Verstappen lidera movimentado treino livre 1 em pista escorregadia na Turquia

Em sessão com pista praticamente sem aderência, com tempos muito altos, mas de enorme alternância entre os líderes, Max Verstappen foi o mais rápido e comandou o 1-2 da Red Bull. A Ferrari foi muito bem, enquanto a Mercedes foi mal nesta manhã em Istambul

A Turquia está de volta à Fórmula 1 depois de nove anos. Nesta sexta-feira (13), Istambul abriu os trabalhos do fim de semana da 14ª etapa da temporada 2020 do Mundial com a realização do primeiro treino livre, que foi bastante estranho no começo por conta das condições da pista, totalmente sem aderência, e muito movimentado no fim por conta da alternância de líderes na sessão. Valtteri Bottas, Charles Leclerc, Sebastian Vettel e até Alexander Albon chegaram a comandar a tabela de tempos, mas coube a Max Verstappen fechar a manhã na frente em Istambul Park.

Em dobradinha da Red Bull, o holandês marcou 1min35s077 com pneus duros e superou o companheiro de equipe em 0s241. Mas os tempos foram muito mais altos na comparação com o recorde da pista, 1min24s770, estabelecido por Juan Pablo Montoya, com a McLaren, em 2005.

A Ferrari foi muito bem e colocou Charles Leclerc na terceira colocação e Sebastian Vettel em quinto. Entre eles, ficou a AlphaTauri de Pierre Gasly, quarto. Em contrapartida, a Mercedes foi, de forma atípica, muito mal. Valtteri Bottas foi o melhor dos carros pretos, em nono, enquanto Lewis Hamilton, que se queixou de equilíbrio na parte traseira do seu W11, foi apenas P15.

Daniil Kvyat, em manhã muito positiva para a AlphaTauri, foi o sexto, seguido por Lando Norris, aniversariante do dia, com a McLaren. Agora com 21 anos, o prodígio britânico foi seguido por Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. Bottas, com a Mercedes, e Esteban Ocon, com a Renault, fecharam a lista dos dez primeiros.

A Fórmula 1 volta a acelerar logo mais, a partir de 9h (de Brasília), com o treino livre 2 em Istambul. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

F1; FÓRMULA 1; MAX VERSTAPPEN; TURQUIA; GP DA TURQUIA; TREINO LIVRE 1;
Max Verstappen foi o mais rápido do treino livre 1 em Istambul (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Saiba como foi o treino livre 1 do GP da Turquia de Fórmula 1

A sessão que marcou a abertura do fim de semana de atividades de pista em Istambul começou um tanto caótica. Nos primeiros minutos, ainda durante as voltas de instalação, os pilotos reclamaram de uma pista mais escorregadia que o gelo. A falta de aderência era resultado da combinação do novo asfalto, um pouco de água em alguns trechos na pista e baixas temperaturas, além do uso dos compostos duros (C1) no início.

Uma das grandes e belas novidades na pista nesta manhã foi o capacete usado por Sebastian Vettel no fim de semana. O tetracampeão trouxe a mensagem “Juntos como um só” no casco, que leva também a bandeira arco-íris, símbolo da comunidade LGBTQIA+ e que representa também a campanha pela diversidade, igualdade e contra qualquer tipo de preconceito.

Também no início da sessão, Charles Leclerc acertou o cone que delimita o espaço entre a pista e a entrada do pit-lane. A peça arrancada expôs alguns parafusos que a prendiam no chão, e a direção de prova acionou a bandeira vermelha para interromper o treino e fazer os devidos reparos no trecho.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

F1; FÓRMULA 1; CHARLES LECLERC; FERRARI; TURQUIA;
Charles Leclerc acerta o cone e provoca bandeira vermelha na Turquia (Foto: Reprodução)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Os primeiros tempos cronometrados demoraram a vir e eram muito acima das melhores marcas do passado. Com metade da sessão, Max Verstappen tinha 1min42s753, bem mais lento que o 1min24s770, recorde da pista estabelecido por Juan Pablo Montoya, com a McLaren, em 2005.

George Russell, da Williams, foi o único piloto a ter registrado volta rápida na primeira metade da sessão com pneus macios. Todos os outros usaram os compostos duros ao passo em que a pista melhorava, mas muito lentamente.

Uma das situações que preocupava os fiscais de pista em Istambul era sobre alguns cachorros que estavam nas cercanias do circuito. Havia o temor de que os animais pudessem invadir a pista, correndo sério risco de serem atropelados.

