|
AMK Viagens traz pacote para GP de Abu Dhabi com direito ao Ferrari World |
Confira como foi o segundo treino livre da F1 na Alemanha:
Depois do domínio da Mercedes na primeira sessão, as equipes foram à pista dispostas a não deixar a escuderia alemã mais uma vez terminar na frente no segundo treino. Ao contrário do que aconteceu no primeiro teste, quando os carros passaram um bom tempo na garagem antes de marcar volta rápida, dessa vez os times não perderam tempo.
Assim, o primeiro a marcar tempo foi Nico Hülkenberg, mas o piloto da Sauber logo foi superado por Romain Grosjean. Quem também estava na pista era Fernando Alonso. Depois de perder toda a primeira sessão devido a um problema elétrico, o espanhol estava disposto a mostrar que as falhas já eram coisa do passado.
Enquanto o asturiano ainda completava os primeiros giros de instalação, Jenson Button assumiu a primeira colocação do treino, voltando a demonstrar a evolução da Mercedes. Outro que também chegou a assumir a ponta foi Kimi Räikkönen, mesmo após escorregar na última curva devido à falta de aderência.
Apesar do bom desempenho das escuderias medianas, ainda faltavam as equipes de ponta darem as primeiras voltas. E assim que Mark Webber completou o giro ficou clara a diferença entre os times. Afinal, o australiano obteve 1min32s333 e foi 0s687 mais rápido que o restante da concorrência. Na sequência, Lewis Hamilton pulou para segundo, com Felipe Massa indo para quarto.
Com o passar das voltas, Webber melhorou ainda mais a marca, com Nico Rosberg subindo para segundo. O vencedor do GP da Inglaterra sofreu para aquecer os pneus, por isso demorou a fazer uma volta rápida. Entretanto, assim que conseguiu, se tornou uma ameaça ao australiano. Nesse momento, Hamilton era o terceiro, com Sebastian Vettel vindo logo atrás.
Faltando pouco mais de 1h para o fim do treino, Max Chilton foi o primeiro piloto a colocar o pneu macio, com Jean-Éric Vergne trocando o composto logo depois. E o desempenho melhorou significativamente. O francês cravou o quarto melhor tempo com o novo pneu, mas viu Daniel Ricciardo, no outro carro da Toro Rosso, subir para segundo. A situação só não mudava no topo da tabela, com Webber aumentando ainda mais o domínio com o pneu macio da Pirelli.
O australiano, porém, acabou superado por Sebastian Vettel, no outro carro da Red Bull. O alemão, também com o composto mais macio, fechou a volta em 1min30s416, abrindo 0s235 para Nico Rosberg, que seguia com problemas para aquecer a borracha. A quarta posição era de Romain Grosjean, com Kimi Räikkönen vindo em quinto. Felipe Massa ocupava o sétimo posto.
A partir daí, as equipes começaram a avaliar o desempenho dos carros com tanque cheio, com poucos pilotos melhorando o tempo. Assim, um dos momentos de maior emoção foi quando Adrian Sutil deu uma escapa na última curva e precisou segurar o carro para não derrapar e voltar à pista. A manobra rendeu alguns bons gritos na garagem da Force India. A Mercedes, por sua vez, também urrava, mas era para celebrar o bom desempenho de ambos os carros.
O único que não fazia simulação de corrida era Jules Bianchi. O francês completou apenas dez voltas com o carro da Marussia, mas decidiu abandonar a sessão por não estar se sentindo bem. O time russo achou melhor mandá-lo de volta ao hotel para repousar. Assim, sem maiores mudanças na classificação, Vettel encerrou o treino com 0s235 de vantagem para Rosberg, para a alegria da torcida da casa. Massa foi o sétimo.
|
Em crise, McLaren expõe novamente seu caldeirão |
F1, GP da Alemanha, Nürburgring, treino livre 2:
1 | Sebastian VETTEL | ALE | Red Bull Renault |
|
1:30.416 | 39 | |
2 | Nico ROSBERG | ALE | Mercedes |
|
1:30.651 | +0.235 | 38 |
3 | Mark WEBBER | AUS | Red Bull Renault |
|
1:30.683 | +0.267 | 41 |
4 | Romain GROSJEAN | FRA | Lotus Renault |
|
1:30.843 | +0.427 | 32 |
5 | Kimi RÄIKKÖNEN | FIN | Lotus Renault |
|
1:30.848 | +0.432 | 27 |
6 | Fernando ALONSO | ESP | Ferrari |
|
1:31.056 | +0.640 | 39 |
7 | Felipe MASSA | BRA | Ferrari |
|
1:31.059 | +0.643 | 41 |
8 | Lewis HAMILTON | ING | Mercedes |
|
1:31.304 | +0.888 | 35 |
9 | Jenson BUTTON | ING | McLaren Mercedes |
|
1:31.568 | +1.152 | 37 |
10 | Paul DI RESTA | ESC | Force India Mercedes |
|
1:31.797 | +1.381 | 40 |
11 | Adrian SUTIL | ALE | Force India Mercedes |
|
1:31.824 | +1.408 | 34 |
12 | Daniel RICCIARDO | AUS | Toro Rosso Ferrari |
|
1:31.855 | +1.439 | 42 |
13 | Jean-Éric VERGNE | FRA | Toro Rosso Ferrari |
|
1:32.055 | +1.639 | 39 |
14 | Sergio PÉREZ | MEX | McLaren Mercedes |
|
1:32.086 | +1.670 | 36 |
15 | Nico HÜLKENBERG | ALE | Sauber Ferrari |
|
1:32.495 | +2.079 | 39 |
16 | Esteban GUTIÉRREZ | MEX | Sauber Ferrari |
|
1:32.762 | +2.346 | 44 |
17 | Valtteri BOTTAS | FIN | Williams Renault |
|
1:32.879 | +2.463 | 35 |
18 | Pastor MALDONADO | VEN | Williams Renault |
|
1:32.880 | +2.464 | 36 |
19 | Giedo VAN DER GARDE | HOL | Caterham Renault |
|
1:33.084 | +2.668 | 38 |
20 | Charles PIC | FRA | Caterham Renault |
|
1:33.695 | +3.279 | 40 |
21 | Jules BIANCHI | FRA | Marussia Cosworth |
|
1:34.017 | +3.601 | 10 |
22 | Max CHILTON | ING | Marussia Cosworth |
|
1:34.667 | +4.251 | 39 |
TEMPO 107% | TL2 | 1:36.745 | +6.329 | ||||
REC | Takuma SATO | JAP | BAR 006 | 1:27.691 | 29/05/2004 | ||
MV | Michael SCHUMACHER | ALE | Ferrari F2004 | 1:29.467 | 30/05/2004 | ||
Condições do tempo | NUBLADO | ar: 19ºC | pista: 27-29ºC | |||||
|
Pneu macio | Pneu médio |
|