Williams anuncia estreia de Aitken na F1 em treino livre do GP da Estíria

Jack Aitken assume o carro de George Russell no primeiro treino livre do GP da Estíria, ainda no Red Bull Ring. O britânico é reserva da Williams e faz parte do grid da F2

Jack Aitken vai participar de uma atividade oficial da Fórmula 1. A Williams confirmou a presença do britânico de 24 anos, hoje no grid da F2, no primeiro treino livre do GP da Estíria, na sexta-feira (10). Aitken assume o carro do titular George Russell para acumular experiência com o FW43.

Aitken é reserva da Williams desde o começo do ano e até aqui focou em atividades de simulador. Como a equipe já acumulou dados suficientes sobre o Red Bull Ring nos últimos dias – os GPs da Áustria e da Estíria são realizados na mesma pista –, é possível deixar Russell de lado no treino livre sem grandes prejuízos.

Jack Aitken já conseguiu vitórias na F2 (Foto: FIA F2)

“Vamos dar ao Aitken a primeira oportunidade no FW43, assumindo o carro do Russell durante o TL1”, disse Dave Robson, diretor de performance da Williams. “O Jack está trabalhando pesado com os engenheiros em Grove e estamos ansiosos para trabalhar com ele na pista, continuando nosso planejamento intensivo de testes”, seguiu.

Aitken já está presente no Red Bull Ring para as atividades da Fórmula 2, onde compete pela Campos. Ou seja, terá que se desdobrar para cumprir agendas de duas categorias diferentes no mesmo dia.

O britânico está no terceiro ano de F2, vindo de um quinto lugar no campeonato de 2019. O piloto venceu corridas, mas não conseguiu evitar a dispensa do programa da Renault. Livre no mercado e já com superlicença, Jack garantiu ao menos a condição de reserva imediato na Williams.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube