Verstappen surpreende Mercedes e lidera TL1 na Inglaterra. De volta, Hülkenberg é 9º
A movimentada manhã de sexta-feira em Silverstone marcou o regresso de Nico Hülkenberg à Fórmula 1. O alemão foi bem e ficou entre os dez primeiros com a Racing Point. Lá na frente, surpresa: Max Verstappen bateu a dupla da Mercedes
A Fórmula 1 abriu os trabalhos do GP da Inglaterra de Fórmula 1 em uma movimentada manhã de sexta-feira (31) em Silverstone. Minutos antes do início da sessão, todos os holofotes estavam voltados para a Racing Point e Nico Hülkenberg, que está de volta à categoria para substituir Sergio Pérez, infectado pelo Covid-19 e baixa de última hora. O alemão, que chegou a reclamar do cockpit apertado da ‘Mercedes rosa’, andou até bem e se colocou entre os dez primeiros colocados. Na ponta, quem esperava ver Lewis Hamilton como o mais rápido se surpreendeu com a presença da Red Bull de Max Verstappen, líder do primeiro treino livre do fim de semana.
O holandês marcou 1min27s422 com pneus macios e desbancou o hexacampeão do mundo em 0s474. Destaque também para Lance Stroll, que voltou a ter um bom rendimento com a Racing Point e fechou em terceiro, desbancando a Red Bull de Alexander Albon, quarto, a Ferrari de Charles Leclerc, em quinto, e só então a Mercedes de Valtteri Bottas, que completou em sexto.
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Em seguida, terminaram os dois carros da Renault: Esteban Ocon foi o sétimo, seguido por Daniel Ricciardo. Hülkenberg completou a manhã em nono, 1s170 atrás do líder da sessão. E Daniil Kvyat, com a AlphaTauri, fechou a lista dos dez primeiros. O único dentre os 20 pilotos que não treinou foi Sebastian Vettel, uma vez que a Ferrari detectou problemas no intercooler da SF1000.
O segundo treino livre do GP da Inglaterra está marcado para 11h (horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL.
Saiba como foi o primeiro treino livre do GP da Inglaterra de F1
A manhã que marcou a abertura do fim de semana da quarta etapa da temporada teve Nico Hülkenberg e a Racing Point como o centro das atenções. O alemão de 32 anos foi chamado de última hora para substituir Sergio Pérez, piloto mexicano que foi infectado pelo Covid-19 nesta semana. Depois de uma verdadeira correria, com direito a teste para novo coronavírus em Silverstone e, do outro lado do circuito, fazer o molde para o assento do carro, Hülk foi confirmado depois de testar negativo, vestiu o macacão e entrou novamente em um carro de F1, colocando o numeral #27 na ‘Mercedes rosa’ da Racing Point para acelerar no primeiro treino livre.
A sessão começou com forte calor, beirando os 30ºC de temperatura ambiente e 37,6ºC no asfalto. Depois das habituais voltas de instalação, Kimi Räikkönen abriu a tabela de tempos. Pouco depois, o ‘Homem de Gelo’ rodou na pista e, em seguida, o mesmo aconteceu com Antonio Giovinazzi. O incidente com o italiano destruiu os pneus do carro, espalhou detritos na pista e levou a direção de prova a acionar a bandeira vermelha quando o treino chegava perto da primeira meia hora.
Antes da interrupção, Max Verstappen aparecia como o líder da tabela de tempos após as primeiras voltas. O holandês tinha 1min29s192 como melhor tempo, seguido pela McLaren de Lando Norris. Mas a dupla da Mercedes, Lance Stroll e Hülkenberg, por exemplo, ainda não tinham tempos registrados àquele momento.
Durante a paralisação, a Ferrari anunciou que Sebastian Vettel não iria à pista pela manhã. A escuderia de Maranello disse que “detectou algo errado com o sistema de intercooler do carro da Ferrari”, de modo que era necessário um tempo para checar o problema e deixar tudo pronto para o tetracampeão voltar e acelerar no segundo treino.