F1; FÓRMULA 1; TURQUIA; PIERRE GASLY; SEXTA-FEIRA; TL1.
Pierre Gasly sofre com a pista sem aderência de Istambul nesta sexta-feira (Foto: Fórmula 1/Twitter)

Com quase uma hora de sessão, apenas um piloto não havia registrado tempo em Istambul: Lewis Hamilton. A Mercedes trabalhava na traseira do carro do hexacampeão do mundo antes de liberá-lo novamente à pista. Enquanto isso, Valtter Bottas assumia a liderança da sessão usando pneus duros e chegava a 1min39s204, tempo ainda muito alto. Já a McLaren reportava um pequeno problema elétrico na unidade de potência Renault que empurra o carro de Carlos Sainz.

Na meia hora final, Bottas e Verstappen se revezavam na liderança, enquanto Leclerc e Vettel colocavam a Ferrari em terceiro e quarto, respectivamente. Max registrou 1min38s523 e subiu para a ponta da sessão, enquanto Hamilton se preparava para voltar à pista.

F1; FÓRMULA 1; GP DA TURQUIA; TL1; MERCEDES;
A Fórmula 1 voltou à Turquia depois de nove anos (Foto: Mercedes)

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

Quando restavam cerca de 25 minutos para o fim, a direção de prova acinou o safety-car virtual porque Sainz teve de encostar seu carro na área de escape asfaltada da curva 7 por conta do problema no motor Renault que empurra a McLaren #55.

Naquele momento, Verstappen era o líder com 1min37s151. Leclerc aparecia em segundo, com Vettel em terceiro, Bottas em quarto e Esteban Ocon fechando o top-5.

Só com 18 minutos para o fim da sessão é que Hamilton finalmente voltou à pista para estabelecer suas primeiras voltas cronometradas. O hexacampeão teve como desafio o tráfego de Kevin Magnussen à sua frente. Vettel, por sua vez, assumia a segunda posição, somente 0s008 atrás de Verstappen.

A sessão seguia movimentada e apresentava uma melhora constante da pista. Com 15 minutos para a bandeirada, a Ferrari subiu para a ponta e com direito a dobradinha. Vettel marcou 1min36s085 e tirou Verstappen da liderança do treino. Em seguida, Leclerc virou tempo 0s583 mais lento na comparação com o companheiro de equipe e subiu para segundo. Mas o monegasco superou o tetracampeão em seguida com 1min35s507 para tomar a dianteira.

Hamilton, de último, passou para 14º com 1min43s650. Mas depois de subir para a nona posição, Lewis ainda se queixava da falta de equilíbrio da traseira da sua Mercedes. O treino trazia uma ordem incomum na tabela de tempos neste ano, com Leclerc, Vettel e Pierre Gasly, com pneus macios, ocupando as três primeiras posições, seguidos por Alexander Albon, Daniil Kvyat, também com os macios, e Verstappen em sexto.

A sessão teve um novo líder com sete minutos para o fim depois que Albon cravou 1min35s318 com o carro #23 da Red Bull, deixando a dupla da Ferrari para trás. Lá no miolo da pista, na curva 9, Bottas era mais um a sofrer com a pista sem aderência e rodar em Istambul.

Quase no apagar das luzes, Verstappen anotou 1min35s077 para superar Albon e fechar o treino com 1-2 da Red Bull. De forma totalmente atípica, a Mercedes foi mal, com Bottas apenas em nono e Hamilton em P15.

Fórmula 1 2020, GP da Turquia, Istambul, treino livre 1:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:35.077 29
2A ALBONRed Bull Honda1:35.318+0.24127
3C LECLERCFerrari1:35.507+0.43026
4P GASLYAlphaTauri Honda1:35.543+0.46626
5S VETTELFerrari1:35.620+0.54329
6D KVYATAlphaTauri Honda1:36.738+1.66127
7L NORRISMcLaren Renault1:37.216+2.13921
8A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:37.503+2.42621
9V BOTTASMercedes1:37.629+2.55223
10E OCONRenault1:38.428+3.35123
11N LATIFIWilliams Mercedes1:38.508+3.43118
12S PÉREZRacing Point Mercedes1:38.612+3.53522
13L STROLLRacing Point Mercedes1:39.484+4.40721
14R GROSJEANHaas Ferrari1:40.025+4.94825
15L HAMILTONMercedes1:40.225+5.14812
16K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:41.035+5.95823
17K MAGNUSSENHaas Ferrari1:41.854+6.77721
18D RICCIARDORenault1:45.156+10.07920
19C SAINZ JRMcLaren Renault1:46.462+11.38512
20G RUSSELLWilliams Mercedes1:49.256+14.17917
  Tempo 107%1:41.732+6.655 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube