Verstappen surpreende e lidera 1-2 da Red Bull em primeiro treino marcado por batida de Pérez em Baku. Vettel é terceiro
Nem Mercedes, tampouco Ferrari. A Red Bull deu as cartas no treino livre que abriu o fim de semana do GP do Azerbaijão de F1. O treino foi marcado pelo acidente de Sergio Pérez na estreita curva 8 do circuito azeri. O mexicano, no entanto, nada sofreu
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Relacionadas
A Red Bull desbancou as favoritas Ferrari e Mercedes e foi a grande força deste primeiro treino livre do GP do Azerbaijão, na tarde de sexta-feira (23) em Baku. Os carros de Max Verstappen e Daniel Ricciardo mostraram muita consistência tanto com os pneus médios como com os supermacios. E terminaram na frente a sessão, com direito a dobradinha: Verstappen cravou 1min44s410 em sua melhor volta, com Ricciardo vindo logo atrás. O líder da temporada, Sebastian Vettel, colocou a Ferrari logo atrás dos carros taurinos, em terceiro.
Sergio Pérez foi um dos destaques da sessão. Primeiro, o mexicano, que foi terceiro colocado em Baku no ano passado, fez um bom trabalho com uma Force India que parece encaixar bem com o circuito urbano azeri e garantiu o quarto tempo. Mas 'Checo' também foi destacado pela transmissão em razão do forte acidente sofrido na estreitíssima curva 8. Pérez perdeu o controle do carro quando passou por cima da zebra e não evitou o choque contra o muro, destruindo o lado direito do seu carro. O mexicano, no entanto, escapou ileso. Só então veio Lewis Hamilton, que fechou o top-5. Felipe Massa, que chegou a liderar a sessão, foi o oitavo.
O segundo treino do GP do Azerbaijão acontece logo mais, às 10h (hora de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL pelo novo livetiming.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP do Azerbaijão de F1
Com temperatura ambiente em 27ºC e nada menos que 52ºC no asfalto, o primeiro treino livre em Baku começou com as habituais voltas de instalação e checagem das condições do carro e da pista, que ainda estava bastante escorregadia e sem aderência mesmo depois do primeiro treino da F2, minutos antes. Sergio Pérez, com um sensor acoplado no carro da Force India, e Lance Stroll, apresentaram problemas logo cedo, mas que logo foram resolvidos.
O primeiro piloto a registrar tempo em Baku foi Grosjean, que cravou 1min52s952 usando pneus macios. No começo, apenas as Haas do franco-suíço e também de Kevin Magnussen estavam na pista para as primeiras voltas rápidas, com as Williams de Stroll e Massa e as outras equipes vindo na sequência. O brasileiro chegou a assumir a liderança com 1min47s797, depois melhorando para 1min46s907.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;
Dentre as equipes que brigam pelo título, a primeira a ir à pista foi a Ferrari, que liberou Vettel e Räikkönen com pneus macios. Mas era Massa quem melhorava ainda mais seu tempo ao alcançar 1min46s722. Ao mesmo tempo, a Mercedes acelerava em Baku e logo se colocava em terceiro com Bottas, que vinha atrás apenas de Massa e de Sebastian Vettel. A Red Bull era a única dentre as equipes em ação com pneus médios, tanto para Daniel Ricciardo como para Max Verstappen. A McLaren vinha com um programa diferente e testava os supermacios com Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne.
Enquanto Bottas sofria com a falta de aderência da pista e rodava, Pérez — pódio em 2016 no Azerbaijão — subia para a ponta. Mas por pouco tempo. Hamilton encaixou boa volta e cravou 1min45s497 para assumir a liderança da sessão. Verstappen aparecia em terceiro. Só as Toro Rosso de Carlos Sainz e Daniil Kvyat não tinham tempos cronometrados.
Verstappen deixou os pneus médios de lado e calçou os supermacios para o segundo stint. Assim, não foi difícil para o holandês assumir a liderança da sessão, ainda assim com marca apenas 0s088 mais rápida que Hamilton, que também começava um novo trecho com os supermacios, assim como Bottas. O finlandês subia para terceiro na tabela de tempos, enquanto Verstappen melhorava ainda mais e anotava 1min44s762.