A sessão foi retomada quando restavam 50 minutos para a bandeirada. Foi quando a Mercedes mandou seus carros para a pista para as voltas rápidas, assim como a Racing Point. No primeiro giro, Valtteri Bottas marcou 1min28s869, enquanto Stroll virou somente 0s010 mais lento. Lewis Hamilton, com novo MGU-K instalado pela equipe hexacampeã da F1, se colocou momentaneamente em quarto, atrás da Red Bull de Verstappen, e Hülkenberg ficou 1s242 atrás do novo companheiro de equipe depois da sua primeira volta pra valer no seu regresso à F1.
Com pneus duros, Verstappen voltou à segunda colocação com tempo quase idêntico ao de Bottas, que o fez com os macios. Mas Hamilton tratou de colocar o Mercedes #44 na liderança da tabela de tempos com 1min29s124, sendo 0s5 mais rápido que Valtteri e Max, também com os pneus ‘vermelhos’.
O finlandês conseguiu melhorar seu tempo instantes depois para ficar 0s176 atrás do companheiro de equipe. Já Hülkenberg aparecia em oitavo na tabela de tempos, 1s257 mais lento que Hamilton e pouco mais de 0s7 atrás de Stroll.
Só que a dobradinha da Mercedes foi quebrada por Verstappen, que calçou pneus macios e voltou à pista para virar 1min27s422, tempo 0s474 mais rápido que o de Hamilton. Stroll também melhorou e subiu para terceiro, seguido por Alexander Albon, que avançou para a quarta posição, mas distante 0s707 da marca do seu colega de equipe na Red Bull.
Outro que melhorou sua marca foi Hülkenberg, que subiu para a sexta posição com pneus médios e foi 0s6 mais lento que Stroll. Segundos depois, o alemão, que chegou a reclamar do assento apertado da ‘Mercedes rosa’, acabou sendo superado pela Ferrari de Charles Leclerc e pela Renault de Esteban Ocon.
Pilotos como Lando Norris e Ocon tiveram tempos deletados porque excederam os limites da pista na curva 15. Tal cenário tende a ser uma tônica para a sequência do fim de semana.
Quando restavam 15 minutos para o fim da sessão, a Mercedes mandou novamente Hamilton e Bottas para a pista. Mas foi somente para simulações de corrida. A ponta da manhã ficou mesmo com Max Verstappen.
Fórmula 1 2020, GP da Inglaterra, Silverstone, treino livre 1:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:27.422 | 27 | |
2 | L HAMILTON | Mercedes | 1:27.896 | +0.474 | 27 |
3 | L STROLL | Racing Point Mercedes | 1:28.004 | +0.582 | 22 |
4 | A ALBON | Red Bull Honda | 1:28.129 | +0.707 | 24 |
5 | C LECLERC | Ferrari | 1:28.221 | +0.799 | 22 |
6 | V BOTTAS | Mercedes | 1:28.519 | +1.097 | 29 |
7 | E OCON | Renault | 1:28.559 | +1.137 | 26 |
8 | D RICCIARDO | Renault | 1:28.575 | +1.153 | 22 |
9 | N HÜLKENBERG | Racing Point Mercedes | 1:28.592 | +1.170 | 23 |
10 | D KVYAT | AlphaTauri Honda | 1:28.868 | +1.446 | 21 |
11 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:28.909 | +1.487 | 24 |
12 | C SAINZ JR | McLaren Renault | 1:28.988 | +1.566 | 24 |
13 | L NORRIS | McLaren Renault | 1:28.990 | +1.568 | 22 |
14 | R GROSJEAN | Haas Ferrari | 1:29.576 | +2.154 | 23 |
15 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:29.746 | +2.324 | 25 |
16 | K RÄIKKÖNEN | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.746 | +2.324 | 24 |
17 | G RUSSELL | Williams Mercedes | 1:29.899 | +2.477 | 23 |
18 | A GIOVINAZZI | Alfa Romeo Ferrari | 1:29.925 | +2.503 | 17 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:30.703 | +3.281 | 20 |
20 | S VETTEL | Ferrari | 2 | ||
Tempo 107% | 1:33.542 | +6.120 |