Vettel festeja mudança nas regras e espera por F1 mais empolgante em 2017: “As batalhas são sempre bem-vindas”

Sebastian Vettel, um dos pilotos que mais reclamou no ano passado sobre disputas de pista, sobretudo envolvendo Max Verstappen, deu as boas-vindas à nova regra que a F1 vai adotar neste ano. Os comissários não vão ser tão rígidos nas punições e só vão sancionar um piloto que seja “inteiramente culpado” por um incidente. Com disputas mais francas, o tetracampeão espera por um espetáculo melhor

 

Muitas das críticas sofridas pela F1 em tempos recentes foram direcionadas à forma como os comissários de prova lidavam com as punições impostas aos pilotos. Nas redes sociais e para muitos especialistas, o clamor era de que a categoria fosse mais flexível no julgamento e que não interferisse tanto em disputas de pista. Em 2017, uma sensível mudança nas regras vai indicar uma F1 mais permissiva. Sebastian Vettel aprovou a medida.

 
A partir deste ano, após mudança no regulamento por parte da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), um piloto só vai poder ser punido em razão de uma manobra de pista se ele for “inteiramente ou predominantemente responsável por um incidente”. Em que pese o julgamento ainda ser bastante subjetivo, a medida abre espaço para uma F1 com mais disputas francas na pista.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Sebastian Vettel está ansioso para ver a nova F1, mais permissiva para disputas entre os pilotos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Vettel, por exemplo, foi protagonista de algumas delas na temporada passada. A mais emblemática talvez tenha sido a batalha contra Max Verstappen nas voltas finais do GP do México. Seb esbravejou via rádio, xingou quase todo mundo e clamou por uma punição contra o holandês da Red Bull.
 
Contudo, o alemão enxerga a medida como salutar para o esporte porque uma F1 mais flexível às disputas de pista só vai torná-la mais empolgante para os fãs do esporte.
 
“As corridas com batalhas roda a roda sempre são bem-vindas, já que os fãs querem ver duelos. Competir deve ser sempre o objetivo”, salientou o piloto da Ferrari durante entrevista ao jornal alemão ‘Bild am Sonntag’. 
 
Vettel, que já está de volta aos trabalhos com a Ferrari, se prepara para o lançamento do novo carro de Maranello e também para o início dos testes de pré-temporada. A primeira bateria dos exercícios de inverno começa em 27 de fevereiro no circuito de Barcelona. A temporada 2017 do Mundial de F1, que traz grande expectativa em razão do novo regulamento técnico, começa em 26 de março com a disputa do GP da Austrália, em Melbourne.
 
ECCLESTONE FORA DA F1: DISCUSSÃO QUENTE NO PADDOCK GP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.