Com rodadas triplas, F2 tem Arábia Saudita como novidade e fica sem Spa em 2021

Na esteira da divulgação do calendário provisório da Fórmula 1, a FIA também anunciou os cronogramas das categorias de base que acompanham o Mundial. A Fórmula 2 e a Fórmula 2 terão novos destinos na próxima temporada, mas vão ficar sem correr em pistas de enorme tradição

Assim como a Fórmula 1, as categorias de acesso próximas ao Mundial já têm seus respectivos calendários provisórios para a próxima temporada. Fórmula 2 e Fórmula 3, que em 2021 vão ter um formato de fim de semana diferente e com três corridas ao invés das habituais rodadas duplas, terão cada uma oito etapas e um total, portanto, de 24 corridas. Cada uma das categorias vai correr em finais de semana e locais distintos, mas sempre compartilhando o mesmo ambiente com a ‘mãe’ Fórmula 1.

Chama a atenção que as duas categorias de base vão correr em novos destinos, mas também não terão corridas em palcos tradicionalíssimos do automobilismo em 2021.

A Fórmula 2, por exemplo, não vai correr em Spa-Francorchamps, na Bélgica, um dos locais preferidos dos pilotos em várias categorias. Mas a principal classe de acesso à Fórmula 1 já tem na programação corridas em Sóchi, Yas Marina e a novidade no calendário para o ano que vem, Jedá, na Arábia Saudita.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Spa-Francorchamps será uma ausência grande no calendário da F2 em 2021 (Foto: F2)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Já a Fórmula 3, que tem como tradição, até por conta da contenção de custos, concentrar a sua temporada na Europa, vai ter dois circuitos novos em 2021. Um deles no Velho Mundo, Zandvoort, na Holanda, e o campeonato vai ser concluído em Austin, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 24 de outubro.

Da mesma forma que a Fórmula 2, a Fórmula 3 vai ficar sem correr em locais icônicos do esporte a motor como Silverstone, na Inglaterra, e Monza, na Itália. Mas Spa-Francorchamps, que não faz parte do calendário da F2, integra o cronograma da F3 para 2021.

F2; FÓRMULA 2; CALENDÁRIO;
Sai Spa-Francorchamps, entra Jedá: eis o novo calendário da F2 em 2021 (Foto: Divulgação/F2)

A Fórmula 2 abre seu campeonato entre os dias 26 e 28 de março com a rodada tripla de Sakhir, no Bahrein. A categoria depois vai passar por um hiato de quase dois meses para voltar a correr entre 20 e 22 de maio em Mônaco. Duas semanas depois, a F2 viaja para Baku, no Azerbaijão, para acelerar entre 4 e 6 de junho, e depois de pouco mais de um mês disputa a etapa de Silverstone entre 16 e 18 de julho.

Quase dois meses depois, entre 10 e 12 de setembro, a categoria volta a se reunir para a etapa de Monza e, após duas semanas, acelera novamente, desta vez no Parque Olímpico de Sóchi. A estreia da F2 na Arábia Saudita está marcada para 26 a 28 de novembro, enquanto o calendário se encerrará em Abu Dhabi nos dias 3 a 5 de dezembro.

Por sua vez, a Fórmula 3 vai começar com a rodada tripla de Barcelona entre 7 e 9 de maio, sendo que a etapa espanhola é listada com asterisco por estar sujeita à renovação de contrato com a Fórmula 1. Após quase dois meses, entre 25 e 27 de junho, Paul Ricard, na França será o palco da segunda rodada do campeonato.

FÓRMULA 3; CALENDÁRIO; PROVISÓRIO;
Com estreias em Zandvoort e Austin, a Fórmula 3 tem seu calendário para 2021 (Foto: Divulgação)

O circuito Red Bull Ring, em Spielberg, na Áustria, recebe a terceira etapa entre os dias 2 e 4 de julho. Entre 30 de julho e 1º de agosto será a vez de Hungaroring, na Hungria, receber a Fórmula 3. Após o período de férias no verão europeu, a F3 volta à ativa entre 27 e 29 de agosto com a etapa de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Uma semana depois, Zandvoort, na Holanda, vai estrear como palco da Fórmula 3, enquanto o campeonato será concluído com três corridas no Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.