Iwasa vence pega eletrizante e leva sprint da F2 em Jedá. Fittipaldi termina em 13º
Ayumu Iwasa assumiu a ponta logo nas primeiras voltas e deu uma aula de defesa de pilotagem na pista de Jedá neste sábado (18), na corrida sprint da F2. Victor Martins e Jehan Daruvala completaram o pódio
A corrida sprint da rodada da Arábia Saudita da Fórmula 2, realizada neste sábado (18), teve todos os ingredientes que a prova pede: safety-car, favorito fazendo lambança e um pega eletrizante entre três pilotos pela vitória nas voltas finais. No fim, quem levou a melhor em Jedá foi Ayumu Iwasa, que assumiu a liderança logo no início após uma excelente largada, levando a DAMS ao primeiro triunfo no ano.
Victor Martins também brilhou e completou em segundo, com Jehan Daruvala fechando o pódio. Ralph Boschung ficou na quarta colocação, com Kush Maini fechando em quinto. Ambos também fizeram uma ótima corrida e estiveram muito perto do pódio na pista árabe.
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Frederik Vesti ficou em sexto, com Jack Doohan na sétima colocação. Dennis Hauger, Jak Crawford e Roy Nissany fecharam o top-10. Enzo Fittipaldi concluiu a sprint na 13ª posição.
A corrida principal da rodada da Arábia Saudita está marcada para este domingo, às 10h35 (de Brasília, GMT-3). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023 da Fórmula 2.
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Saiba como foi a corrida sprint em Jedá:
A classificação de sexta-feira terminou com Victor Martins na pole-position para a prova principal, porém, com a regra do grid invertido, coube a Crawford (Hitech) a posição de honra na sprint race, com Boschung ao seu lado, fechando a primeira fila. Kush Maini alinhou logo atrás, em terceiro, com a outra Campos.
Fittipaldi, por sua vez, ficou com a 13ª posição no grid, enquanto o seu companheiro de equipe, Zane Maloney, pulou para 15º, ambos beneficiados pela punição de Clément Novalak. Além do francês, o seu companheiro de equipe na Trident, Roman Stanek, e Vesti, da Prema, também perderam cinco posições cada após punições aplicadas pelos comissários.
Na pista, com a noite chegando, os termômetros registravam 26,8°C de temperatura ambiente, com 35,2°C no asfalto e umidade relativa do ar em 58 %. Diante do cenário, os pilotos optaram pelos compostos médios para a corrida curta no traiçoeiro circuito de Jedá.
Luzes verdes, Crawford segurou bem a liderança, enquanto Boschung perdeu o segundo posto para Iwasa, que veio por fora na curva 1 e conquistou a posição. Maini também foi superado pelo japonês da DAMS, caindo para o quarto lugar. Daruvala, Oliver Bearman, Martins — ganhando três posições depois de largar em décimo —, Doohan, Théo Pourchaire e Vesti fechavam o top-10.
Enquanto Iwasa assumia a ponta, deixando Crawford para trás, Maloney disputava posição com um carro da Trident quando rodou e ficou atravessado na pista, não conseguindo retornar para a prova. O incidente trouxe a primeira intervenção do safety-car.
No giro 5, o carro de segurança saiu de cena, liberando novamente a pista para os pilotos. Iwasa partiu muito bem na frente, enquanto Boschung aproveitou o vácuo na reta e recuperou o segundo posto, superando Crawford. Daruvala também colocou o carro lado a lado de Maini e pulou para quarto, trazendo consigo Bearman. Martins já aparecia em sexto, enquanto Fittipaldi vinha em 15º.
Na volta seguinte, Boschung vinha a 0s5 de Iwasa, distância que já permitira a abertura da asa móvel assim que ela fosse liberada. Atrás, Martins era o sexto, acompanhando Bearman de perto. Foi quando, de repente, eis que surgiu Pourchaire pela esquerda, como um foguete para passar o companheiro de equipe, só que o vice-campeão do ano passado acertou o piloto da Prema em cheio, tirando ambos da prova. Novo safety-car, e o campeão vigente da F3 ainda ganhou mais um posto.
