Bortoleto minimiza largada em Ímola e felicita “rápido” Hadjar: “Corrida mais difícil da vida”

Gabriel Bortoleto ainda explicou que não quis tentar nenhum movimento estúpido para ultrapassar Isack Hadjar para não arriscar pontos no campeonato

A corrida 2 da rodada da Emília-Romanha da Fórmula 2 2024 foi “a mais difícil da vida” de Gabriel Bortoleto, mas palavras do próprio piloto após a etapa realizada no domingo (19), em Ímola. O brasileiro ainda rejeitou que a largada tivesse sido decisiva para a vitória de Isack Hadjar, uma vez que o rival da Campos era “muito rápido” na pista.

Gabriel alinhou na pole-position, porém partiu mal e caiu para quarto, atrás de Josha Dürksen, Hadjar e Oliver Bearman, que saltou para a liderança. A rodada de pit-stops, contudo, mudou o curso da prova, já que o britânico da Prema viu o carro apagar no momento da parada, enquanto a AIX não fez um trabalho tão bom na troca de pneus de Dürksen.

Relacionadas

Hadjar acabou assumindo a liderança, com Bortoleto na cola. O francês conseguiu controlar a vantagem, mas Gabriel ainda buscou um sprint final, abrindo a última volta a apenas 0s7 de distância. Faltou, contudo, giro para tentar a ultrapassagem.

Na coletiva de imprensa após a corrida, Bortoleto foi questionado se o início custou a vitória, mas minimizou. “Não gosto de pensar assim”, disse. “A largada, acontece. Não sei o que teria sido — ainda que tivesse a melhor largada da minha vida, poderia não ter vencido, não posso prever o que poderia ter acontecido.”

Pódio da corrida 2 da F2 em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

“O ritmo estava lá, claro que se tivesse uma largada melhor, a chance de ser rápido, de lutar pela vitória, ou de ser o líder após o pit-stop seria maior. O ritmo estava lá, mas Isack foi muito rápido. Não consegui ultrapassá-lo porque não tinha vantagem de ritmo em relação a ele como tínhamos em relação aos outros. Acho que terminamos 13s à frente do terceiro. Diria que se fosse o contrário, é ele quem me pressionaria”, avaliou.

Nas três voltas finais, Bortoleto conseguiu entrar na zona de detecção da asa móvel, porém optou pela cautela no travado circuito de Ímola. “Não marquei muitos pontos no início da temporada, então não queria arriscar nada estúpido.”

“Tive um incidente com ele [Hadjar] no Bahrein que foi minha culpa, então não queria arriscar novamente acabar com a corrida dele. Se tivesse a chance de tentar uma manobra de forma segura, arriscada, mas ao mesmo tempo sabendo que seria limpa, teria tentado, mas não houve essa lacuna”, seguiu.

“Quando ele errou na chicane, se eu estivesse um pouco mais perto naquele momento, teria tentado no final da reta. Naquela volta, ele foi muito rápido nas outras curvas, mas por ter cometido o erro exatamente naquela, não perdeu muito tempo. Foi a corrida mais disputada e difícil da minha vida”, enfatizou. “Não cometi um único erro. Talvez tenha pegado um pouco mais de zebras aqui ou ali, mas sem grandes erros. Mesmo assim, não consegui vencer, então tiro o chapéu”, concluiu Gabriel.

Fórmula 2 volta no próximo final de semana, de 23 a 26 de maio, para a rodada de Mônaco. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2024.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!