Os vencedores da Fórmula E 2024 antes do eP de Berlim
A situação da Fórmula E antes do eP de Berlim
As estatísticas do GP de Miami da F1 2024
Classificação da F1 após o GP de Miami
Fórmula 2

FIA dobra barreira de pneus e aumenta proteção no trecho do acidente fatal de Hubert

Um ano depois da morte do piloto francês, proteção contra impacto será reforçada na curva Raidillon

Grande Prêmio

Grande Prêmio

 

No retorno do Universo Fórmula 1 ao circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, após o acidente fatal de Anthoine Hubert, na edição de 2019, a barreira de pneus na qual o francês bateu foi modificada e contém o dobro de proteção em relação a um ano atrás.

A proteção em questão está na Raidillon, muito veloz quarta curva de Spa que precede a famosa Eau Rouge. Em 2019, a barreira de pneus ao longo da curva ocupava quatro fileiras por quase toda a extensão, mas diminuía para duas fileiras no trecho onde está a saída do pit-lane alternativo do circuito. Neste ano, serão quatro filas também nessa parte.

O acidente em questão aconteceu na primeira corrida da Fórmula 2 no GP da Bélgica passado. Hubert quebrou a asa dianteira ao tocar o carro de Ralph Boschung, após a dupla desviar de um acidente envolvendo Giuliano Alesi, que sofrera com perda da pressão dos pneus. Sem controle do carro, Hubert foi em direção à barreira a 216 km/h, o que rendeu um impacto de 33.7 em Força G.

Após a pancada, o carro voltou para a pista e foi acertado em ‘T’ por Juan Manuel Corrêa. Hubert não resistiu ao acidente e morreu no mesmo dia, enquanto Corrêa sofreu graves lesões nas pernas e segue em recuperação.

“Após o impacto e a absorção de energia pela barreira, o carro foi ejetado e continuou a viajar na direção da corrida enquanto rodava, de forma que o lado esquerdo do chassi estava de frente para o fluxo dos carros na área de escape da curva quatro”, disse o relatório da equipe-técnica da FIA naquele dia.

Hubert tinha 22 anos e era o campeão vigente da antiga GP3, atual F3.