Vettel coloca Ferrari na ponta em TL2 esvaziado e chuvoso na Hungria

O que era improvável virou realidade graças à chuva que desabou em Budapeste nesta sexta-feira. Sebastian Vettel foi o mais rápido do segundo treino livre na Hungria. Valtteri Bottas foi o segundo e Carlos Sainz foi o terceiro

Ferrari à frente da Mercedes? Aconteceu no segundo treino livre do GP da Hungria, realizado na tarde desta sexta-feira (17) no circuito de Hungaroring. Em condições normais, tal cenário seria muito improvável por conta da crise que atravessa a escuderia de Maranello, mas São Pedro deu uma forcinha para que a Ferrari terminasse uma sessão na ponta pela primeira vez na temporada. Sebastian Vettel marcou 1min40s464 com pneus intermediários e foi o mais rápido, 0s272 à frente de Valtteri Bottas, o segundo colocado.

Somente 13 pilotos marcaram tempo. Esteban Ocon, Daniel Ricciardo, Lewis Hamilton, Nicholas Latifi, George Russell, Alexander Albon e Kevin Magnussen chegaram a andar, mas sem completar voltas rápidas.

Carlos Sainz, com a McLaren, foi o terceiro, seguido por Lance Stroll e Sergio Pérez, da Racing Point. Pierre Gasly foi o sexto, à frente de Max Verstappen, da Red Bull, e Romain Grosjean, da Haas. Kimi Räikkönen foi o nono com a Alfa Romeo, enquanto Charles Leclerc, com a outra Ferrari, fechou o top-10.

Sebastian Vettel, quem diria, foi o mais rápido no TL2 do GP da Hungria (Foto: “AFP”)

A Fórmula 1 volta a acelerar na manhã deste sábado a partir de 7h (horário de Brasília), com o terceiro treino livre, enquanto o treino classificatório está marcado para 10h. O GRANDE PRÊMIO acompanha o fim de semana do GP da Hungria AO VIVO e em TEMPO REAL.

Saiba como foi o segundo treino livre do GP da Hungria

Pouco depois do fim do TL1, o temporal desabou em Hungaroring. A chuva forte impediu a conclusão do treino classificatório da Fórmula 3. A Fórmula 1, então, acelerou pouco depois, já na tarde magiar e com o asfalto encharcado, mas com possibilidade de melhora para a sequência dos trabalhos. A temperatura ambiente no início da sessão era de 16ºC.

Pierre Gasly tentou recuperar o tempo perdido pela manhã e foi o primeiro a encarar o asfalto encharcado (Foto: AFP)

O primeiro a deixar os boxes e se arriscar no molhado foi Pierre Gasly. Com problemas no motor, o francês sequer andou pela manhã e aproveitou para tentar recuperar um pouco do tempo perdido, mas voltou aos boxes depois de fazer uma volta de instalação.

Os pilotos permaneceram por um bom tempo nos boxes e preferiram não correr riscos, ao menos até que a situação do asfalto melhorasse um pouco. Só com 20 minutos de sessão é que outro piloto encarou a pista: Sergio Pérez quebrou o silêncio na Hungria. A primeira volta do mexicano foi muito lenta e complicada em razão das condições: 1min43s862 foi o seu tempo, feito com pneus de chuva extrema. Duas voltas depois, ‘Checo’ acabou passando reto pela chicane e passeou na brita antes de voltar para os boxes.

Lance Stroll deixou Sergio Pérez para trás no chuvoso segundo treino da Hungria (Foto: AFP)

Em seguida, foi a vez de Lance Stroll ir para a pista, assim como Kimi Räikkönen — que foi substituído pela Alfa Romeo por Robert Kubica no primeiro treino. O canadense superou o companheiro de equipe com 1min42s380, 0s090 mais rápido que o mexicano. Nos boxes, a transmissão oficial flagrou Kubica nos boxes da equipe ítalo-suíça com a máscara no queixo. O polonês reposicionou a proteção em seguida.

O primeiro a acelerar com pneus intermediários foi Esteban Ocon. Mas a pista estava muito encharcada e sem condições, de modo que o francês regressou para os boxes da Renault. Daniel Ricciardo seguiu os passos do seu companheiro de equipe minutos depois e testou as condições da pista, mas também voltou em seguida para a garagem.

Quem foi para a pista, mas com pneus de chuva forte, foi a dupla da Ferrari. Na primeira volta, Sebastian Vettel foi 2s5 mais lento que Pérez, enquanto Charles Leclerc ficou 3s4 atrás de ‘Checo’. Com 36 minutos para o fim, somente as duplas da Racing Point, da Ferrari e Räikkönen tinham tempos aferidos.

Kimi Räikkönen chegou a andar entre os cinco primeiros durante boa parte da sessão (Foto: AFP)

Stroll foi superado por Vettel na volta seguinte. O alemão, que costuma andar muito bem na chuva e venceu em tais condições pela primeira vez na F1, o GP da Itália de 2008, pela antiga Toro Rosso, marcou 1min41s564, sinalizando assim uma melhora considerável da pista. Em seguida, Seb marcou 1min40s464, quase 2s mais rápido que o canadense.

Foi aí que, no terço final do treino, a Mercedes mandou seus pilotos para a pista. E logo na primeira volta, Valtteri Bottas virou tempo 0s272 mais lento que Vettel, subindo para a segunda posição. Hamilton partiu para marcar tempo na sequência. Carlos Sainz, com a McLaren, fez o terceiro tempo em seguida e, depois, parou nos boxes para a realização de um pit-stop. A McLaren trocou os pneus de chuva forte pelos intermediários para provar a melhora da pista nos minutos derradeiros. Mas o espanhol voltou logo no giro seguinte.

Vettel, Leclerc, Hamilton e Bottas regressaram para a pista com pneus intermediários. O monegasco vinha com um ritmo bem inferior, mas o tetracampeão estava muito rápido, mas chegou a perder o controle do carro na curva 11 e não conseguiu melhorar seu tempo. Stroll também usou os intermediários, mas considerou que as condições da pista ainda não eram boas o bastante para tais compostos, voltando assim para os boxes.

A sessão se encerrou pouco depois com a Ferrari, quem diria, na ponta da tabela de tempos.

Fórmula 1 2020, GP da Hungria, Hungaroring, treino livre 2:

1S VETTELFerrari1:40.464 12
2V BOTTASMercedes1:40.736+0.2725
3C SAINZ JRMcLaren Renault1:41.784+1.3206
4L STROLLRacing Point Mercedes1:42.380+1.9166
5S PÉREZRacing Point Mercedes1:42.470+2.0065
6P GASLYAlphaTauri Honda1:42.588+2.1247
7M VERSTAPPENRed Bull Honda1:42.820+2.3564
8R GROSJEANHaas Ferrari1:43.335+2.8716
9K RÄIKKÖNENAlfa Romeo Ferrari1:43.471+3.00716
10C LECLERCFerrari1:43.725+3.26110
11A GIOVINAZZIAlfa Romeo Ferrari1:44.411+3.9479
12L NORRISMcLaren Renault1:46.000+5.5365
13D KVYATAlphaTauri Honda1:47.422+6.9587
14E OCONRenault 1
15D RICCIARDORenault 1
16L HAMILTONMercedes 1
17N LATIFIWilliams Mercedes 2
18G RUSSELLWilliams Mercedes 2
19A ALBONRed Bull Honda 3
20K MAGNUSSENHaas Ferrari 1
  Tempo 107%1:47.496+7.032 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube