Webber supera Hamilton e lidera segundo treino em Suzuka. Senna é oitavo e Schumacher bate

A Red Bull deu o troco na McLaren no treino desta tarde no circuito japonês. Mark Webber superou Lewis Hamilton por 0s214 e foi o mais rápido desta sexta-feira em Suzuka. Sebastian Vettel completou o top-3. Bruno Senna, em oitavo, foi o melhor brasileiro do dia

As melhores imagens da sexta-feira em Suzuka na Galeria GP

Se o primeiro treino livre em Suzuka indicou a McLaren como grande favorita à vitória no GP do Japão, a sessão realizada na tarde desta sexta-feira (5), madrugada no Brasil, mostrou que o fim de semana poderá ser marcado pelo equilíbrio de forças. Mark Webber colocou os taurinos na ponta do segundo treino livre. Com o tempo de 1min32s493, o australiano foi 0s214 mais rápido que Lewis Hamilton e assegurou o melhor tempo do dia. Com Sebastian Vettel em terceiro, a Red Bull repetiu o feito da McLaren, que, pela manhã, também colocou dois carros entre os três primeiros da sessão.

A surpresa do dia foi o quarto lugar de Nico Hülkenberg, jovem e promissor piloto da Force India. O alemão superou ninguém menos que Fernando Alonso, que chegou a ocupar a liderança do treino durante alguns minutos em Suzuka. Em sexto, Romain Grosjean foi o melhor piloto da Lotus no fim do dia, já que Kimi Räikkönen enfrentou problemas com o Kers do seu E20 e deu poucas voltas no circuito japonês.

Líder do treino da manhã, Jenson Button também chegou a ocupar a ponta da tomada de tempos desta tarde, mas completou poucas voltas, 19, e foi facilmente superado pelos rivais, ficando a 0s856 de Webber. Bruno Senna, por sua vez, foi o brasileiro melhor colocado desta sexta-feira em Suzuka. Sem guiar o FW34 pela manhã, o piloto da Williams bateu Pastor Maldonado em 0s801 e fechou em oitavo, à frente de Felipe Massa.

Michael Schumacher, que iniciou seu adeus definitivo à F1, fechou o dia com o décimo tempo, mas chamou mais a atenção pela forte batida na parte final do treino da tarde. Assim como já ocorrera com Paul di Resta no começo da sessão, o heptacampeão do mundo rodou na entrada da curva Spoon e bateu com a lateral do W03 na barreira de pneus. O veterano da Mercedes saiu andando, normalmente, mas encerrou ali sua participação na pista.

Webber terminou a sexta-feira como o mais rápido do dia em Suzuka (Foto: Red Bull/Getty Images)

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Saiba como foi o segundo treino livre do GP do Japão de F1

Com quase 40ºC de temperatura do asfalto e 27ºC como temperatura ambiente, a F1 iniciou às 14h (horário local), em Suzuka, o segundo treino livre do GP do Japão. Desta vez, com a participação de Heikki Kovalainen e Bruno Senna, que ficaram de fora da primeira sessão para dar lugar, respectivamente, a Giedo van der Garde e Valtteri Bottas. E logo em sua primeira volta, o finlandês da Caterham cometeu um pequeno erro, colocou o pneu traseiro direito da sua Caterham na grama e quase rodou.

O treino começou de maneira muito mais intensa. Ao contrário da sessão matinal, quando pilotos e equipes reservam a primeira meia-hora para realização de voltas de instalação e testes aerodinâmicos, não havia tempo para perder na tarde de Suzuka. Tanto que, logo nos primeiros minutos, vários competidores registraram voltas cronometradas. Romain Grosjean surpreendeu e marcou 1min34s514, apenas 0s007 mais lento que a marca que garantiu a Jenson Button o primeiro lugar do treino da manhã.