Nono giro, e a direção de prova autorizou a relargada. Novamente, Iwasa fez tudo certo, enquanto Martins colocou por dentro ao dividir a curva com Crawford e tomou o quarto lugar. Maini veio no embalo e, depois de uma bela disputa lado a lado na estreia pista de Jedá com o piloto da Hitech, o carro da Campos levou a melhor.
Mas a melhor manobra da sprint veio na abertura do giro 11: Crawford, aguerrido, deu o troco para cima de Maini, que tentou responder na reta e emparelhou com o americano. Foi quando Doohan surgiu pela direita, formando a linha de três. O indiano levou a melhor sobre os rivais.
Na frente, mais um pega daqueles pela segunda posição entre Daruvala e Boschung. Primeiro, o piloto da MP conseguiu tomar a posição do suíço, mas Boschung recuperou o lugar, determinado a marcar o seu terceiro pódio em três corridas realizadas até aqui.
Daruvala, então, esperou o melhor momento, aproveitou o DRS e mais uma vez pulou para o segundo lugar. Martins assistia de camarote, em quarto, a apenas 0s4 de Boschung, mas à espera de um único lance para subir ao pódio já na sprint. E o momento veio na reta principal, por dentro, ganhando o pódio na curva 1.
Mas o francês queria mais, e fez a melhor volta na abertura do giro 15. Com as distâncias entre os três primeiros em apenas 0s4, a corrida ficou indefinida. Daruvala foi para cima e tentou superar Iwasa por fora na curva 1, mas o piloto da DAMS tracionou melhor, obrigando o indiano a ter de devolver a posição por ter feito a ultrapassagem pegando parte da área de escape.
Giro 17, e Daruvala ensaiou mais uma vez a ultrapassagem pela vitória, mas Iwasa novamente se colocou por dentro na curva 1 e segurou. O piloto da MP, então, deu uma leve espalhada, o suficiente para Martins mergulhar e conquistar o segundo lugar.
Apesar do ritmo muito forte, Iwasa conseguiu se segurar na primeira posição, mantendo Martins a 0s7 no trecho mais sinuoso. No último giro, Martins colou mais no final da reta principal e foi determinado a ficar com o primeiro lugar. Mas Iwasa, osso duro de roer, levou a DAMS à primeira vitória na temporada.
Fórmula 2 2023, GP da Arábia Saudita, Jedá, Corrida Sprint, Resultado Final:
1 | A IWASA | DAMS | 20 voltas | |
2 | V MARTINS | ART | +0.700 | |
3 | J DARUVALA | MP | +1.186 | |
4 | R BOSCHUNG | Campos | +1.979 | |
5 | K MAINI | Campos | +2.544 | |
6 | F VESTI | Prema | +2.940 | |
7 | J DOOHAN | Virtuosi | +3.380 | |
8 | D HAUGER | MP | +4.555 | |
9 | J CRAWFORD | Hitech | +4.578 | |
10 | R NISSANY | PHM | +6.412 | |
11 | A LECLERC | DAMS | +6.886 | |
12 | I HADJAR | Hitech | +7.642 | |
13 | E FITTIPALDI | Carlin | +8.358 | |
14 | J.M. CORREA | Van Amersfoort | +13.127 | |
15 | C NOVALAK | Trident | +13.743 | |
16 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +13.778 | |
17 | R STANEK | Trident | +14.260 | |
18 | B BENAVIDES | PHM | +20.500 | |
19 | A CORDEEL | Virtuosi | +35.418 | |
20 | O BEARMAN | Prema | NC | |
21 | T POURCHAIRE | ART | NC | |
22 | Z MALONEY | Carlin | NC |