Veto a teste e homenagem cancelada: como Ocon foi dispensado da Alpine
Esteban Ocon precisou abrir mão de corrida final pela Alpine para participar de teste de pós-temporada com Haas. Piloto cancelou homenagem que faria no capacete ao time
A antecipação da saída de Esteban Ocon da Alpine caiu como uma bomba na segunda-feira pós-GP do Catar. Apesar da informação pública desde junho de que sua despedida do time de Enstone aconteceria ao fim de 2024, o piloto ainda esperava competir no GP de Abu Dhabi, mas a situação ficou insustentável e o francês será trocado pelo australiano Jack Doohan em Yas Marina.
Segundo reportagem da versão francesa do site Motorsport.com, a dispensa de Ocon aconteceu apenas algumas horas antes da largada do GP do Catar. O conselheiro executivo Flavio Briatore chamou o piloto a sua sala e o informou que não o liberaria para participar dos testes de pós-temporada de Abu Dhabi pela Haas, que acontecem na próxima semana.
Relacionadas
A informação foi um balde de água fria para Ocon e a Haas, que já tem contrato assinado para 2025. Durante o GP de São Paulo, o chefe de equipe Ayao Komatsu indicou que já tinha um acordo para que Esteban pudesse pilotar o carro no teste de Abu Dhabi. Porém, o anúncio nunca aconteceu, diferente de Carlos Sainz na Williams, por exemplo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Bortoleto sai do Catar 0,5 ponto à frente de Hadjar. Confira classificação da F2 2024
Como a Haas já se preparava internamente para receber Ocon, o piloto não teve outra opção a não ser abrir mão de correr o GP de Abu Dhabi pela Alpine, o que impediu também a possibilidade de realizar uma homenagem maior ao time pelo qual competiu nas últimas cinco temporadas. Esteban esperava, por exemplo, mostrar um capacete especial para prestar tributo ao time.
A passagem de Ocon na Alpine terminou de forma melancólica. O francês abandonou ainda na primeira volta ao ser atingido por Nico Hülkenberg, curiosamente da Haas. Esteban foi contratado em 2020, ainda com a nomenclatura Renault, Ao total, foram 106 corridas pelo time de Enstone, com 1 vitória, 4 pódios e 309 pontos.
Pelas redes sociais, Esteban se pronunciou pela primeira vez desde a dispensa, agradeceu aos funcionários e não negou a mágoa por não ter a chance de se despedir apropriadamente.
“Às centenas de homens e mulheres que trabalham duro em Enstone e Viry-Châtillon, peço desculpas por não poder vê-los pessoalmente e ter uma despedida adequada”, alfinetou.
“Como vocês sabem, o plano sempre foi correr uma última vez neste fim de semana e pessoalmente me despedir de todos vocês na semana que vem. Eu estava ansioso por ambas as coisas. Não era assim que eu queria que as coisas terminassem. Dito isso, o mundo da F1 é pequeno e tenho certeza de que verei muitos de vocês novamente em breve”, completou o francês.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.