Vitória dominante em Abu Dhabi traz sexto grand chelem de Hamilton na F1

Lewis Hamilton foi tão dominante em Abu Dhabi que fez um grand chelem – anotou a pole, liderou todas as voltas, fez a volta mais rápida e venceu. O britânico agora acumula seis na carreira, aproximando-se de Jim Clark, recordista absoluto com oito

Fazer pole, liderar todas as voltas, fazer a volta mais rápida e vencer um GP. Poucos são os pilotos que conseguem combinar tudo isso num único fim de semana de Fórmula 1. Pois Lewis Hamilton, imbatível em Abu Dhabi neste domingo (1º), fez tudo isso numa tacada só e conquistou um grand chelem pela sexta vez na carreira.
 
As outras cinco vezes foram na era híbrida da F1, de 2014 para cá. Hamilton inclusive conseguiu a raridade de empilhar três delas num ano só, em 2017. A última vez, entretanto, já estava um pouco distante no passado – foi dois anos e meio atrás, no GP da Inglaterra de 2017.
 
Com seis, Hamilton desempata com Alberto Ascari e Michael Schumacher, se isolando como o segundo com mais grand chelens na história da F1. O recordista absoluto ainda é Jim Clark, dono de oito.
Lewis Hamilton (Foto: AFP)
Hamilton é também um dos apenas dois pilotos do grid atual com um grand chelem no currículo. O outro é Sebastian Vettel, dono de quatro. Da história recente da F1, os únicos outros dois com o feito no currículo são Nico Rosberg e Fernando Alonso, respectivamente com dois e um.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube