Fórmula 2 supera desafio logístico e espera “mais visibilidade” em etapa da Austrália

Este ano, as equipes vão dividir o mesmo pit-lane com a Fórmula 1 na Austrália — um avanço que tanto organização quanto equipes esperam que traga mais visibilidade à categoria

A estreia da etapa da Austrália no calendário da Fórmula 2 representou um verdadeiro desafio logístico para as equipes no ano passado, mas a avaliação geral feita pelos chefes foi positiva. E para 2024, a expectativa é que seja ainda melhor, já que os times da categoria de acesso estarão no pit-lane principal, bem próximos à Fórmula 1.

O diretor de operações da F2, Marco Codello, deu uma explicação detalhada sobre como funciona a logística, de responsabilidade da categoria, inclusive os custos de frete tanto para F2 quanto para a Fórmula 3 — que também correrá em Melbourne e chegou ao país uma semana antes. Já a F2 segue o mesmo cronograma da F1, ou seja, todos os equipamentos tiveram de ser embalados logo após a corrida realizada na Arábia Saudita, há duas semanas.

“As equipes tiveram a chance de trabalhar um pouco nos carros. Isso ajuda muito porque eles realizam alguns trabalhos em Jedá, mas todas as equipes terão acesso à carga em Albert Park na terça-feira (19)”, disse Codello, destacando ainda como o layout do circuito montado em um parque aproxima mais o público dos pilotos.

“Este ano, pela primeira vez, as equipes de F2 estarão no pit-lane principal, muito perto da F1. Possivelmente será o mais perto que estivemos, portanto trará enorme visibilidade e exposição para os torcedores. Ter as equipes de F2 ao lado das equipes de F1 nos boxes é muito bom”, celebrou o diretor de operações.

A Fórmula 2 chega a Melbourne neste fim de semana pela segunda vez (Foto: F2)

Do lado dos times, Melbourne foi desafiadora principalmente por conta do temporal que castigou a classificação. A sprint e a corrida principal também foram acidentadas, mas ainda assim, chefes como René Rosin, da Prema, classificaram o fim de semana como “positivo” e fizeram elogios à organização.

“Foi um ótimo fim de semana para toda a equipe, até para nós. Os resultados não foram os melhores, mas diria que foi positivo, no geral. Claro que foi desafiante, logisticamente, mas fomos muito bem recebidos pela organização. Tudo em termos de organização estava bom”, frisou Rosin.

Oliver Oakes, chefe da Hitech, destacou que “há um longo caminho a percorrer”, porém que o principal foi a boa recepção feita pela Austrália. “Para nós, que somos categorias de apoio, é bom ir a um lugar onde realmente querem a nossa presença.”

“Para o pessoal da equipe, eventos como esse trazem emoção de estar em um lugar novo. Um novo circuito, um país completamente diferente, e todos estavam muito entusiasmados para isso. Estamos ansiosos para retornar”, concluiu.

Fórmula 2 retorna neste fim de semana, entre os dias 21 e 24 de março, com a etapa da Austrália, terceira da temporada 2024, em Melbourne.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.