Vettel não vê motivos para pânico diante de crise extrema da Red Bull: “Não há razão para dramatizar”

Equipe austríaca voltou a apresentar sérios problemas, alemão não conseguiu completar nenhuma volta neste sábado (1) e ficou em último lugar no penúltimo dia de testes de pré-temporada. "Não adianta ficar emotivo nessa fase. Temos que dar um passo de cada vez"

 
Às vésperas do início do campeonato de 2014 da F1, a Red Bull ainda não conseguiu se encontrar. A situação do time de Milton Keynes é caótica. Neste sábado (1), Sebastian Vettel não conseguiu completar sequer uma volta, e ficou com a última posição entre os 11 carros que participaram da penúltima sessão de testes de pré-temporada no Bahrein.
 
A cena se repetiu ao longo de praticamente todos os 11 dias de testes totalizados até aqui: o RB10 parado na pista, Vettel e Daniel Ricciardo em pé encarando o problemático carro. Para o tetracampeão, contudo, não há nenhum motivo para pânico, apesar da frustração.
 
“Pensamos que poderíamos estar em um lugar muito melhor nesta semana, em comparação com a semana passada. Realmente, esse não foi o caso”, disse o alemão.
E agora, Red Bull? (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

“Não adianta ficar muito emotivo nessa fase. Realmente temos que dar um passo de cada vez. Nós sabemos o quanto isso é sério, especialmente dentro da equipe, tanto da parte da Renault quanto da nossa parte. Temos sido um time nos últimos cinco anos e as coisas tem sido fantásticas.” Ao lado da Red Bull, a marca francesa dominou inteiramente os últimos quatro campeonatos, e ainda ficou com o vice-campeonato na temporada 2009.
 
“Houve dias difíceis e períodos difíceis, como quando vimos o motor explodir com duas corridas pela frente em 2010, perto de decidirmos o campeonato, o que não foi legal”, recordou Vettel, que mesmo assim ganhou o título daquele ano. “Houve outras falhas também de nossa parte e da parte dos pilotos. Somos uma equipe. Isso acontece.”
 
“Não há nenhuma razão para dramatizar isso. Sabemos que é um momento difícil, mas todos estão conscientes disso e motivados para sair dessa situação”, destacou.
 
“Acho que algumas coisas vão se acalmar apenas pelo fato de que dentro de duas semanas, teremos muitas peças novas. Obviamente, tivemos muitos problemas, o que fez com que muitas peças fossem danificadas e não estivessem disponíveis durante à noite. Estamos no Bahrein, então não é tão fácil assim consertar as coisas”, considerou o piloto da Red Bull. “Isso vai ficar melhor quando chegarmos à Austrália.”
 
Apesar dos problemas todos, contudo, Vettel elogiou o RB10 – mesmo com um comentário quase irônico. “Nas pouquíssimas voltas que fizemos, o carro estava bom”, disse. “Fiquei muito feliz com o carro. Obviamente, há um passo para trás em relação ao ano passado a respeito da aderência, mas não foi tão ruim. Há esperança nesse sentido”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.