Hitech mantém Vips após atos racistas. Fórmula 2 se diz “surpresa” e repudia

A Hitech confirmou nesta quarta-feira que Jüri Vips seguirá como piloto da equipe em 2022 mesmo após fala racista em live. A Fórmula 2 repudiou a decisão em suas redes sociais e afirmou que não é a que a categoria tomaria

FÓRMULA 1 2022: O QUE ESPERAR DO GP DA INGLATERRA? | Paddock GP #293

A Hitech anunciou nesta quarta-feira (29) a permanência de Jüri Vips para o restante da temporada da Fórmula 2 mesmo após fala racista do estoniano durante uma live na Twitch. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a equipe afirmou que quer dar a chance para o piloto se redimir, mesmo que isso não satisfaça a todos.

“Eu tomei a decisão de manter o Jüri em seu assento na F2 com a Hitech pelo restante da temporada, uma decisão que debatemos seriamente”, revelou Oliver Oakes, chefe da Hitech. “Permitir que ele complete a temporada com a Hitech é uma oportunidade para ele demonstrar, através das suas ações, o tipo de pessoa que ele é. Eu deixei claro que acho que a linguagem utilizada foi totalmente inaceitável, mas decidi dar a ele a chance de se redimir”, prosseguiu.

“Meu ponto de vista é que nenhum pedido de desculpas ou palavras sozinhas são capazes de corrigir o dano feito. Ao permitir que ele continue correndo com a Hitech, nós estamos dando a oportunidade a Jüri de demonstrar remorso genuíno e sincero em suas futuras ações. Ele agora precisa agarrar todas as oportunidades para fazer isso. Ele precisa fazer mudanças duradouras e não apenas comentários de curto-prazo”, completou Oakes.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Jüri Vips segue como piloto da Hitech (Foto: Reprodução/F2)

A Fórmula 2 foi pega de surpresa pela decisão da equipe britânica e, logo em seguida, divulgou um comunicado próprio. “Após o incidente recente envolvendo Jüri Vips, a F2 gostaria de reafirmar que o uso de linguagem racista ou discriminatória não pode ser tolerada em qualquer ambiente”, afirmou a categoria.

“A decisão da Hitech Grand Prix hoje é surpreendente e não é a que tomaríamos. Nós vamos monitorar a situação cuidadosamente com eles para ter certeza de que tal comportamento seja propriamente abordado”, enfatizou a Fórmula 2.

Vips teve seu contrato rescindido com a Red Bull na terça-feira (28), após o time austríaco concluir uma investigação sobre os comentários racistas. Jüri era membro da academia de jovens da equipe e piloto de testes, inclusive participando de uma sessão de treino livre do GP da Espanha em 2022.

Jüri Vips durante teste pela Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

No último dia 21, Vips apareceu em uma transmissão no canal do também piloto e membro da academia da Red Bull, o neozelandês Liam Lawson, que transmite um jogo. Em um trecho da live, o estoniano usa o termo ‘nigga’, ofensivo para se referir aos negros. Em outro, Jüri surge saindo de um quarto e se aproxima de Lawson, que está usando um boné rosa. Liam joga o boné para Vips, que diz que “rosa é uma cor gay”, colocando o adereço de volta na cabeça do colega de Fórmula 2.

Na temporada 2022 da Fórmula 2, Vips ocupa a sétima colocação do campeonato, com 51 pontos. Ele registrou três pódios até aqui.

Confira o comunicado completo da Hitech:

“Eu tomei a decisão de manter o Jüri em seu assento na F2 com a Hitech pelo restante da temporada, uma decisão que debatemos seriamente. Permitir que ele complete a temporada com a Hitech é uma oportunidade para ele demonstrar, através das suas ações, o tipo de pessoa que ele é. Eu deixei claro que acho que a linguagem utilizada foi totalmente inaceitável, mas decidi dar a ele a chance de se redimir.

A Hitech GP emprega uma força de trabalho inclusiva e nunca compactou com racismo ou quaquer tipo de comportamento ofensivo. Dito isso, nós vivemos em uma sociedade na qual ninguém pode cometer um erro, se desculpar genuinamente e ter a chance de redenção e aprender a partir disso. O que isso diz sobre nossa sociedade?

Eu não sei por que ele disse o que disse. Eu não sei por que ele estava jogando e transmitindo C.O.D. (jogo de videogame) naquele momento do dia. Certamente há coisas que seriam muito mais benéficas para sua carreira!

O que eu sei é que ter seu contrato com a Red Bulll terminado por conta de suas ações é uma experiência devastadora, e uma punição severa merecida. A realidade é que não vai haver uma opinião unânime sobre se essa punição foi suficiente, e isso é completamente compreensível.

Meu ponto de vista é que nenhum pedido de desculpas ou palavras sozinhas são capazes de corrigir o dano feito. Ao permitir que ele continue correndo com a Hitech, nós estamos dando a oportunidade a Jüri de demonstrar remorso genuíno e sincero em suas futuras ações. Ele agora precisa agarrar todas as oportunidades para fazer isso. Ele precisa fazer mudanças duradouras e não apenas comentários de curto-prazo.

Por mais que isso não satisfaça a todos, eu acredito que todos merecem uma segunda chance na vida, mas nunca uma terceira. O respeito, a reputação e a carreira de Jüri estão firmemente em suas próprias mãos agora.

Finalmente, os eventos dos últimos dias colocaram uma sombra no que deveria ser uma fantástica etapa em casa na porta da Hitech com nossas equipes competindo na Fórmula 2 e Fórmula 3 em Silverstone. Portanto, a Hitech não vai tecer mais nenhum comentário sobre esse assunto”

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.