Williams explica escolha por Colapinto na F1: “Precisamos maximizar as oportunidades”

James Vowles, chefe da Williams, explicou que a falta de performance de Logan Sargeant obrigou a equipe a promover Franco Colapinto com a temporada 2024 da F1 ainda em curso

A paciência da Williams com Logan Sargeant chegou ao fim e a equipe confirmou que Franco Colapinto será seu mais novo piloto titular a partir do GP da Itália. Embora tenha agradecido ao americano pelo trabalho prestado, o chefe James Vowles explicou que a substituição foi necessária pelo fato de o time precisar maximizar todas as oportunidades de somar pontos em uma temporada em que o pelotão intermediário se mostra um tanto compacto.

Depois de fazer uma campanha muito abaixo do esperado em 2023, Sargeant recebeu um voto de confiança da Williams para 2024. Embora a equipe tenha perdido um pouco de rendimento na temporada atual, Logan continuou sendo constantemente superado pelo companheiro Alexander Albon, não somou pontos e colecionou acidentes. 

Relacionadas


A paciência Vowles chegou ao fim durante o TL3 do GP dos Países Baixos, quando Sargeant bateu forte no muro e destruiu o carro atualizado da Williams. O prejuízo foi tão grande, que os mecânicos sequer conseguiram consertar o bólido a tempo da classificação.

Assim, a Williams confirmou nesta terça-feira (27) que não era viável seguir com Sargeant em 2024 e anunciou a promoção de Franco Colapinto. O piloto Argentino pertence à academia de jovens pilotos da equipe britânica e, fazendo seu ano de estreia na F2, ocupa a sexta colocação na tabela.

Batida Logan Sargeant TL3 Países Baixos (Vídeo: reprodução)

“Substituir um piloto no meio da temporada não é uma decisão que tomamos levianamente, mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada. Acabamos de fazer uma grande atualização no carro e precisamos maximizar todas as oportunidades de pontos em uma batalha acirrada no meio do grid”, disse o dirigente.

“Também acreditamos em investir nos jovens pilotos de nossa academia, e Franco está tendo uma oportunidade fantástica de demonstrar do que é capaz nas últimas nove etapas da temporada”, seguiu Vowles.

James ainda aproveitou a oportunidade para agradecer aos serviços de Sargeant e dizer que o time vai seguir apoiando sua carreira.

“Isso é, sem dúvida, muito difícil para Logan, que deu tudo de si durante seu tempo na Williams, e gostaríamos de agradecê-lo por todo seu trabalho duro e atitude positiva. Logan continua sendo um piloto talentoso e nós o apoiaremos para continuar sua carreira de corrida no futuro. Sei que Franco tem grande velocidade e enorme potencial, e estamos ansiosos para ver o que ele pode fazer na Fórmula 1”, finalizou.

Fórmula 1 volta neste fim de semana, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com o GP da Itália, direto de Monza.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: 5 coisas que aprendemos no GP dos Países Baixos, 15ª etapa da F1 2024

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.