Williams renova contrato e mantém motores Mercedes em novo regulamento da F1

A Williams seguiu a McLaren e anunciou a renovação de contrato de fornecimento de motores com a Mercedes para a nova era de unidades de potência, a partir de 2026. Vínculo entre as partes dura desde 2014

A Williams anunciou, nesta segunda-feira (8), que renovou o contrato de parceria com a Mercedes até 2030. A montadora alemã fornece motores para a equipe de Grove desde 2014, e o vínculo seguirá mesmo após a introdução das novas tecnologias. O acordo atual era válido até 2025.

Sétima colocada no último Mundial de Construtores, a Williams é a segunda equipe recente a reforçar o vínculo com a Mercedes após a entrada da próxima geração. A McLaren, parceira de 2020, também anunciou renovação com os alemães, até 2030.

“Temos desfrutado de uma parceria de longo prazo com a Mercedes e estamos animados em estender esta colaboração para a próxima era da Fórmula 1. A experiência, o suporte e a tecnologia que a Mercedes traz para a mesa alinham-se perfeitamente com as aspirações da nossa equipe a médio e longo prazo. Este acordo de longo prazo com a Mercedes é um passo positivo e faz parte dos nossos objetivos para o futuro, ao mesmo tempo que continuaremos a manter nossa experiência e capacidades de design e produção internamente”, declarou o chefe de equipe James Vowles.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Logan Sargeant (Foto: Williams)

2026 representará um ano de grandes mudanças nos motores da Fórmula 1, que utilizarão combustíveis 100% sustentáveis buscando reduzir o consumo. Os sistemas elétricos também serão atualizados, com o abolimento do MGU-H e a introdução de um motor elétrico com 350 kW a mais que a versão atual.

“Estamos satisfeitos em confirmar a Williams como nossa segunda equipe cliente que abasteceremos depois da mudança de regulamento de 2026. As notícias de hoje destacam a força do que a Mercedes oferece na F1, e não apenas valida, mas reforça nossa estratégia no esporte a motor. Desde 2014, continuamos a construir e desenvolver nossa relação com a Williams. À medida que a equipe continua a estabelecer as bases para desafiar na frente da rede, esperamos apoiá-los com o nosso fornecimento de unidades de energia”, afirmou Toto Wolff, chefe de equipe da Mercedes.

A Williams finalizou a temporada 2023 na sétima colocação no Mundial de Construtores, com 28 pontos, sendo o melhor resultado do time desde 2017. Para 2024, a dupla de pilotos formada por Alexander Albon e Logan Sargeant foi mantida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.