Crawford se vale de bandeiras vermelhas e crava pole da F2 na Holanda. Fittipaldi é 19º
Jak Crawford conseguiu uma volta limpa e conquistou a pole-position para a corrida principal da rodada da Holanda da Fórmula 2. Enzo Fittipaldi foi um dos que não tiveram sorte e larga apenas em 19º
A pole-position para a corrida principal da rodada da Holanda da Fórmula 2 foi decidida em favor de quem conseguiu voltas limpas na sessão desta sexta-feira (25). E quem levou a melhor foi Jak Crawford, conquistando pela primeira vez na temporada o direito de largar na posição de honra da corrida principal.
Dennis Hauger tentou, tentou e tentou — exatas três vezes em que surgia com algum setor mais rápido, porém as paralisações vieram nos momentos em que o norueguês da MP ainda não havia completado os giros. Ao final, fechou em segundo, apenas 0s034 atrás de Crawford.
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Frederik Vesti terminou em terceiro, com Zane Maloney em quarto — o barbadiano, aliás, deu sorte por ter cruzado a linha de chegada segundos antes da segunda interrupção, quando aparecia no fundo do grid. Jack Doohan fechou em quinto.
Oliver Bearman ficou em sexto, seguido por Juan Manuel Correa, Victor Martins, Isack Hadjar e Théo Pourchaire completando o top-10. Com a inversão do grid, o líder da temporada largará na frente na sprint. Enzo Fittipaldi foi mais um que não teve sorte com as interrupções, ficando apenas em 19º.
A Fórmula 2 retorna neste sábado (26), a partir das 8h15, para a largada da corrida sprint, a primeira da rodada da Holanda. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
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Confira como foi a classificação da Fórmula 2 na Holanda:
Zandvoort recebeu os pilotos da F2 para a definição do grid de largada logo após o TL1 da Fórmula 1 com os termômetros em 20,3 °C e o asfalto em 32,1°C. A umidade relativa do ar girava em 78%, com o tempo nublado, apesar da chance pequena de chuva para o momento da sessão.
30 minutos na regressiva, e enquanto o grid ainda vinha em busca do aquecimento de pneus, os ‘Alpine Academy’ Doohan e Martins arrumaram uma pequena treta na disputa para ver quem levaria vantagem para abrir volta: o australiano começou a reclamar pelo rádio que estava sendo bloqueado pelo piloto da ART.
Quando colocou-se à frente, Doohan abriu passagem para Kush Maini, mas não deu chances para Martins fazer o mesmo. O francês, então, deu o famoso chega-pra-lá em Jack, retomando novamente a dianteira. A direção de prova, claro, anotou atitude dos dois e prometeu investigar a “pilotagem errática” após a sessão.
Na pista, no que de fato interessava, Crawford estabeleceu a 20 minutos para o fim 1min21s210, com Vesti em segundo a 0s112. Doohan era o terceiro, seguido por Bearman e Hauger. O representante da MP, então, acelerou em sua tentativa seguinte e conseguiu um tempo de volta apenas 0s034 mais lento que o do piloto da Hitech, pulando para o segundo posto.
Fittipaldi, enquanto isso, era apenas o 17º, com 1min22s002 — 0s7 atrás do tempo de Crawford, porém as distâncias entre os pilotos eram mínimas, com os 19 primeiros cobertos por 1s.
Os pilotos, então, foram aos boxes para colocar mais um jogo de pneus macios novos, restando dez minutos para a definição da pole-position. Um tempo suficiente para buscar volta rápida, porém que não perdoaria erros, e a primeira vítima foi justamente o líder até então, Crawford, enroscando-se com Roman Stanek na saída dos boxes e ficando com a asa dianteira danificada.
Fittipaldi também se envolveu em algum incidente nos pits, ficando sob investigação da direção de prova. E Jehan Daruvala bateu faltando sete minutos, trazendo a interrupção da classificação com bandeira vermelha e acabando com o trabalho de quem já estava em volta rápida — caso do companheiro de MP, Hauger.
A sessão recomeçou às 14h35 locais (9h35 de Brasília, GMT-3), com exatos 7min16s na regressiva. Crawford, Hauger, Vesti, Doohan e Bearman fechavam o top-5 momentâneo, com Pourchaire em nono e Ayumu Iwasa apenas em 11º. A DAMS, no entanto, segurou o japonês nos boxes por alguns segundos, livrando-o do tráfego no retorno à pista.
Hauger, então, tentou novamente a ponta, passando 0s152 acima no primeiro setor. Correa, por sua vez, fez o melhor primeiro trecho da pista, mas acabou perdendo o controle do carro, causando mais uma paralisação. A bandeira vermelha veio metros antes de Hauger, com o melhor segundo setor, fechar a sua volta, mantendo-se atrás de Crawford.
Com apenas 3min49s para o fim, o cenário não poderia ser mais propício para confusões. A sessão recomeçou às 9h48 (de Brasília), com Enzo puxando a fila, seguido por Hauger — provavelmente em intensas orações para, dessa vez, não ser atrapalhado por nada. Mas não adiantou: bandeira vermelha novamente, agora causada por Novalak, e sessão encerrada. Dennis socou o ar e o volante, incrédulo com o que acontecia pela terceira vez, e teve de se contentar com o segundo colchete no grid da corrida principal.
Fórmula 2 2023, etapa da Holanda, Zandvoort, classificação:
1 | J CRAWFORD | Hitech | 1:21,210 | ||
2 | D HAUGER | MP | 1:21,244 | +0,034 | |
3 | F VESTI | Prema | 1:21,322 | +0,112 | |
4 | Z MALONEY | Carlin | 1:21,337 | +0,127 | |
5 | J DOOHAN | Virtuosi | 1:21,358 | +0,148 | |
6 | O BEARMAN | Prema | 1:21,417 | +0,207 | |
7 | J CORREA | Van Amersfoort | 1:21,437 | +0,227 | |
8 | V MARTINS | ART | 1:21,442 | +0,232 | |
9 | I HADJAR | Hitech | 1:21,459 | +0,249 | |
10 | T POURCHAIRE | ART | 1:21,497 | +0,287 | |
11 | K MAINI | Campos | 1:21,551 | +0,341 | |
12 | A IWASA | DAMS | 1:21,598 | +0,388 | |
13 | C NOVALAK | Trident | 1:21,599 | +0,389 | |
14 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | 1:21,617 | +0,407 | |
15 | R BOSCHUNG | Campos | 1:21,703 | +0,493 | |
16 | J DARUVALA | MP | 1:21,725 | +0,515 | |
17 | A LECLERC | DAMS | 1:21,945 | +0,735 | |
18 | A CORDEEL | Virtuosi | 1:21,961 | +0,751 | |
19 | E FITTIPALDI | Carlin | 1:22,002 | +0,792 | |
20 | R STANEK | Trident | 1:22,010 | +0,800 | |
21 | R NISSANY | PHM | 1:22,773 | +1,563 | |
22 | J MASON | PHM | 1:23,763 | +2,553 |