Na sequência, depois de Grosjean, vieram Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Jean-Éric Vergne, Daniel Ricciardo, Senna, Vitaly Petrov, Timo Glock, Narain Karthikeyan, Charles Pic, Pedro de la Rosa, Kovalainen e Pastor Maldonado haviam marcado tempo. Até que Paul di Resta passou pela grama, perdeu o controle da sua Force India ao passar pela curva Spoon, batendo com a lateral direita na barreira de pneus. O treino foi interrompido com bandeira vermelha, mas o cronômetro seguiu normalmente seu curso.

Seis minutos depois da batida de Di Resta, que saiu andando normalmente do carro, a sessão foi retomada em Suzuka. O treino estava a pleno vapor e contava com a presença de quase todos os pilotos na pista, com exceção de Grosjean, Timo Glock, De la Rosa, Schumacher e Rosberg. Mas quem roubou a cena foi o líder do Mundial, Fernando Alonso. Em sua primeira volta rápida à tarde, o espanhol cravou 1min34s287, derrubando fácil o tempo de Romain, assumindo a ponta.

Kobayashi chegou a andar em segundo, mas fechou a sexta-feira em 13º (Foto: Red Bull/Getty Images)

Na sequência, foi a vez de Hamilton superar Grosjean. No entanto, o britânico, segundo colocado pela manhã, ficou a 0s111 de Alonso, ficando momentaneamente em segundo lugar. Quem se destacou, depois de um primeiro treino bastante apagado, foi Vettel. O bicampeão do mundo cravou 1min34s481 e subiu para terceiro, 0s194 atrás do tempo de Alonso no circuito japonês.

E os tempos seguiam despencando em Suzuka, mesmo com todos ainda fazendo uso dos pneus duros. Hamilton baixou seu tempo para 1min34s304, reduzindo para meros 0s017 a diferença para Alonso. Mark Webber indicou que a Red Bull está em forma para a etapa japonesa do Mundial e se posicionou em quarto, superando Grosjean, que vinha à frente de Massa, Button, Hülkenberg, Kobayashi e Pérez. Senna, por sua vez, vinha em uma razoável 11ª posição.

Agressivo como sempre, Kobayashi deu uma de piloto de rali ao escapar na entrada da curva Dunlop, passando com sua Sauber na brita. Em seguida, Kamui foi para os boxes para a equipe retirar a terra que ficou em seu carro.

Lá na frente, o reinado de Alonso no treino não durou muito tempo. Isso porque Button, vencedor do GP do Japão do ano passado, reforçou a sua posição de favorito em Suzuka. Depois de fazer o melhor tempo do treino da manhã no circuito nipônico, o britânico passou Alonso e marcou 1min34s150, subindo para primeiro. Contudo, Button não teve lá muita folga, já que Webber também melhorou seu tempo e pulou para segundo, apenas 0s038 atrás do piloto da McLaren.

Diferente da manhã, o treino da tarde estava bem mais equilibrado, pelo menos no começo. Na primeira meia-hora de sessão, quatro pilotos de quatro equipes diferentes ocupavam as primeiras colocações da tabela de tempos. Button seguia soberano, à frente de Webber e de Grosjean, que superou Alonso e assumiu a terceira colocação em Suzuka. Hamilton, por sua vez, vinha em quinto, enquanto Massa era oitavo e Senna seguia em 11º, 1s229 atrás de Button, mas à frente de Pastor Maldonado.

Enquanto Grosjean se destacava durante a sessão, Kimi Räikkönen não teve a mesma sorte. Seu E20 apresentou problemas no Kers, e a equipe o chamou para remover a bateria e tentar corrigir a falha. Por esta razão, o terceiro colocado no Mundial de Pilotos completou apenas cinco voltas e ocupava o 16º lugar.

Sem correr pela manhã, Senna fez bom treino à tarde e terminou em oitavo (Foto: Red Bull/Getty Images)

Aí apareceu Vettel para evidenciar que a Red Bull está bem acertada para o GP do Japão. Ainda com pneus duros, o alemão superou Button em 0s070 e, com 1min34s080, assumiu a ponta do segundo treino livre em Suzuka. Mas havia mais espaço para melhora e, no giro seguinte, foi o primeiro piloto a andar abaixo de 1min34s, marcando 1min33s961. Enquanto isso, Schumacher e Rosberg ainda estavam nos boxes.

