Verstappen lidera treino livre 3 caótico e molhado na Turquia. Hamilton fica sem tempo

Com chuva, a já complicada pista turca ficou impraticável nesta manhã de sábado. Max Verstappen registrou 1min48s485 no começo do treino e liderou pela terceira vez neste fim de semana, com Charles Leclerc de novo em segundo

A Fórmula 1 abriu os trabalhos deste sábado (14) em Istambul na beira do caos. Se a sexta-feira já havia sido bastante complicada em razão da falta de aderência do novo asfalto do circuito que é palco do GP da Turquia no fim de semana, o segundo dia do fim de semana foi quase impraticável por conta da chuva que apareceu antes do terceiro treino livre e se impôs com força ao longo da sessão. Nos minutos iniciais, quando o asfalto ainda estava úmido, Max Verstappen registrou o melhor tempo com 1min48s485. O holandês da Red Bull repetiu assim o resultado dos dois treinos de sexta-feira, quando também liderou.

Ao longo do treino, vários pilotos rodaram e não conseguiam controlar os carros mesmo com velocidade reduzida. Até mesmo Lewis Hamilton, hexacampeão do mundo e um grande piloto também no molhado, sofria com as condições da pista. O britânico não registrou tempo no terceiro treino, assim como George Russell e Nicholas Latifi, da Williams.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

FÓRMULA 1; GP DA TURQUIA; MAX VERSTAPPEN; RED BULL; TREINO LIVRE 3;
Max Verstappen marcou o melhor tempo no chuvoso TL3 em Istambul (Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Charles Leclerc fechou a tabela de tempos novamente na segunda colocação com a Ferrari, enquanto Alexander Albon foi o terceiro com o segundo carro da Red Bull. Esteban Ocon, da Renault, foi o quarto, mas distante 5s4 do líder, com Lando Norris, da McLaren, em quinto, e Sebastian Vettel em sexto com a Ferrari.

No seco ou no molhado, há uma perspectiva de loteria para o treino classificatório de logo mais. A definição do grid de largada do GP da Turquia acontece a partir de 9h (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o treino livre 3 do GP da Turquia de Fórmula 1

Depois de chuva nos últimos minutos antes do início do treino, os trabalhos da Fórmula 1 ao meio-dia deste sábado em Istambul começaram com a pista bastante úmida, céu muito nublado e 90% de chance de chuva. E mesmo com a pista em condições completamente atípicas e com baixíssima aderência, a sessão teve início com a presença de vários carros na pista, com Romain Grosjean abrindo os trabalhos, com pneus intermediários, para as primeiras voltas de instalação e reconhecimento das condições do carro e do asfalto.

Como esperado, o treino foi ainda mais caótico por conta das condições da pista. Vários pilotos escaparam e rodaram, como Sergio Pérez, Valtteri Bottas, Lando Norris e Carlos Sainz, enquanto Esteban Ocon e Charles Leclerc chegaram a se tocar na curva 12. “Ele me acertou”, disparou o piloto da Renault.

FÓRMULA 1; F1; GP DA TURQUIA; SÁBADO; TL3; ESTEBAN OCON; CHARLES LECLERC;
Esteban Ocon e Charles Leclerc se enroscam no caótico treino livre 3 na Turquia (Foto: Reprodução)

Max Verstappen, que nos primeiros minutos da sessão chegou a liderar a tabela de tempos com 1min48s485, reclamava de condições muito mais críticas. Em busca de maior aderência, alguns pilotos resolveram mudar dos pneus intermediários para os de chuva forte.

A situação era tão crítica que os pilotos escapavam da pista mesmo com velocidade bem reduzida, como foi o caso de Leclerc e Daniil Kvyat. Pouco depois, Lewis Hamilton deixou os boxes pela primeira vez neste sábado, com pneus de chuva forte, e mal conseguia se equilibrar mesmo com uma volta de saída bastante lenta e cautelosa. Sem completar tempo, o hexacampeão voltou para os boxes.

Quem tentava imprimir uma maior velocidade arriscava mais. Na verdade, a velocidade nem era tão alta assim, mas foi o bastante para Leclerc, com pneus de chuva forte, escapar da pista e rodar. O monegasco, contudo, evitou uma batida no trecho da curva 4.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

F1; FÓRMULA 1; CHARLES LECLERC; GP DA TURQUIA; TREINO LIVRE 3;
Charles Leclerc escapou da pista no treino livre 3 na Turquia (Foto: Reprodução)

Naquele momento, a chuva voltava a apertar em Istambul Park, o que praticamente confirmou Verstappen como líder de uma sessão muito complicada e caótica.

Mesmo com a chuva, a pista ainda tinha a presença de alguns pilotos, como Sebastian Vettel e Carlos Sainz, que tentavam assimilar melhor as condições do asfalto visando principalmente a classificação de logo mais. Mas, pouco depois, o que se viu foi o silêncio dos motores porque as equipes optaram em não arriscar naquela fase do treino, que já se encaminhava para o desfecho.

Mesmo com a pista encharcada no fim da sessão, alguns pilotos voltaram a acelerar quando restavam menos de dez minutos para o fim do grid. Casos de Pierre Gasly e Daniil Kvyat, da AlphaTauri, e Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. A situação não havia mudado muito, tanto que o italiano chegou a rodar e raspar o muro com seu carro #99 pouco antes da bandeirada final.

Até Hamilton chegou a deixar os boxes nos minutos derradeiros, assim como Valtteri Bottas, que era o oitavo colocado na sessão. A Mercedes havia mandado seus pilotos para a pista justamente no momento em que a chuva era mais forte em Istambul. “Simplesmente não há aderência. É chocante”, disparou o hexacampeão antes do fim do treino livre 3.

Fórmula 1 2020, GP da Turquia, Istambul, treino livre 3:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:48.485 6
2C LECLERCFerrari1:49.430+0.9459
3A ALBONRed Bull Honda1:50.059+1.5745
4E OCONRenault1:53.897+5.4129
5L NORRISMcLaren Renault1:53.995+5.5107
6S VETTELFerrari1:54.490+6.00514
7S PÉREZRacing Point Mercedes1:55.577+7.0926
8V BOTTASMercedes1:55.666+7.1814
9K MAGNUSSENHaas Ferrari1:55.878+7.3934
10L STROLLRacing Point Mercedes1:56.824+8.3395
11D RICCIARDORenault1:58.475+9.9906
12C SAINZ JRMcLaren Renault1:59.548+11.0637
13A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari2:02.325+13.84010
14P GASLYAlphaTauri Honda2:02.473+13.9887
15R GROSJEANHaas Ferrari2:04.748+16.2635
16K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari2:06.351+17.86612
17D KVYATAlphaTauri Honda2:09.368+20.8838
18G RUSSELLWilliams Mercedes 1
19N LATIFIWilliams Mercedes 1
20L HAMILTONMercedes 3
  Tempo 107%1:56.079+7.594 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube