Williams confirma expectativa e renova contrato de Albon em acordo plurianual na F1

Alexander Albon foi o nome da Williams nas duas últimas temporadas da Fórmula 1 e o responsável por tirar a equipe da lanterna do Mundial de Construtores em 2023

A Williams anunciou nesta quarta-feira (15) que Alexander Albon vai seguir com a equipe para além de 2024. O time de Grove confirmou a extensão do vínculo a partir de um acordo plurianual, mas que não teve sua validade divulgada. O companheiro de Albon para 2025 ainda não foi definido.

Albon se juntou à Williams em 2022 e desde então se tornou uma peça fundamental no processo de reestruturação da equipe. Naquele ano, embora o time britânico tenha sido o último no Mundial de Construtores, o anglo-tailandês anotou quatro dos oito pontos somados. Em 2023, marcou 27 dos 28 tentos da escudeira e foi o responsável por colocá-la na sétima posição entre os construtores.

Por isso, a Williams tinha o desejo de seguir com Albon e lhe ofereceu um contrato de “vários anos”. A validade do vínculo, no entanto, não foi divulgada.

“Estamos muito satisfeitos em garantir o futuro de longo prazo de Alex na Williams. Ele tem um talento excepcional, e é muito importante na contribuição técnica. Este é um grande voto de confiança na Williams e na jornada de volta à competitividade em que estamos”, apontou James Vowles, chefe da equipe.

Albon acreditou no projeto de longo prazo da Williams (Foto: Williams)

“Desde que chegou, Alex demonstrou consistentemente sua capacidade de atuar sob pressão, e contratá-lo por um longo prazo é uma grande peça do quebra-cabeça para nos levar para cima no grid”, finalizou Vowles.

Após a sólida campanha de 2023, surgiram pequenos rumores de que equipes de ponta estariam interessadas no trabalho de Albon. Porém, as conversas nunca avançaram e a permanência do anglo-tailandês já era algo esperado. Alex celebrou a oportunidade.

“Estou incrivelmente feliz por permanecer na Williams e continuar trabalhando com uma equipe tão talentosa e dedicada. Tem sido um começo de ano difícil, mas desde que ingressamos na Williams fizemos progressos significativos juntos e vi as grandes mudanças acontecendo nos bastidores que nos levaram de volta à frente do grid”, apontou Albon.

“Este é um projeto de longo prazo no qual acredito muito e quero desempenhar um papel fundamental, por isso assinei um contrato plurianual. A jornada levará tempo, mas estou confiante de que estamos construindo a equipe certa para seguir em frente e alcançar grandes feitos nos próximos anos”, finalizou o #23.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO EM TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.