Vettel evita jogar a toalha, ainda crê em chance de ser penta, mas admite que “não está nas nossas mãos”

Sebastian Vettel sabe que agora não depende mais das próprias forças para conquistar o título da temporada. Com 50 pontos atrás de Lewis Hamilton e com cinco provas para o fim do campeonato, o alemão precisa vencer todas as provas e torcer por mais de um revés do rival

Com cinco corridas para o fim da temporada 2018 do Mundial de F1, a matemática é cada vez mais cruel com Sebastian Vettel em termos de chance de conquistar o pentacampeonato. Com a polêmica vitória no GP da Rússia, disputado no último domingo (30) em Sóchi, Lewis Hamilton abriu nada menos que 50 pontos de vantagem para o alemão. Assim, o piloto da Ferrari tem de vencer todas as cinco corridas que faltam para o fim do campeonato, mas também precisa torcer muito para mais de um revés do rival.
 
Caso Vettel vença todas as corridas que restam — GPs do Japão, Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi —, sua pontuação chegaria a 381. E se nessas cinco corridas Hamilton terminar em segundo lugar, então o britânico terminaria a temporada com 396 pontos, 15 a mais em relação a Seb. 
 
No caso de Lewis terminar todas as provas que faltam em terceiro, com Vettel no topo do pódio nas corridas remanescentes, os dois terminariam empatados em 381, mas aí o alemão levaria vantagem por ter mais vitórias.
Sebastian Vettel vê o pentacampeonato cada vez mais distante em 2018 (Foto: AFP)

Assim, Vettel sabe que a situação é cada vez mais difícil. Contudo, o tetracampeão não quer saber de jogar a toalha e ainda acredita que é possível chegar ao penta.

 
“Obviamente não está nas nossas mãos. Precisamos que aconteça algo a mais. É uma pena que já não dependa de nós, mas acho que, se vencermos as corridas seguintes, podemos pressioná-los, fazer que aconteça algo. É nisso que estamos focados. Não é fácil, mas acho que, se tudo correr bem, ainda temos alguma oportunidade”, declarou o alemão em entrevista veiculada pela emissora britânica BBC.
 
Vettel deposita suas esperanças em poder emparelhar novamente a briga com Hamilton em alguns azares do rival. Contudo, o piloto da Mercedes só abandonou uma corrida neste ano, o GP da Áustria. A confiabilidade do carro prateado é uma das chaves para levar Lewis ao penta no confronto contra o adversário da Ferrari.
 
“Sou inteligente o suficiente para saber que não facilitamos as coisas por seguirmos perdendo pontos. Precisamos de um abandono e, de repente, as coisas podem ser diferentes. Idealmente, dois, ainda que não deseje isso a Lewis, mas você nunca sabe o que pode acontecer”, disse.
 
“Então, se é um terceiro lugar o que podemos ter, ou uma vitória, temos de conquistá-la para garantir de que fizemos tudo o que foi possível”, complementou Vettel, ainda sem desistir do sonho de chegar ao pentacampeonato mundial em 2018.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.