A Ferrari seguia na sessão com uma programação diferente e continuava testando os pneus macios: Vettel figurava em quinto lugar, atrás de Verstappen — que marcava 1min44s410 —, Hamilton, Bottas e Ocon, com uma Force India bem encaixada ao circuito de Baku. Räikkönen era o sétimo, uma posição atrás de Pérez.
Pouco depois, Massa superava as duas Ferrari e subia para quinto. Mas o brasileiro caiu para sexto depois que Pérez anotou 1min45s398 e avançou para o segundo lugar da sessão. No entanto, 'Checo' sofreu dois revezes: foi superado por Ricciardo, que emendou a dobradinha da Red Bull, e em seguida acertou o muro da estreitíssima curva 8 e danificou batante o lado direito do seu carro, causando a bandeira vermelha. Antes da batida, Vettel conseguia encaixar uma boa volta para subir para terceiro na sessão.
O treino foi retomado quando restavam pouco mais de seis minutos para o fim. Tempo bastante restrito para que alguém pudesse melhorar de forma significativa suas marcas em Baku. A exceção foi a Toro Rosso, que evoluiu com seus dois pilotos. Kvyat foi o melhor deles, subindo para décimo. Verstappen se consolidou como o mais rápido do treino do início desta tarde na capital azeri, num surpreendente bom desempenho da Red Bull perante Ferrari e Mercedes.
#GALERIA(7086)
F1, GP do Azerbaijão, Baku, treino livre 1:
1 | 33 | Max VERSTAPPEN | HOL | Red Bull Tag Heuer | 1:44.410 | 19 | ||
2 | 3 | Daniel RICCIARDO | AUS | Red Bull Tag Heuer | 1:44.880 | +0.470 | 22 | |
3 | 5 | Sebastian VETTEL | ALE | Ferrari | 1:44.967 | +0.557 | 20 | |
4 | 11 | Sergio PÉREZ | MEX | Force India Mercedes | 1:45.398 | +0.988 | 16 | |
5 | 44 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes | 1:45.497 | +1.087 | 16 | |
6 | 77 | Valtteri BOTTAS | FIN | Mercedes | 1:45.737 | +1.327 | 19 | |
7 | 31 | Esteban OCON | FRA | Force India Mercedes | 1:45.752 | +1.342 | 24 | |
8 | 19 | Felipe MASSA | BRA | Williams Mercedes | 1:45.968 | +1.558 | 25 | |
9 | 7 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Ferrari | 1:46.000 | +1.590 | 18 | |
10 | 26 | Daniil KVYAT | RUS | Toro Rosso Renault | 1:46.617 | +2.207 | 11 | |
11 | 18 | Lance STROLL | CAN | Williams Mercedes | 1:46.649 | +2.239 | 28 | |
12 | 20 | Kevin MAGNUSSEN | DIN | Haas Ferrari | 1:46.721 | +2.311 | 23 | |
13 | 8 | Romain GROSJEAN | FRA | Haas Ferrari | 1:46.837 | +2.427 | 22 | |
14 | 27 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Renault | 1:47.217 | +2.807 | 21 | |
15 | 2 | Stoffel VANDOORNE | BEL | McLaren Honda | 1:47.446 | +3.036 | 22 | |
16 | 25 | Carlos SAINZ JR | ESP | Toro Rosso Renault | 1:47.501 | +3.091 | 13 | |
17 | 14 | Fernando ALONSO | ESP | McLaren Honda | 1:47.551 | +3.141 | 20 | |
18 | 27 | Jolyon PALMER | ING | Renault | 1:48.525 | +4.115 | 15 | |
19 | 94 | Pascal WEHRLEIN | ALE | Sauber Ferrari | 1:49.048 | +4.638 | 19 | |
20 | 9 | Marcus ERICSSON | SUE | Sauber Ferrari | 1:49.937 | +5.527 | 21 | |
Tempo 107% | 1:51.719 | +7.309 | ||||||
Recorde | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | 1:42.520 | 18/06/2016 | |||
Melhor volta | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes | 1:46.485 | 19/06/2016 |
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }