Drugovich atropela adversários, dita ritmo e vence corrida 2 em Barcelona

Felipe Drugovich fechou o fim de semana da F2 na Espanha com duas vitórias na conta. O brasileiro partiu em décimo para a corrida deste domingo (22), escalou o pelotão e cruzou a linha de chegada com mais de 5s de vantagem para o segundo colocado, Jack Doohan

Felipe Drugovich foi o grande nome do fim de semana da F2 na Espanha. Depois de vencer a sprint race, o piloto ditou o ritmo neste domingo (22) no circuito de Barcelona, fez ótima prova de recuperação depois de largar apenas em décimo e cruzou a linha de chegada mais uma vez em primeiro. O brasileiro ainda teve de acelerar muito na reta final, já que ficou sob investigação por uma entrada irregular no pit-stop que poderia provocar uma punição de 5s ao seu tempo.

Pole-position, Jack Doohan ficou em segundo, seguido de Frederik Vesti, completando o pódio. O top-10 ainda teve Logan Sargeant, Clément Novalak, Enzo Fittipaldi — numa sólida sexta colocação após partir do grid do 11º posto —, Marcus Armstrong, Théo Pourchaire, Liam Lawson e Roy Nissany.

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Felipe Drugovich fechou o fim de semana na Espanha com chave de ouro (Foto: F2)

Coube à F2 preparar o terreno — mais precisamente a pista, emborrachando-a — para a Fórmula 1. Os termômetros marcavam 28 graus, mas a temperatura do asfalto chegava aos 40 graus dando o tom do que os pilotos teriam pela frente: além de muito calor, o desafio de cuidar bem dos pneus para não comprometer o desempenho.

Carros alinhados, luzes apagadas, os pilotos partiram para as 37 voltas da etapa espanhola. Doohan manteve a ponta, enquanto Vesti, em terceiro, largava melhor que Vips e assumia a segunda posição. O piloto da ART chegou a ameaçar a liderança antes da freada da primeira curva, mas o representante da Virtuosi se defendeu bem.

Em décimo no grid, Drugovich veio por fora e conseguiu pular para uma boa sétima colocação, ficando à frente de Pourchaire, seu principal rival na luta pelo título. Já Enzo Fittipaldi ganhava uma posição, assumindo o décimo posto.

No mais, a largada foi tranquila, mas antes de os pilotos completarem o primeiro giro, Dennis Hauger e Olli Caldwell se enroscaram e caíram para as últimas posições.

Primeiro giro completado, a ordem dos dez primeiros era a seguinte: Doohan, Vesti, Vips, Sargeant, Jehan Daruvala, Ayumu Iwasa, Drugovich, Pourchaire, Calan Williams e Hughes.

Em quinto, Daruvala segurava o pelotão por ter largado de pneus duros. Na volta 4, porém, o piloto teve uma perda de potência e acabou acertado por Iwasa. O piloto da Prema ficou atravessado na pista e causou a entrada do safety-car.

Na relargada, Drugovich — que herdou uma posição com o problema de Daruvala — pulou para quinto e começou a sua caçada. Primeiro, começou a pressionar Sargeant pelo quarto posto.

Na volta 8, os pilotos que haviam largado de pneus macios começaram as suas paradas. O primeiro da lista foi Vips, que entrou e colocou os compostos duros. Um problema na troca do dianteiro esquerdo, porém, comprometeu as chances de o piloto lutar pela vitória.

Liam Lawson também parou em seguida, com a mesma estratégia de fazer um longo stint com a borracha mais dura no abrasivo circuito de Barcelona. Quem também foi no embalo foi Porchaire, que retornou em 14º. Enquanto isso, Drugovich já aparecia em terceiro.

Jack Doohan tentou, mas não conseguiu segurar o ímpeto do brasileiro (Foto: F2)

No giro 11, foi a vez de Vesti parar, deixando o brasileiro em segundo, atrás de Doohan. Mas na volta seguinte, o líder veio para fazer a sua parada, enquanto Drugovich continuava na pista.

Àquela altura, os tempos de volta mostravam que o melhor para o brasileiro da MP, calçado com os compostos macios, era ficar na pista. Virando na casa de 1min34s, o brasileiro era mais rápido que os principais adversários já com pneus duros, que rodavam em 1min35s.

Quem aparecia em segundo, com estratégia inversa, era Fittipaldi. De pneus duros, o brasileiro da Charouz permanecia na pista, porém a 15s7 do compatriota.

A disputa, no entanto, era entre Drugovich e Doohan. Na volta 15, o computador mostrava que o representante da MP era 0s3 mais rápido que Doohan, mesmo sem parar. O cuidado com os pneus estava surtindo efeito e permitindo a Felipe a entrar de vez na briga pela vitória.

Na volta 17, enfim veio a parada, e Fittipaldi assumia momentaneamente a liderança. Mas o brasileiro da MP perdeu tempo, o que acabou custando posições para Doohan e também Vesti.

Drugovich voltava à pista em nono, mas determinado a tirar a diferença no braço. E a escalada rumo ao primeiro posto começou na volta 20, com o piloto ultrapassando dois carros de uma vez e pulando para sétimo. Enquanto isso, na ponta, Novalak ultrapassava Fittipaldi, que começava a apresentar queda de desempenho por conta do desgaste dos pneus.

No 21º giro, veio a informação de que o pit-stop de Drugovich estava sob investigação. O motivo: ter passado sobre a linha branca na entrada. Uma eventual punição poderia resultar em 5s a mais no tempo final do brasileiro.

Na pista, ainda sem saber da investigação, Drugovich seguia determinado determinado a caçar Doohan, deixando Caldwell para trás e assumindo o quarto posto. A próxima vítima foi Nissany, que não ofereceu resistência.

A diferença para Doohan já era de 1s7. Armstrong — que ainda não havia parado e liderava até então — foi rapidamente superado tanto pelo piloto da Virtuosi quanto pelo brasileiro. A partir daí, era Drugovich x Doohan, e a julgar pelos tempos de volta, o brasileiro passou a ser o favorito.

Drugovich precisou de apenas um giro para ficar em condições de abrir asa. Na volta 27, ele colocou o carro de lado e fechou a volta 1 na liderança.

Com um ritmo muito forte, o brasileiro enfim foi avisado que estava sob investigação por irregularidades no pit-stop. Em resposta, disse apenas “ok”, mas sabia exatamente o que fazer: tinha dez voltas para abrir uma vantagem superior a 5s segundos e não correr riscos de perder a vitória. E ele assim fez.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as ações da categoria no Circuito de BarcelonaCatalunha com Eric Calduch e, além disso, acompanha tudo AO VIVO e em TEMPO REAL. No domingo, a largada da F1 está marcada para as 10h [Brasília, GMT-3]. Antes disso, entretanto, a F2 parte às 6h35.

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