Petecof assina com Campos na Fórmula 2 e dá novo passo na carreira

Uma semana após deixar a Academia da Ferrari, Gianluca Petecof dá importante passo e assina com a Campos para a disputa da Fórmula 2 em 2021

Gianluca Petecof é o segundo nome brasileiro confirmado no grid da Fórmula 2 na temporada 2021. O piloto de 18 anos assinou um contrato com a Campos e será o companheiro de equipe de Ralph Boschung. O anúncio, feito nesta segunda-feira (8), representa um alívio para um piloto que viu o futuro no automobilismo europeu em xeque nos últimos meses.

Petecof é o atual campeão da Fórmula Regional Europeia. O piloto brasileiro fez parte da Academia da Ferrari entre 2017 e 2021, até anunciar a saída do programa no último dia 1. Em seu currículo, o piloto também acumula o vice-campeonato da F4 Italiana em 2019.

A ida para a F2 empolga, mas representa também um desafio dos maiores: Petecof abre mão da F3, considerada passo importante na formação de um piloto. Questões financeiras impediram o brasileiro de encontrar uma boa vaga em tal grid, levando à escolha pela Campos na F2.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Gianluca Petecof está pronto para escrever um novo capítulo na sua carreira (Foto: F-Regional Europeia/RF1)

Apesar do título na F-Regional, Petecof sofreu com as dificuldades financeiras em 2020, especialmente pelo fim do vínculo com a Shell, precisando buscar outros patrocínios para fechar a temporada com título sobre Arthur Leclerc, que também era da Academia da Ferrari.

O anúncio de Gianluca na equipe acontece apenas 12 dias após a morte do fundador e chefe Adrián. O ex-piloto de Fórmula 1 era um dos fomentadores do automobilismo de base e já tinha contratado o suíço Boschung para uma das vagas na equipe. A contratação do brasileiro, aliás, foi um dos últimos desejos do espanhol.

“É uma honra saber que um dos últimos desejos do Adrián era me colocar em um carro da Campos. Isso me motiva de uma forma especial, mais do que nunca. A Campos tem uma cultura vencedora e dar oportunidades para jovens pilotos faz parte do DNA da equipe. Mal posso esperar para trabalhar com a equipe e provar do que somos capazes novamente”, disse Petecof ao ser anunciado.

“Tenho certeza de que falo em nome da equipe inteira quando digo que estamos empolgados ao fechar a dupla com um piloto tão profissional e faminto quanto o Gianluca”, afirmou Adrián Campos Jr., diretor-esportivo da escuderia. “Ele deu um grande passo adiante em termos de categoria e vai precisar trabalhar pesado, mas é também o campeão da Fórmula Regional, o que nos deixa confiantes e entusiasmados com os resultados que Gianluca e Ralph podem trazer em 2021. Meu pai não teve a oportunidade de completar esse contrato antes de falecer, mas sabemos que correr na F2 com o Gianluca era um desejo dele, e lutamos para fazer isso acontecer”, seguiu.

Petecof, assim, acompanha Felipe Drugovich na F2. Estes são os únicos brasileiros confirmados até aqui, e provavelmente serão os únicos. Pedro Piquet já anunciou que desistiu do certame, enquanto Guilherme Samaia é justamente quem perdeu vaga para Gianluca na Campos.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.