Whiting revela que ideia de introduzir relargadas paradas surgiu em conversa com “alguém da McLaren”

Diretor de provas da F1, Charlie Whiting já havia dito que uma equipe dera a ideia das relargadas paradas a partir do próximo ano. Inglês revelou que sugestão partiu de membro da McLaren

Foi em uma conversa entre Charlie Whiting e um membro da equipe McLaren que surgiu a ideia de se introduzir relargadas paradas no Mundial de F1. A novidade já foi aprovada pelo Conselho Mundial da FIA e passará a valer na temporada 2015.

Em entrevista ao site oficial do GP da Rússia, que está marcado para o mês de outubro, Whiting contou como recebeu a sugestão e tornou a defender a segurança do procedimento.

Relacionadas

“A relargada parada é algo em que estive pessoalmente envolvido. Eu estava conversando com alguém da McLaren e tivemos essa ideia de como fazer o show um pouco melhor. Quando você assiste a uma corrida, qual é a parte mais empolgante? A largada. Então por que não ter uma segunda? Faz sentido”, declarou o diretor de provas da F1.

Whiting está satisfeito com a nova regra do Mundial de F1 (Foto: Getty Images)

Whiting entende que muita gente não goste da ideia por não se tratar de algo convencional — até concorda com isso. Entretanto, acredita que o benefício que deve gerar para o show compensará.

“É claro, é um ultraje para algumas pessoas porque não é ‘puro’. Foi feito pelo show. Algumas pessoas foram tolas o bastante para dizer que é perigoso. Bem, se fosse, você não faria nem a primeira largada, faria? Eu entendo que algumas pessoas podem dizer que é uma emoção falsa, pois não é o que normalmente acontece. Mas por que não? Não consigo ver pontos negativos”, destacou.

“Vai dar mais emoção. Você quase não tem mudanças de posição com a relargada lançada, então isso deve ser uma oportunidade para mudanças de posição. Então os pilotos podem ficar preocupados com a chance de perder a liderança, mas outros vão ter a chance de ganhar algo”, ressaltou.

“Acho que á uma ideia interessante. Foi aprovada. Agora temos que trabalhar para fazer dar certo”, concluiu Whiting.

Em 2014, o procedimento continua inalterado: após cada intervenção do carro de segurança, o pelotão vai relargar em movimento e em fila única aguardando pelo líder da prova ditar o ritmo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!