Fórmula 2 aposta em continuidade e anuncia calendário de 2025 com mesmas 14 praças

Temporada 2025 da Fórmula 2 visitará mesmas 14 praças em que o campeonato de 2024 é realizado. Estreia é na Austrália, no fim de semana de 14-16 de março

Antes de correr em Mônaco, nos próximos dias, a Fórmula 2 aproveitou para anunciar o calendário da temporada 2025 na manhã desta quarta-feira (22). O calendário não tem novidades no sentido de praças diferentes: serão as mesmas 14 de 2024. Todas as etapas serão disputadas em rodadas duplas e servirão de satélite em eventos da F1.

As diferenças estão apenas no posicionamento das etapas, mas já era algo que havia sido adiantado na ocasião do anúncio da F1 para 2025. O campeonato começa na Austrália, no fim de semana dos dias 14-16 de março. A temporada atual passou por Bahrein e Arábia Saudita antes de correr em Melbourne, mas a mudança foi feita para fazer com que a F1 não corra no Oriente Médio durante o Ramadan, mês sagrados dos muçulmanos.

Com isso, Bahrein e Arábia Saudita serão segunda e terceira etapa, respectivamente, ambas em abril e em semanas imediatamente seguidas. O mês de maio conta com a aparição no GP da Emília-Romanha, em Ímola, e em Mônaco. O campeonato chega à marca de 50% em junho, com as etapas na Espanha e Áustria. A distância entre as duas corridas de junho será longa, de quatro semanas.

A segunda metade de 2025 começa na Inglaterra, em julho, e ainda passa pela Bélgica no fim do mês. A Hungria marca a única prova de agosto, formando uma outra dobradinha com a prova belga. Depois dela, a F2 para por um mês, como parte do recesso de verão no Hemisfério Norte.

Fórmula 2 fica nas mesmas 14 praças em 2025 (Foto: reprodução/F2)

A sequência final do campeonato conta com a segunda corrida na Itália, agora em Monza, e a etapa do Azerbaijão no mês de setembro. Sem provas em outubro, a F2 retorna no Catar, no fim de novembro, e encerra a história no fim de semana dos dias 5-7 de dezembro, em Abu Dhabi.

“Estou muito satisfeito em anunciar o calendário da F2 2025, algo que irá contar com o mesmo número de etapas que a temporada atual, 14”, destacou Bruno Michel, diretor-executivo da F2.

“É o equilíbrio correto entre as etapas na Europa e outros três continentes, mantendo consciência noas gastos para nossas equipes e pilotos. Também contamos com boa mistura entre pistas clássicas e modernas. Ambas têm rendido corridas emocionantes para a F2 nos últimos anos. Tenho certeza de que será novamente o caso em 2025”, finalizou.

Théo Pourchaire é o atual campeão da Fórmula 2 (Foto: F2)

CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali destacou a importância da Fórmula 2 na escada de formação da maior categoria do esporte a motor e celebrou a oportunidade de ter uma “audiência global” acompanhando os desempenhos de jovens aspirantes à classe principal. Além disso, o dirigente fez questão de agradecer a Michel e aos demais patrocinadores, além da Federação Internacional de Automobilismo [FIA].

“É fantástico poder publicar o calendário da Fórmula 2, que novamente vai se juntar à Fórmula 1 em 14 corridas na próxima temporada. O sistema de pirâmide é vital para o sucesso a longo prazo da F1, e ter essa conexão entre as duas categorias não é apenas ótimo para os fãs, que recebem mais disputas e ação, mas também para os pilotos — que ganham em experiência de competição em circuitos da F1 e podem mostrar seus talentos para arquibancadas cheias, audiências globais e equipes da F1”, destacou Domenicali.

“Mais uma vez, o campeonato deste ano está entregando corridas animadas em cada evento, e quero agradecer ao trabalho do Bruno Michel, CEO da F2 e da F3, de sua equipe e de todos os competidores do grid. Gostaria também de agradecer à FIA pelo apoio estratégico e fundamental nesse importante campeonato, assim como nossos parceiros: Pirelli, Aramco, Dallara e Mecachrome. Estou animado para acompanhar o resto da temporada e ansioso para um grande ano de novo em 2025”, completou.

Fórmula 2 não efetuou grandes mudanças para o calendário de 2025 (Foto: Reprodução/F2)

Por fim, Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, seguiu a linha de Domenicali e destacou a oportunidade que os pilotos da Fórmula 2 têm de mostrarem suas habilidades de maneira global. Segundo o emiratense, o calendário de 2025 prevê, novamente, uma “mistura” entre pistas tradicionais e modernas do esporte a motor.

“Em um passo crucial na pirâmide de monopostos da FIA, a Fórmula 2 dá a oportunidade de talentos emergentes mostrarem suas habilidades para uma audiência global. O calendário de 2025 fornece desafios aos pilotos com uma mistura de circuitos tradicionais e modernos enquanto eles lutam para se tornar nossos campeões do futuro. Estou ansioso para ver a classe de 2025 em ação”, finalizou Ben Sulayem.

Fórmula 2 volta neste final de semana, de 23 a 26 de maio, para a rodada de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula 2, Calendário completo de 2025:

RodadaCircuitoPaísData
1MelbourneAustrália14 a 16/03
2SakhirBahrein11 a 13/04
3JedáArábia Saudita18 a 20/04
4Emília-RomanhaItália16 a 18/05
5Monte CarloMônaco22 a 25/05
6BarcelonaEspanha30/05 a 1º/06
7Red Bull RingÁustria27 a 29/06
8SilverstoneInglaterra4 a 6/07
9Spa-FrancorchampsBélgica25 a 27/07
10HungaroringHungria1º a 3/08
11MonzaItália5 a 7/09
12BakuAzerbaijão19 a 21/09
13LusailCatar28 a 30/11
14Abu DhabiEmirados Árabes5 a 7/12
RED BULL ainda é DOMINANTE ou vai depender de VERSTAPPEN na F1 2024? | Paddock GP #372
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.