Tsunoda se vê “bem” com RB21, mas destaca: “Incrível como Verstappen lida com acerto”

Yuki Tsunoda estreou pela Red Bull no GP do Japão e, apesar de terminar fora dos pontos, avaliou positivamente a primeira experiência com o problemático RB21

Depois de muito aguardo, a oportunidade se apresentou e Yuki Tsunoda estreou pela Red Bull no GP do Japão, porém sem muito brilho. Após largar em 14º, subiu apenas até a 12ª posição na corrida e não pontuou em Suzuka. Mesmo assim, entendeu que está se saindo bem com o RB21 e consegue lidar com o equilíbrio do carro como poucos. 

Já em Sakhir para o GP do Bahrein, Tsunoda disse que ainda é cedo para saber se está confortável com o RB21, que gerou problemas graves para Liam Lawson nas primeiras duas corridas de 2025, mas garantiu que se sentiu bem no Japão. Apesar do acerto ter sido inclinado mais para o gosto de Max Verstappen, afirmou que está conseguindo “pilotar bem”.

“Em relação a como me saí no carro, está tudo bem, mas é cedo demais para dizer se consigo pilotar confortavelmente ou não. Acho que consigo lidar com o equilíbrio do carro com o qual a maioria dos pilotos tem tido dificuldades até agora”, afirmou Tsunoda. 

“Na verdade, fomos mais para o lado do acerto de Max do que para o meu, o que eu achava que seria bom. Surpreendentemente, estou conseguindo pilotar bem, então estou satisfeito até agora. A abordagem que testamos no simulador, focando em acalmar a traseira, e o acerto que definimos no final me pareceram bons”, refletiu. 

Yuki Tsunoda assumiu o carro da Red Bull no Japão e terminou a prova em 12º (Foto: F1)

No entanto, Tsunoda disse que acabou indo para um acerto mais extremo nessa direção que estava dando certo no simulador, o que foi aprovado por Verstappen. No entanto, quando adotou essa abordagem, começou a sentir que o RB21 estava mais instável. 

“Além disso, Max também teve uma impressão bastante positiva no simulador. No fim, também começou seguindo essa direção, que eu já tinha gostado em Suzuka. Fui para um lado mais extremo nesta linha e simplesmente não funcionou”, analisou. 

“Não é o mesmo acerto que Max usou na China. Lá foi algo mais específico por causa da limitação na dianteira. Mas o acerto de Max ajuda a traseira e, no simulador, realmente sinto o quanto é instável. É incrível como consegue lidar com esse tipo de acerto”, concluiu Tsunoda. 

A Fórmula 1 realiza o GP do Bahrein, em Sakhir, entre os dias 11 e 13 de abril, quarta etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. Às 8h30 (de Brasília, GMT-3) de sexta-feira (11), os pilotos realizam o treino livre 1. Depois, ao meio-dia, retornam para o segundo treino livre. No sábado (12), o TL3 acontece às 9h30, ao passo que a classificação será às 13h. Por fim, no domingo (13), os pilotos disputam o GP do Bahrein ao meio-dia. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.