Williams faz ode a “merecedor da F1” Colapinto e diz que “pressionou Albon”
James Vowles, chefe da Williams, exaltou Franco Colapinto no encerramento da temporada e fim do período do piloto como titular
Terminou o período de titularidade de Franco Colapinto na Fórmula 1. O piloto, que assumiu a vaga de Logan Sargeant durante a temporada 2024, agora dá lugar ao contratado Carlos Sainz e volta a ser reserva enquanto aguarda espaço no futuro. Mas a Williams fez questão de exaltar o argentino e o papel que desempenhou nos últimos meses.
James Vowles, chefe da Williams, falou sobre Colapinto em vídeo divulgado pelas redes sociais da equipe após o GP de Abu Dhabi que encerrou a temporada. E fez apenas elogios, com exaltação à personalidade, desempenho e pressão sobre Alexander Albon, algo que Sargeant jamais conseguiu.
“Em primeiro lugar e mais importante, a personalidade. Franco é uma pessoa que adora cada momento de estar na F1 e ser parte da equipe”, afirmou.
“Dá para ver em como ele se expressa para todo mundo, o que diz na TV e no rádio. Ajuda, porque você faz a equipe realmente se aproximar quando dá a oportunidade para uma pessoa que merecia a chance e merece estar na F1”, continuou.
“Em segundo lugar, pressionou Alex. Não há dúvidas. Avançamos enquanto equipe, porque buscamos áreas diferentes onde testamos setups diversos, controles eletrônicos diferentes, maneiras diferentes de abordar a tomada de uma volta. Todos os pilotos do mundo, todas as pessoas, melhoram quando são desafiadas. Franco deu isso ao time”, seguiu.
Vowles ainda aproveitou para ligar o sucesso de Colapinto ao triunfo do programa de jovens pilotos da Williams.
“Finalmente, o que vimos é que temos um grande futuro à frente. A academia está florescendo, e Franco é um brilhante membro dela, mas temos vários pilotos, muitos mais novos, de até dez anos de idade. A Academia da Williams é real, de verdade, e colocamos esses pilotos nos carros. Franco é representação disso”, finalizou.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: FIA divulga imagens e mostra “versão refinada” de carro para F1 2026