Com rodadas triplas, F2 tem Arábia Saudita como novidade e fica sem Spa em 2021

Na esteira da divulgação do calendário provisório da Fórmula 1, a FIA também anunciou os cronogramas das categorias de base que acompanham o Mundial. A Fórmula 2 e a Fórmula 2 terão novos destinos na próxima temporada, mas vão ficar sem correr em pistas de enorme tradição

Assim como a Fórmula 1, as categorias de acesso próximas ao Mundial já têm seus respectivos calendários provisórios para a próxima temporada. Fórmula 2 e Fórmula 3, que em 2021 vão ter um formato de fim de semana diferente e com três corridas ao invés das habituais rodadas duplas, terão cada uma oito etapas e um total, portanto, de 24 corridas. Cada uma das categorias vai correr em finais de semana e locais distintos, mas sempre compartilhando o mesmo ambiente com a ‘mãe’ Fórmula 1.

Chama a atenção que as duas categorias de base vão correr em novos destinos, mas também não terão corridas em palcos tradicionalíssimos do automobilismo em 2021.

A Fórmula 2, por exemplo, não vai correr em Spa-Francorchamps, na Bélgica, um dos locais preferidos dos pilotos em várias categorias. Mas a principal classe de acesso à Fórmula 1 já tem na programação corridas em Sóchi, Yas Marina e a novidade no calendário para o ano que vem, Jedá, na Arábia Saudita.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Spa-Francorchamps será uma ausência grande no calendário da F2 em 2021 (Foto: F2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Já a Fórmula 3, que tem como tradição, até por conta da contenção de custos, concentrar a sua temporada na Europa, vai ter dois circuitos novos em 2021. Um deles no Velho Mundo, Zandvoort, na Holanda, e o campeonato vai ser concluído em Austin, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 24 de outubro.

Da mesma forma que a Fórmula 2, a Fórmula 3 vai ficar sem correr em locais icônicos do esporte a motor como Silverstone, na Inglaterra, e Monza, na Itália. Mas Spa-Francorchamps, que não faz parte do calendário da F2, integra o cronograma da F3 para 2021.

F2; FÓRMULA 2; CALENDÁRIO;
Sai Spa-Francorchamps, entra Jedá: eis o novo calendário da F2 em 2021 (Foto: Divulgação/F2)

A Fórmula 2 abre seu campeonato entre os dias 26 e 28 de março com a rodada tripla de Sakhir, no Bahrein. A categoria depois vai passar por um hiato de quase dois meses para voltar a correr entre 20 e 22 de maio em Mônaco. Duas semanas depois, a F2 viaja para Baku, no Azerbaijão, para acelerar entre 4 e 6 de junho, e depois de pouco mais de um mês disputa a etapa de Silverstone entre 16 e 18 de julho.

Quase dois meses depois, entre 10 e 12 de setembro, a categoria volta a se reunir para a etapa de Monza e, após duas semanas, acelera novamente, desta vez no Parque Olímpico de Sóchi. A estreia da F2 na Arábia Saudita está marcada para 26 a 28 de novembro, enquanto o calendário se encerrará em Abu Dhabi nos dias 3 a 5 de dezembro.

Por sua vez, a Fórmula 3 vai começar com a rodada tripla de Barcelona entre 7 e 9 de maio, sendo que a etapa espanhola é listada com asterisco por estar sujeita à renovação de contrato com a Fórmula 1. Após quase dois meses, entre 25 e 27 de junho, Paul Ricard, na França será o palco da segunda rodada do campeonato.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

FÓRMULA 3; CALENDÁRIO; PROVISÓRIO;
Com estreias em Zandvoort e Austin, a Fórmula 3 tem seu calendário para 2021 (Foto: Divulgação)

O circuito Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, recebe a terceira etapa entre os dias 2 e 4 de julho. Entre 30 de julho e 1º de agosto será a vez de Hungaroring, na Hungria, receber a Fórmula 3. Após o período de férias no verão europeu, a F3 volta à ativa entre 27 e 29 de agosto com a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Uma semana depois, Zandvoort, na Holanda, vai estrear como palco da Fórmula 3, enquanto o campeonato será concluído com três corridas no Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube