Forte acidente encerra corrida 2 da Fórmula 2 em Sóchi após 7 voltas. Zhou vence

Jack Aitken e Luca Ghiotto bateram forte e causaram bandeira vermelha em Sóchi. As barreiras de proteção ficaram destruídas, o que acabou com a corrida mais cedo do que o previsto. Guanyu Zhou vence a primeira na F2, mas recebe só metade dos pontos

O plano da Fórmula 2 era realizar 21 voltas neste domingo (27), mas um forte acidente envolvendo Jack Aitken e Luca Ghiotto mudou tudo. Com bandeira vermelha acionada e longa espera necessária para reajustar barreiras de proteção, a direção de prova encerrou a disputa após apenas sete giros e deu a vitória a Guanyu Zhou na F2.

É a primeira vitória de Zhou na Fórmula 2, mas sem receber a recompensa completa. É que o baixo número de voltas realizadas significa que apenas 50% dos pontos são distribuídos. Dessa forma, o chinês soma apenas 7,5 tentos, e não 15.

Pouco sobrou do carro de Ghiotto em Sóchi (Foto: Reprodução/Twitter)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Nikita Mazepin, que parecia capaz de ultrapassar Zhou e vencer, fica em segundo. Mick Schumacher, cada vez mais líder do campeonato, fechou o pódio.

O encerramento precoce da corrida toma a classificação da volta anterior como a definitiva. Assim, Aitken e Ghiotto mantêm quarto e quinto, respectivamente. A zona de pontos trouxe ainda Yuki Tsunoda, Callum Ilott e Dan Ticktum.

Mesmo com pontos dados pela metade, a corrida ainda ajudou Schumacher a ampliar a liderança no campeonato. O sétimo pódio em nove corridas deixa o alemão com 191 pontos, enquanto Ilott chega a 169. São 22 pontos de diferença, agora restando apenas duas rodadas duplas no Bahrein.

Saiba como foi a corrida 2 da Fórmula 2 na Rússia

A corrida começou com Guanyu Zhou na pole-position e Nikita Mazepin em segundo, beneficiados pelo grid invertido. O chinês fez sua parte e seguiu em primeiro após a largada, mas agora com Jack Aitken em segundo. O russo não fez um trabalho tão bom e se viu em terceiro, com Mick Schumacher saltando para quarto. Jehan Daruvala, Luca Ghiotto, Callum Ilott e Yuki Tsunoda fechavam a zona de pontos.

Só que a largada foi acidentada. Além de Ilott quase danificar o carro após toque com Marcus Armstrong, o fim do grid teve Guilherme Samaia rodando e acertando Jake Hughes. Os dois abandonaram no ato e forçaram um safety-car virtual por menos de uma volta.

GUANYU ZHOU; FÓRMULA 2; LARGADA; CORRIDA 2; SÓCHI;
Guanyu Zhou sai na frente da curta corrida 2 da F2 na Rússia (Foto: F2/Reprodução)

A relargada foi a deixa para Schumacher atacar. O alemão fez ultrapassagem em ponto inusitado sobre Aitken, subindo para terceiro. Mais do que isso: com os rivais Ilott e Tsunoda em sétimo e oitavo, criando situação favorável para a briga pelo título.

Além de Aitken, quem também perdia posições era Daruvala. Antes em quinto, o indiano foi presa fácil para Ghiotto e para Tsunoda, ainda mais depois de errar na curva 2.

A corrida mudou de forma na sétima volta. Ghiotto tentou passar Aitken na curva 3, mas acabou prensado enquanto vinha por fora. Os dois se tocaram e foram reto em um trecho quase sem área de escape. O impacto foi forte, causando bandeira vermelha e impedindo retomada da prova.

F2 2020, Sóchi, corrida 2:

1G ZHOUUNI-Virtuosi6 voltas
2N MAZEPINHitech+0.8
3M SCHUMACHERPrema+4.8
4J AITKENCampos+6.4
5L GHIOTTOHitech+7.6
6Y TSUNODACarlin+8.2
7C ILOTTUNI-Virtuosi+9.1
8D TICKTUMDAMS+9.7
9P PIQUETCharouz+10.5
10R SHWARTZMANPrema+11.2
11J DARUVALACarlin+11.9
12A MARKELOVHWA+12.4
13C LUNDGAARDART+13.5
14M ARMSTRONGART+14.0
15M SATOTrident+14.6
16G ALESIMP+15.0
17L DELÉTRAZCharouz+15.7
18J VIPSDAMS+17.1
19R NISSANYTirdent+17.7
20F DRUGOVICHMP+38.0
21J HUGHESHWA+6 voltasNC
22G SAMAIACampos+6 voltasNC

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube