Com a introdução de um novo regulamento técnico na Fórmula 1 a partir de 2022, o conceito da construção dos carros na categoria também irá mudar. Desta forma, o documento também prevê mudanças nos pneus, que passarão a ser de 18 polegadas no ano que vem. Após o GP de Abu Dhabi, etapa de encerramento do campeonato de 2021, as equipes irão aproveitar o dia de testes dos novatos como forma de experimentar esses novos pneus, em carros de teste com a suspensão modificada. No entanto, a Williams já é uma que não vai participar.
De acordo com o chefe de performance da equipe de Grove, Dave Robson, a escuderia não possui um carro que possa ser usado, o que inviabiliza sua participação. “Infelizmente, não faremos nada”, assumiu. “Não testaremos lá porque não temos um carro de teste e isso nos impede de participar. Meu entendimento é de que se você não tem um carro para testes, você não está permitido a participar. Então, não estaremos lá”, disse.
O dirigente explicou que as razões para que a Williams não construa um carro de testes foram estritamente financeiras, já que, na visão da equipe, realizar os testes em Abu Dhabi não compensaria o valor investido. No entanto, esta será a única oportunidade para as equipes testarem os novos pneus antes do começo da pré-temporada de 2022, agendada para 21 de fevereiro, em Barcelona. Robson não soube precisar, no entanto, o prejuízo de sair atrás das concorrentes no período de testes.
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“Não fizemos exercícios para colocar isso em números”, afirmou. “Nós sabemos que o carro de testes seria benéfico, mas infelizmente no momento em que tínhamos que aceitar ou não, estávamos sem os recursos suficientes. Foi uma decisão tomada bastante tempo atrás e não podemos fazer nada sobre isso”, admitiu.
Com essa situação, o chefe de performance reconheceu a possibilidade de a Williams estar atrás das equipes que testarem em Abu Dhabi. No entanto, ressaltou que esse período pode ser recuperado até o início das disputas, com a primeira etapa do ano marcada para o Bahrein, um mês depois do começo da pré-temporada, no dia 20 de março.
“O que perderemos? Provavelmente começaremos os testes de inverno um pouco atrás, eu acho. Mas eu espero que, se o carro estiver andando bem, nós estejamos prontos para alcançá-los rapidamente. Gostaríamos de estar no teste, mas não estamos. De qualquer jeito, não estaremos muito atrás quando as corridas começarem”, encerrou.