Max Verstappen foi colocada em xeque por causa de sua última volta, completada após a batida de Valtteri Bottas na última curva do circuito. Depois do fim do tempo do Q3, os pilotos ainda estavam em volta rápida para determinar quem largaria na frente no Hermanos Rodriguez. Dos candidatos a pole position, Leclerc foi o primeiro a passar. Bottas, que seria o segundo, bateu na última curva, levando a uma bandeira amarela no setor. Verstappen, que foi o último dos pilotos a passar pela linha de chegada, melhorou seu tempo no Q3, o que levantou a dúvida se o holandês teria ignorado a bandeira amarela. As informações que começaram a circular após o treino foram contraditórias.
 
De um lado, a FIA afirmou que o piloto da Red Bull tirou o pé no último mini-setor, que compreende os últimos metros do circuito. Já Verstappen, em entrevista coletiva após a classificação, disse que não diminuiu a velocidade após a batida de Bottas.
Gráfico mostra que Verstappen desacelerou no último mini-setor da pista (Foto: Reprodução/F1TV)

Falando a jornalistas após o fim do treino, Verstappen foi crítico à possível punição: “Se quiserem excluir o tempo, podem excluir, mas acho que sabemos o que estamos fazendo. Se não, não estaríamos na Fórmula 1”, afirmou.

 
A direção de prova convocou Verstappen para prestar esclarecimentos sobre a não-redução de velocidade sob bandeira amarela na curva 17. O piloto deve se apresentar às 16h10, horário local, 18h10, horário de Brasília.
 
A F1 volta a acelerar no Autódromo Hermanos Rodriguez neste domingo, a partir de 16h10 (horário de Brasília) com o GP do México. O GRANDE PRÊMIO acompanha o fim de semana do GP do México AO VIVO e em TEMPO REAL. Siga tudo aqui.
 

Paddockast #38
CORRIDAS POLÊMICAS DA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.