Quase ao mesmo tempo em que Schumacher finalmente deixava os pits, com pneus macios, marcou 1min33s983 e subiu para segundo. Daí por diante, quando o treino se aproximava da sua metade, os pilotos foram, aos poucos calçando seus carros com os compostos das laterais pintadas em amarelo. E, naturalmente, os tempos despencaram bastante.

A começar por Button. Em sua primeira volta rápida com pneus macios, o britânico destruiu o tempo de Vettel e cravou 1min33s349, subindo para a primeira posição. Só que Grosjean, andando muito bem com a sua Lotus, logo reassumiu a liderança da sessão ao andar 0s242 abaixo do tempo de Button. Massa também aparecia bem e momentaneamente ocupava o terceiro lugar, seguido por Pérez e Kobayashi.

Mas Vettel não se deu por vencido e logo foi à pista, também calçado com pneus macios. O alemão não teve problemas para bater Grosjean e assumir a ponta ao marcar 1min32s836, baixando significativamente a melhor marca do dia até o momento. Alonso, em sua primeira volta com os macios, também bateu o franco-suíço, mas ficou a 0s257 de Vettel, subindo de oitavo para segundo, fazendo Massa cair para quinto.

O treino seguia muito movimentado em Suzuka, e o troca-troca de pilotos na ponta do treino era bastante intenso. Primeiro foi a vez de Hamilton subir para a liderança ao marcar 1min32s707, tirando o primeiro lugar de Vettel e consolidando a McLaren como a grande força do fim de semana. Mas a Red Bull se mostrava tão forte quanto os rivais de Woking. Coube a Webber tirar a ponta de Lewis e superá-lo em 0s214. A surpresa era Hülkenberg, em quarto, 0s494 atrás do veterano taurino.

Massa vinha em uma razoável nona colocação em Suzuka, à frente de Schumacher e Sergio Pérez, mas 0s521 atrás de Alonso, que, faltando meia-hora para o fim do treino, era o quinto colocado. Senna, em sua primeira volta com pneus macios, ultrapassou exatamente Felipe e lhe tomou a oitava posição por exatos 0s010, evidenciando um desempenho positivo da Williams no começo do fim de semana.

Faltando pouco mais de 20 minutos para o término das atividades desta sexta-feira, a maioria dos pilotos fazia uso de acerto para corrida, com os carros, ainda com pneus macios, muito mais pesados. Desta forma, era natural que os tempos ficassem muito acima do normal. Apenas Rosberg, que começou seu treino bem mais tarde em relação aos seus oponentes, seguia melhorando gradativamente seu tempo de volta, mas as primeiras posições se mantiveram, com Webber, Hamilton e Vettel formando o top-3.

Webber deu o troco na McLaren e liderou o segundo treino em Suzuka (Foto: Red Bull/Getty Images)

Faltando 14 minutos para o fim da sessão, Schumacher rodou no mesmo ponto onde Di Resta bateu no início da sessão, na entrada da curva Spoon. Assim como o escocês, o heptacampeão do mundo rodou e bateu com a lateral do seu W03 na barreira de pneus. Schumacher saiu andando, normalmente. Desta vez a direção de prova optou por sinalizar o local apenas com bandeira amarela, sem a necessidade de interromper o treino, que se encerraria pouco tempo depois. Em seguida, Räikkönen finalmente foi à pista para completar algumas voltas e checar as condições do Kers da Lotus após o problema que abreviou sua participação no treino.

E já com o cronômetro zerado, Vitaly Petrov, discretíssimo até o momento, apareceu quando, na saída da curva 1, perdeu o controle do seu carro depois que o aerofólio traseiro simplesmente se desprendeu da sua Caterham, de maneira bastante perigosa. Para a sorte do russo, a área de escape era bastante ampla, o que impediu uma batida mais forte.

F1, GP do Japão, Suzuka, treino livre 2:

 

 

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