Williams cita falta de chassi e cogita colocar Albon na vaga de Sargeant na Austrália

Chefe da Williams, James Vowles admitiu que a falta de peças é consequência dos sacrifícios feitos durante o desenvolvimento do FW46, e ainda foi claro ao dizer que a equipe não descarta colocar Alexander Albon no lugar de Logan Sargeant para o GP da Austrália

Após bater forte durante o primeiro treino livre da Fórmula 1 no circuito de Albert Park, na Austrália, e danificar bastante o FW46, Alexander Albon teve de assistir o TL2 dos boxes, já que a Williams não conseguiu reparar os danos ao longo do tempo que teve para trabalhar entre as sessões. A situação pode ser ainda pior, já que, de acordo com James Vowles, chefe da equipe, o time de Grove não possui um terceiro chassi disponível em Melbourne e, por isso, corre o risco de ter de competir com apenas um dos carros no próximo domingo (24).

“Foi um acidente bem grande”, disse Vowles ao site da revista Autosport durante a coletiva de imprensa desta sexta-feira. “O motor está danificado, a caixa de câmbio está dividida em duas e o chassi também está danificado. É o pior que poderia ter acontecido”, detalhou o dirigente. 

“Não temos um terceiro chassi aqui [na Austrália]. Então, agora resta saber se somos capazes de consertar este. Temos kits de reparo, fundamentalmente daqueles que ainda não tenho certeza, porque é um acidente muito grave, ainda mais com o impacto na parte frontal [direita]”, acrescentou James.

Caso não consiga reparar os danos no carro de Albon, a Williams terá de competir apenas com Logan Sargeant no fim de semana. No entanto, Vowles deixou bem claro que há chances reais do norte-americano ter de ceder o bólido para o companheiro de equipe e, assim, ficar de fora da terceira etapa do Mundial. A decisão sobre quem estará no cockpit do FW46 restante será tomada após analisar os resultados dos dois primeiros treinos livres.

O dia acabou mais cedo para Alexander Albon (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Um ponto aqui fará a diferença entre o sexto e o décimo lugar no campeonato, simples assim. Então, depende. Quero ver como será o desempenho do carro [Sargeant] no TL2. Quero ver quais opções temos disponíveis no chassi aqui também”, destacou o britânico, que ainda tem esperanças de ter os dois carros no grid de largada.

Vowles explicou que a falta de peças nos boxes da Williams é resultado dos sacrifícios que precisaram ser feitos durante a intertemporada, quando a equipe teve de investir no desenvolvimento do carro e reduzir custos. Desta forma, a equipe optou por não ter peças reservas durante as primeiras etapas do certame, apostando que os pilotos não se envolveriam em acidentes de maiores proporções.

“Temos sido muito abertos e transparentes ao dizer que levamos tudo ao limite absoluto durante o inverno para chegar onde estamos, e sacrifícios tiveram de ser feitos. E um dos sacrifícios, que é um risco que você corre, é trazer um sobressalente, na melhor das hipóteses, para a terceira rodada. Afastamos esta ideia”, admitiu Vowles, antes de finalizar: “Então, o que você está fazendo é sugerir que, nesta primeira parte da temporada, não podemos sofrer um acidente grave. E, nas atuais circunstâncias, não valeu a pena.”

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Austrália, em Melbourne, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Logo mais, ainda na sexta-feira, o TL3 está marcado para as 22h30 (de Brasília, GMT-3). Depois, a classificação começa às 2h do sábado; no domingo, a largada está marcada para a 1h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.