Drugovich se imortaliza campeão da F2 2022 mesmo com batida na corrida 1 da Itália

Chegou o dia de Felipe Drugovich. Mesmo com abandono na primeira volta da corrida sprint da Itália, o piloto da MP confirmou o que era questão de tempo: o título da Fórmula 2. Jüri Vips ganhou a corrida

DRUGOVICH CAMPEÃO DA F2: TUDO SOBRE O TÍTULO NA ITÁLIA | Briefing

Fogos de artifício em Monza e em Maringá, no Paraná! A Fórmula 2 tem um novo campeão: Felipe Drugovich. Na tarde deste sábado (10), a primeira corrida do fim de semana na Itália começou dramática. Uma pancada roda com roda logo na largada rendeu quebra de suspensão e o fim de uma corrida que mal começara. Restava ver se Théo Pourchaire faria o bastante para manter a briga viva. Não fez. Drugovich, aos 22 anos, é o primeiro piloto brasileiro a ser campeão da F2.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Antes de seguir em frente com a confirmação do título é justo dizer que Jüri Vips venceu a corrida. O piloto da Hitech tomou a ponta logo na relargada pós-safety-car causado por acidente entre Olli Caldwell e Tatiana Calderón. Ao assumir a ponta, algo que aconteceu na volta quatro, partiu para uma vitória sem qualquer dificuldade. Frederik Vesti e Jehan Daruvala foram ao pódio.

Mas voltando a Drugovich. Felipe sofreu o acidente quando buscava espaço, arriscou e terminou abalroado por Amaury Cordeel — que, voltas depois, também tocaria em Pourchaire. Com a suspensão quebrada, acabou a corrida do líder do campeonato. Restava voltar aos boxes, subir no pit-wall e esperar.

O aguardo terminou em comemoração. Com três corridas de antecedência, numa temporada em que até agora tem cinco vitórias, Drugovich é o campeão que a F2 esperava coroar desde as primeiras etapas. É indiscutível que o caneco vai para as mãos do melhor piloto do ano.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. Na Fórmula 2, a corrida principal está marcada para as 5h05 (de Brasília, GMT-3).

O fim da corrida de Drugovich logo na primeira volta (Foto: Reprodução/F2)

Confira como foi a corrida sprint:

Chegou o dia. Felipe Drugovich tinha uma oportunidade imensa de selar o título da Fórmula 2 na corrida sprint da Itália. Mesmo com a punição que tirou o líder do campeonato da sétima para a 12ª colocação da corrida do sábado, ainda estava com o caneco por entre os dedos. Bastava, afinal, que Théo Pourchaire chegasse abaixo do sexto lugar, e o francês saía em 14º.

A pole de acordo com o grid invertido era de Frederik Vesti. Atrás dele, Logan Sargeant, Jüri Vips, Ayumu Iwasa, Jehan Daruvala, Richard Verschoor, Marcus Armstrong, Liam Lawson, Jack Doohan e David Beckmann formava o top-10. Enzo Fittipaldi saía na 16ª colocação.

A temperatura do asfalto para a largada era de 37°C, com 28°C no ambiente. Um dia quente para a corrida curta do fim de semana da Fórmula 2. Era a hora da conquista?

Felipe Drugovich sofreu uma quebra de suspensão após toque na largada da corrida sprint da F2 e acabou por abandonar em Monza (Vídeo: Reprodução/F1)

E a largada já jogou imediatamente na relação à briga pelo título. Vesti segurou a liderança, mas o meio do pelotão viu um bate-bate que envolvia o líder do campeonato. Drugovich largou bem e duelava com os dois pilotos da Van Amersfoort, Beckmann e Amaury Cordeel. Na primeira inserção, Felipe tirou o pé para não se arriscar; na segunda, porém, mesmo com mais da metade do carro na brita para evitar colisão, foi perseguido por Cordeel. Um toque entre os dois quebrou a suspensão dianteira direita e tirou o favorito ao título da corrida.

O toque rendeu uma bandeira amarela e permitiu Felipe a levar o carro aos boxes para ver se tinha jeito, mas não dava para evitar o abandono. O safety-car também entraria em ação na corrida naquele momento. O motivo era um toque mais atrás entre Olli Caldwell e Tatiana Calderón que deixou os dois carros no meio do traçado de Monza.

