Williams minimiza 7º lugar em 2023 e reitera objetivo na F1: “Voltar ao pelotão da frente”

James Vowles, chefe da Williams, afirmou que a equipe já não desenvolve o FW45 há alguns meses e o foco está voltado para a temporada 2024 da Fórmula 1

O sétimo lugar entre os construtores pode ser o melhor resultado da Williams na Fórmula 1 desde 2017, mas o time não está muito preocupado com isso. De acordo com James Vowles, chefe da equipe, os esforços já estão voltados para o desenvolvimento do carro do próximo ano e a disputa com a AlphaTauri na reta final da temporada é algo que está em segundo plano. Afinal, o objetivo é fazer a escuderia de Grove voltar a brigar pelas primeiras posições.

A Williams tinha certa tranquilidade na sétima posição no Mundial de Construtores, mas a AlphaTauri esboçou uma reação na reta final da temporada. Tanto que nas últimas três corridas a equipe de Faenza somou 16 pontos, superou Haas e Alfa Romeo na tabela e está apenas sete pontos atrás do time liderado por Vowles.

Embora tenha falado sobre a importância de se manter no sétimo lugar, o dirigente afirmou que perder a posição não chega a ser uma tragédia. Afinal, a Williams já parou de desenvolver o FW45 há alguns meses para focar no projeto dos próximos anos e, assim, poder voltar ao topo.

“Paramos de trabalhar no carro deste ano há alguns meses. Isso significa que estamos colocando em risco o sétimo lugar no Mundial de Construtores. Mesmo assim, estou muito feliz com a decisão que tomamos. Nosso objetivo não é terminar em sétimo ou oitavo em 2023, mas levar essa equipe de volta ao pelotão da frente”, disse Vowles.

Albon somou 27 dos 28 pontos da Williams na F1 em 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“O que você está tentando equilibrar são atualizações de fundos, sistemas e estruturas, no carro do próximo ano, no carro de 2026. Simplesmente, você não pode colocar tudo isso na mesma esfera e esperar ter sucesso em todos eles. Queremos dar um passo em frente em 2024, 2025 e 2026. E isso levará tempo a ser implementado adequadamente. Você tem de passar por uma transformação e prefiro investir tudo nisso ao custo de atualizações este ano”, finalizou o chefe da Williams.

Fórmula 1 retorna na próxima semana com o GP de Las Vegas, penúltima etapa da temporada, programado para acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.