Russell sugere VSC instantâneo após acidente na Austrália: “Vidas em risco”

Piloto da Mercedes relembrou batida na volta final e admitiu que "esperava pelo desastre" após parar em pleno traçado em Melbourne

George Russell pediu que a Fórmula 1 desenvolva um sistema para o acionamento automático do safety-car virtual para casos similares ao que o britânico passou no GP da Austrália, quando sofreu um forte acidente na última volta e ficou com o carro atravessado na pista na curva 7.

O britânico bateu enquanto perseguia Fernando Alonso na disputa pelo sexto lugar. O espanhol tirou o pé antecipadamente na curva 6 em Albert Park e Russell não teve tempo para reagir adequadamente, perdeu o controle do carro e estampou o muro violentamente — o bicampeão mundial foi punido em 20s pelo lance após a corrida.

Como resultado do impacto, o dono #63 foi jogado de volta à pista e parou em pleno traçado ideal de prova, algo que assustou o piloto, que pediu via rádio a intervenção de uma bandeira vermelha.

Praticamente duas semanas após o ocorrido, Russell sugeriu que fosse desenvolvido um procedimento automático para que as corridas sejam neutralizadas imediatamente após situações em que o carro voltar à trajetória.

George Russell parado na pista após acidente em Melbourne (Foto: Reprodução/F1)

Nos últimos anos, o automobilismo conviveu com a morte de Antoine Hubert, na Fórmula 2, e Dilano van’t Hoff, na FRECA, em situação similar à ocorrida com Russell. Ambos os carros retornaram à pista após acidente, mas, diferente do britânico, foram acertados por concorrentes.

“Era uma situação inacreditavelmente desconfortável. Você está em uma curva cega, no traçado ideal de prova, de cabeça para baixo e com carros vindo a 250 km/h. Esperei pelo desastre”, revelou Russell em coletiva de imprensa realizada nessa quinta-feira (4) em Suzuka.

“Por sorte, tinha margem de 10s para quem vinha trás, mas foram 10 ou 12s até o safety-car virtual. Poderiam ter cinco, seis ou sete carros nesse espaço de tempo [se a vantagem não fosse tão grande] e eu teria sido atingido várias vezes, mesmo com bandeira amarela”, completou.

O sistema sugerido por Russell, indiscutivelmente, traria mais segurança aos pilotos. Na Austrália, foram 1s2 para os painéis dos volantes mostrarem a bandeira amarela local após o acidente, enquanto os fiscais demoraram 5s7 para acionar fisicamente o indicativo de cuidado. Foram 8s1 após a batida que a dupla bandeira amarela, que sinaliza acidente à frente, foi deflagrada. Lance Stroll ainda passou por Russell antes do safety-car virtual intervir.

George Russell relembrou episódios de perigo na F1 (Foto: AFP)

O piloto da Mercedes relembrou de outro episódio semelhante na Fórmula 1. No GP do Japão de 2022, Carlos Sainz se acidentou em Suzuka e ficou atravessado na pista. Na ocasião, o espanhol falou que sua preocupação era que “ninguém me acertasse. Era um lugar perigoso”.

“Vimos diversos acidentes em que o carro volta à pista, como aconteceu com Carlos no Japão em 2022. Precisamos encontrar uma maneira de ter um VSC automatizado, que seja acionado imediatamente, dentro de meio segundo. Isso faz a diferença quando se tem um carro em zona de perigo”, destacou Russell.

“Vidas estão em risco. Vimos numerosas vezes no passado os carros aquaplanando em Spa-Francochamps. É hora de a tecnologia dar passos nesse sentido”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão, em Suzuka, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. O treino livre 1 está marcado para as 23h30 da quinta-feira (horário de Brasília, GMT-3), seguido pelo TL2 às 3h da sexta-feira; ainda na noite da sexta-feira, vem o TL3, marcado para às 23h30, seguido pela classificação, às 3h do sábado; no domingo, a largada está marcada também para as 2h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.