A corrida retornou à bandeira verde na quarta volta. Rapidamente, Vips atacou Vesti e levou a melhor logo na relargada. Novo líder na corrida, enquanto Pourchaire se apressava para chegar ao menos ao sexto lugar e ultrapassava Ralph Boschung para assumir o 12º posto.

Beckmann brigava pela nona colocação com Lawson e, com isso na frente, Cordeel tentou se meter. Os três ficaram embolados e foi a vez de Pourchaire se lançar no meio. Assim como tocara Drugovich antes, Cordeel também bateu roda com roda em Pourchaire. Que maneira de se enfiar no duelo do título! No pit-wall, a imagem pegava Drugovich rindo.

Théo deu sorte e não teve danos, tomando a posição do compatriota, enquanto Beckmann levava a melhor contra Lawson. Fittipaldi seria o próximo a ultrapassar Cordeel. Pourchaire voava e já cravava a melhor volta da corrida. Os dois próximos abandonos seriam de Boschung e Clément Novalak, que se tocaram e tiveram danos de suspensão.

O piloto mais rápido entre os primeiros colocados passava a ser Daruvala, que partia para atacar Sargeant e Iwasa e logo tomava a terceira posição após rapidamente ultrapassar ambos. O estadunidense também se mexeu e passou o japonês para se manter em quarto.

Jehan Daruvala foi ao pódio na corrida sprint da F2 (Foto: Reprodução/F2)

A quinta e a sétima colocações estavam em disputa. Na abertura da 14ª volta, Verschoor obrigou Iwasa a travar rodas na curva um e tomou o quinto posto, enquanto Doohan tentava aparecer no retrovisor de Armstrong, mas sem atacar efetivamente.

Pourchaire buscava mais uma posição quando foi otimista demais para cima de Lawson e terminou tomando uma pancada bem no meio do carro. Nada tão forte, mas o suficiente para tirá-lo do traçado e fazer cair para 17º. O campeonato estava praticamente selado, e as sete voltas finais pareciam destinadas a consagrar Drugovich.

Na frente, Vips ia embora e abria quase 3s para o que parecia uma vitória muito tranquila.

Vesti e Daruvala também pintavam como membros consolidados do pódio, mas os olhos não estavam lá. Estavam em Pourchaire e o que poderia fazer. Quando chegou o aviso da direção de prova de que estava punido com 5s por causar a colisão com Lawson, estava claro: nada. Até passou Calan Williams, mas nunca teria tempo de voltar aos pontos.

Punido também foi Iwasa, numa corrida das piores possíveis, e ainda via Doohan passar numa sequência que o tiraria do top-10 na pista. Com os 5s acrescidos, terminou em 16º.

Não havia mais o que fazer: Pourchaire era o 17º colocado na última volta. Drugovich confirmava o título e se tornava o primeiro brasileiro campeão na escada da F1 desde que Bruno Junqueira conquistou a F3000 em 2000.

Vitória de Vips, com Vesti e Daruvala no pódio.

F2 2022, GP da Itália, Monza, Corrida Sprint:

1J VIPSHitech 21 voltas
2F VESTIART+1.035
3J DARUVALAPrema+7.684
4L SARGEANTCarlin+9.022
5R VERSCHOORTrident+9.462
6L LAWSONCarlin+13.129
7J DOOHANVirtuosi+13.306
8D BECKMANNVan Amersfoort+14.391
9D HAUGERPrema+14.723
10M ARMSTRONGHitech+17.621
11M SATOVirtuosi+19.195
12E FITTIPALDICharouz+22.604
13L GHIOTTODAMS+24.186
14C WILLIAMSTrident+24.687
15A CORDEELVan Amersfoort+25.907
16A IWASADAMS+28.155
17T POURCHAIREART+30.385
18R BOSCHUNGCamposNC
19C NOVALAKMPNC
20F DRUGOVICHMPNC
21O CALDWELLCamposNC
22T CALDERÓNCharouzNC
DRUGOVICH NA F1: ACORDO COM ASTON MARTIN ENCAMINHADO | TT GP #68
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.