FIA rejeita apelo da Campos e mantém punição a Hadjar na corrida sprint da F2 na Austrália

Os comissários rejeitaram o direito de revisão da Campos e mantiveram os 10s de punição a Isack Hadjar pelo incidente na largada da sprint da F2 na Austrália

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) rejeitou o pedido de direito de revisão da Campos e manteve os 10s de acréscimo ao tempo final de Isack Hadjar como punição pelo incidente com Josep María Martí e Gabriel Bortoleto na largada da corrida sprint da Fórmula 2 na Austrália. O francês venceu a prova, mas caiu para sexto com a sanção.

Hadjar era o terceiro colocado no grid, logo atrás de Roman Stanek, o pole-position. Ao seu lado estava Martí, em quarto, imediatamente atrás de Bortoleto, segundo. Quando as luzes vermelhas se apagaram, os dois pilotos da Campos trouxeram os carros para a linha de dentro, já que tanto Stanek quanto Bortoleto partiram mal.

Acontece que um não viu o outro, resultado numa batida forte. Hadjar escapou e levou o carro até o fim na primeira posição, porém Martí foi jogado em cima de Bortoleto, que nada pôde fazer. Após analisarem as imagens, os comissários entenderam que Isack foi o principal responsável pelo incidente, uma vez que Pepe Martí só acertou o brasileiro porque teve de jogar o carro um pouco para o lado direito.

Com os 10s acrescidos ao tempo final, Hadjar caiu de primeiro para sexto, com Stanek herdando a vitória. A equipe espanhola, então, entrou com o pedido para que a punição fosse revista, de acordo com o artigo 14 do Código Esportivo Internacional da FIA.

A largada desastrosa da Fórmula 2 na corrida sprint da Austrália (Vídeo: Reprodução/F1 TV/DAZN)

Na apelação, duas evidências foram apresentadas: dados do carro #20, de Hadjar, mostrando o máximo de ângulo de direção antes, durante e após a batida e frames de TV mostrando as posições dos carros envolvidos no incidente em vários ângulos. Mas os comissários consideraram que não havia nenhum elemento novo e significante que estivesse antes indisponível. Portanto, o piloto da Campos deixa a Austrália com 29 pontos — quatro da sprint e os 25 da vitória na corrida 2.

Fórmula 2 retorna entre os dias 17 e 19 de maio, com a etapa da Emília-Romanha, em Ímola. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.