“Você é tetracampeão mundial”: os rádios de Verstappen e da Red Bull em Las Vegas

O GP de Las Vegas coroou o quarto título consecutivo de Max Verstappen na Fórmula 1. Durante a corrida, porém, o piloto da Red Bull esteve em intensas conversas com o engenheiro Gianpiero Lambiase, especialmente de olho no consumo de pneus

Max Verstappen conquistou, no último domingo (24), o quarto título consecutivo na Fórmula 1, com apenas um quinto lugar no GP de Las Vegas. A prova foi sem sustos para o neerlandês, mas foi agitada nas conversas com o engenheiro Gianpiero Lambiase, especialmente envolvendo a conservação dos pneus na noite no deserto americano.

As primeiras conversas entre a dupla começaram na volta 10, envolvendo o estado dos pneus médios e a preocupação do piloto da Red Bull porque os rivais “estão abrindo um pouco”. Dois giros depois, o #1 reclama de degradação dos pneus e é chamado para os boxes. “Vai sair próximo ao Carlos [Sainz]“, avisou Lambiase.

Relacionadas

Logo após o pit-stop, o engenheiro dá um alerta a Verstappen. “A maior perda foi no [pneu] dianteiro direito, vamos ficar de olho nisso. Controle nas curvas 3, 10 e 11, por favor”, afirmou. Na volta 17, Lambiase entrou novamente no rádio e pediu para o neerlandês não tentar equiparar os tempos de volta de George Russell, então líder da prova.

Na volta 27, Verstappen se queixa de problemas no pneu direito dianteiro. Lambiase, então, se apresenta para fazer algumas perguntas e passar informações para o piloto durante a corrida.

Max Verstappen fechou em quinto para ser campeão em Las Vegas (Foto: AFP)

“Entendi. Você ainda está satisfeito com a asa dianteira? Sainz pode estar sofrendo com um problema parecido, mas [Lando] Norris e [Oscar] Piastri também estão com problemas”, destacou o engenheiro antes de chamá-lo aos boxes no giro 30.

Na volta 34, Lewis Hamilton se aproxima do campeão na pista e o engenheiro se apressa em avisar para “não perca de vista nosso objetivo de hoje”. A resposta, depois da ultrapassagem feita, é bem simples: “Estou fazendo minha corrida”.

Na reta final da corrida americana, Verstappen foi atacado pela dupla de pilotos da Ferrari. Mas a larga vantagem para Norris fez com que não oferecesse muita resistência, especialmente ao ser avisado pelo rádio. “[Charles] Leclerc 0s8 atrás. Para informação, Norris está a 11s8. Cinco voltas para o fim”, disse Lambiase.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: Verstappen esnoba teste que 2024 tentou impor e prova com tetra que disputa F1 real

F1 2024, GP DE LAS VEGAS, MAX VERSTAPPEN, TETRACAMPEÃO, RED BULL CONTENT POOL
Max Verstappen festeja quarto título mundial na Fórmula 1 em Las Vegas (Foto: Red Bull Content Pool)

No fim, Verstappen acabou na quinta colocação e conquistou o título mais uma vez. Então, o rádio virou uma grande celebração entre a dupla e ainda contou com presença do chefe Christian Horner também.

Max Verstappen, você é tetracampeão mundial. Isso é fenomenal, uma conquista fenomenal. Você pode ficar muito orgulhoso, assim como estamos. Parabéns. Aproveite, cara, você realmente merece. Você pilotou como um leão este ano, foi fora do comum. Não poderíamos estar mais orgulhosos”, disse Horner.

“Meu Deus, que temporada! Quatro vezes. Obrigado, pessoal. Agradeço a todos. Foi mais difícil que no ano passado, mas nos superamos e demos tudo. Obrigado, rapazes, outra temporada brilhante”, respondeu Verstappen.

“Fiquei quieto no rádio, amigo. Não quis me envergonhar gaguejando, mas você foi brilhante”, fechou Lambiase.

Fórmula 1 volta no Catar, de 29 de novembro a 1º de dezembro, para a disputa da penúltima etapa da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.