Como foi a sexta-feira do GP de San Marino de 1994
7 destaques do GP da Espanha de MotoGP
7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
Fórmula 1

Webber obedece "plano pessoal" e afirma que permanecer na F1 em 2014 "nunca foi opção"

Mark Webber revelou que permanecer na F1 em 2014 nunca foi uma opção e que a decisão pela Porsche foi porque gostaria de fazer algo diferente na carreira

 

AO VIVO e em TEMPO REAL: os bastidores do GP da Inglaterra
A cobertura 'in loco' do GP da Inglaterra no GRANDE PRÊMIO
As imagens desta quinta-feira da F1 em SIlverstone
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Mark Webber revelou que ficar na F1 em 2014 nunca foi uma opção, mesmo com propostas para permanecer no Mundial. Nesta quinta-feira (27), o australiano anunciou o acordo com a Porsche, para integrar a partir do próximo ano o projeto da montadora no Mundial de Endurance, dando, portanto, fim à carreira na F1.

Webber deixa F1 em 2014 (Foto: Getty Images)

Na última quarta-feira, o jornal alemão ‘Bild’ havia informado que Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, tinha oferecido para Webber a renovação de seu contrato com o time. A própria equipe também já havia manifestado o desejo de negociar com o piloto durante o verão europeu.

Entretanto, Webber afirmou que, mesmo diante do interesse de Mateschitz e de outros times, sua decisão de deixar a F1 já estava tomada, porque gostaria de fazer algo diferente na carreira. "Desde que a F1 deixou de ser uma categoria do meu interesse, não era mais uma opção para mim", disse Mark em declaração em seu site oficial.

O piloto de 36 anos ainda deixou claro que, as polêmicas e controvérsias vividas neste ano na Red Bull, se referindo mais especificamente à atitude do companheiro Sebastian Vettel na Malásia, não foram decisivas para sua escolha. "Não, eu já possuía um plano pessoal e me mantive preso a ele. Agora será um novo capítulo", afirmou.

"Nunca pedi trabalho ao time, mas tenho permanecido em contato com Dietrich Mateschitz ao longo dos últimos seis ou oito meses e ele tem sido absolutamente perfeito comigo", acrescentou. "Daqui para frente, eu vou permanecer trabalhando firmemente com a família Red Bull, trabalhando com a marca, assistindo e apoiando os demais atletas", disse.

Webber também minimizou os rumores de que pode voltar à F1 no futuro, especialmente por conta das novas regras a partir de 2014. "Eu diria que é extremamente improvável, sobretudo tendo em conta a nova direção que a categoria está tomando. Você rapidamente perde muito estando fora", completou.

GRANDE PRÊMIO acompanha ‘in loco’ o GP da Inglaterra, direto do circuito de Silverstone neste final de semana, com o repórter Renan do Couto. Acompanhe o noticiário completo aqui.