Tsunoda vê “grande surpresa” em ritmo da AlphaTauri em SP: “Que continue assim”

Sexto na sprint e nono no GP de São Paulo, Yuki Tsunoda exaltou as atualizações no AT04 e afirmou que AlphaTauri tem condições superar a Williams no Mundial de Construtores da F1 2023

Yuki Tsunoda saiu com um saldo bastante positivo do fim de semana em Interlagos. Além dos pontos na corrida sprint, o domingo (5) do japonês da AlphaTauri ficou marcado por um nono lugar, somando mais dois pontos que ajudam a equipe taurina a desgarrar de vez da Alfa Romeo na briga pelo oitavo lugar entre os Construtores.

Apesar de já ter somado pontos no sábado, Tsunoda afirmou que o bom ritmo da AlphaTauri no domingo foi uma enorme surpresa. Yuki ultrapassou Valtteri Bottas no Mundial de Pilotos e ocupa a 14ª posição, com 13 tentos.

“Sim, é uma grande surpresa, e acho que estávamos em uma situação difícil, especialmente com os outros adversários, então acho que foi bom”, comemorou o japonês, em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.

Tsunoda creditou a melhoria da AlphaTauri nesta reta final da temporada 2023 da Fórmula 1 às atualizações que a equipe de Faenza realizou no AT04 antes do GP dos EUA. “Me sinto melhor, com um equilíbrio um pouco melhor. Os resultados dizem tudo. Definitivamente, demos um grande passo, especialmente com as atualizações que tivemos em Austin”, destacou,

Yuki Tsunoda foi uma das surpresas do GP de São Paulo (Foto: Red Bull Content Pool)

“Estamos pontuando em provavelmente 3 corridas seguidas [na verdade em duas das últimas três corridas], então temos um ritmo muito bom”, prosseguiu.

Com os 5 pontos conquistados no GP de São Paulo, somando três da sprint e dois da corrida principal, Yuki contribuiu para a escuderia italiana chegar aos 21 pontos e se aproximar da Williams, sétima colocada, no Mundial de Construtores. Agora, a desvantagem é de apenas 7 pontos restando duas corridas.

“Queremos continuar assim nas próximas corridas, e agora estamos próximos do sétimo lugar no Mundial de Construtores, acredito que é possível e faremos o nosso melhor”, afirmou.

A desvantagem da AlphaTauri em relação à Williams poderia ter sido menor caso Daniel Ricciardo não tivesse abandonado o GP de São Paulo logo na largada, após a asa traseira ser atingida pela roda de Kevin Magnussen, que estava envolvido no acidente com Alexander Albon na curva 1 de Interlagos.

“Infelizmente para o Daniel, o final foi completamente lamentável. Seu acerto estava muito bom, ele também fez algumas mudanças nas configurações e acho que conseguimos bons dados, na verdade ele estava bastante rápido”, lamentou.

Yuki Tsunoda ultrapassou Valtteri Bottas no Mundial de Pilotos (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Mas, no geral, acho que foi realmente muito bom para a equipe. Eu tive problemas no final por várias razões, incluindo questões de confiabilidade, mas, felizmente, conseguimos levar o carro para casa”, prosseguiu Tsunoda, que, ao contrário de Ricciardo, escapou do acidente e saiu da 16ª posição para a zona de pontuação.

Entretanto, para evitar os destroços do carro de Magnussen da Haas e o de Albon da Williams, o piloto do #22 precisou colocar o carro para fora da pista no ‘S do Senna’. “Foi um pouco assustador. Na verdade, eu não esperava um acidente”, concluiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL e cobre o GP de São Paulo de Fórmula 1 ‘in loco’ com Evelyn GuimarãesGabriel CarvalhoGabriel CurtyJoão Pedro NascimentoLuana MarinoPedro Henrique Marum Rodrigo Berton. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa brasileira.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2023 em São Paulo: tudo sobre a CORRIDA | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.