Lynn controla vantagem sobre Vandoorne e fecha fim de semana com primeira vitória na GP2 em Barcelona

Alex Lynn teve um desempenho praticamente perfeito nesta manhã de domingo (10) na Catalunha. O britânico fez grande largada e assumiu a liderança ao ultrapassar o pole Norman Nato. Mesmo sob pressão do belga Stoffel Vandoorne, o piloto da Dams resistiu e venceu pela primeira vez na GP2

Stoffel Vandoorne bem que tentou conqusitar sua segunda vitória no fim de semana da etapa de Barcelona da GP2 em 2015. Mas o belga, joia da McLaren para o futuro na F1, não contava com a astúcia de Alex Lynn, que teve um domingo (10) quase perfeito e faturou seu primeiro triunfo na categoria. O britânico, campeão da GP3 em 2014 e piloto da Dams, fez belíssima largada após partir em quarto colocado e pular para segundo. Não levou muito tempo para que Lynn superasse também o pole Norman Nato e rumasse para a vitória. Mesmo com Vandoorne ensaiando uma pressão em boa parte da corrida, o fato é que Alex controlou sua vantagem e comemorou no alto do pódio.

Ainda assim, o saldo é dos melhores para Vandoorne, que aumentou ainda mais sua vantagem na liderança do campeonato. O piloto da ART Grand Prix terminou em segundo, enquanto Pierre Gasly, que também representa a Dams com as cores da Red Bull, completou o pódio em Barcelona. Já o brasileiro André Negrão, único piloto nacional no grid da GP2, encerrou um fim de semana complicado ao cruzar a linha de chegada em 21º lugar.

Alex Lynn no alto do pódio neste domingo em Barcelona (Foto: GP2/Twitter)

Confira como foi a corrida 2 da GP2 em Barcelona

A corrida complementar da segunda etapa da GP2 em 2015 começou com Norman Nato na pole, abrindo uma primeira fila toda francesa tendo ao seu lado o promissor Pierre Gasly. Raffaele Marciello partiu em terceiro, tendo ao seu lado o indonésio Rio Haryanto, que venceu a corrida curta no Bahrein. Mitch Evans, que largaria em sétimo, teve problemas na sua volta de ida ao grid e não correu. Já o vencedor da corrida de sábado na Catalunha, Stoffel Vandoorne, pela regra do grid invertido, partiu do oitavo lugar na ensolarada e bela região de Barcelona.

Após a primeira largada ter sido abortada  — Arthur Pic alinhou errado no colchete, prejudicando Nobuharu Matsushita, que deixou seu carro morrer e teve de largar nos boxes por não conseguir ligá-lo em tempo —, finalmente a prova começou em Montmeló. Companheiro de equipe de André Negrão na Arden, Nato manteve a liderança, seguido por Alex Lynn — que ganhou a posição de Gasly após este largar muito mal. Quem fez ótima largada foi Vandoorne, que acabou pulando para o quarto.

Mais atrás, Negrão e René Binder se tocaram, com o europeu levando a pior e batendo na barreira de pneus, e isso fez com que a direção de prova adotasse o regime de safety-car virtual. Tal condição obrigou os pilotos a andarem num ritmo bem mais lento para que o carro de Binder fosse removido. Pouco depois que a corrida voltou ao normal, Marciello, que ocupava o terceiro lugar, perdeu a tração ao acelerar e rodou, fazendo com que Vandoorne ganhasse mais uma posição.

Nato manteve a ponta, o que era um bom trunfo num circuito que impõe dificuldades para ultrapassar. Mas Vandoorne acelerava para lutar pela vitória e já pressionava Lynn na disputa pelo segundo lugar. Pouco depois, o francês começou a perder muito rendimento e não ofereceu resistência a Lynn e Stoffel, que fizeram a ultrapassagem e iniciaram uma disputa pela vitória em Barcelona. Restavam ainda 13 voltas para o fim da corrida dominical.

Aí a corrida passou a ter um ritmo mais lento, ficando bem morna, com poucas disputas por posição em pista, exceção aos pilotos que ultrapassavam Nato, que se arrastava em Montmeló. Ao fim da volta 15, Lynn liderava, seguido por Vandoorne, Gasly, Alexander Rossi, Rio Haryanto, Artem Markelov, Pic, Nato, Daniël de Jong e o espanhol Sergio Canamasas.

E finalmente Vandoorne conseguiu encostar em Lynn, reduzindo a vantagem do britânico da Dams para meros 0s3. No entanto, a reação de Alex foi imediata, se estabilizando na frente e abrindo boa diferença nas voltas 17 e 18. Sua primeira vitória na GP2 parecia mesmo estar cada vez mais próxima.

Nas últimas voltas, Vandoorne ensaiou uma reação e tentou se aproximar novamente de Lynn, mas o britânico controlou a vantagem e não deu chances ao adversário para vencer pela primeira vez na GP2. O pódio foi completado por outro piloto da Dams, Gasly. Rossi cruzou a linha de chegada em quarto, enquanto Markelov venceu a batalha com Haryanto para fechar a prova no top-10. Negrão encerrou um fim de semana frustrante na Catalunha e terminou em 21º.

Com os resutlados deste fim de semana, Vandoorne agora soma 86 pontos, contra 49 de Haryanto e 46 de Rossi. Evans tem 28, enquanto Lynn fecha o top-5 com 25. André Negrão permanece com três e ocupa o 16º lugar. A temporada 2015 da GP2 volta em duas semanas com a disputa da desafiadora etapa de Mônaco, entre 23 e 24 de maio.

GP2, temporada 2015, etapa de Barcelona, corrida 2, final:

1 ALEX LYNN ING DAMS 41:30.395 25 voltas
2 STOFFEL VANDOORNE BEL ART +2.204  
3 PIERRE GASLY FRA DAMS +8.320  
4 ALEXANDER ROSSI EUA RACING ENGINEERING +9.614  
5 ARTEM MARKELOV RUS RUSSIAN TIME +11.964  
6 RIO HARYANTO INA CAMPOS +13.686  
7 NORMAN NATO AUT ARDEN +23.506  
8 ARTHUR PIC FRA CAMPOS +25.090  
9 DANIËL DE JONG HOL MP +32.003  
10 SERGEY SIROTKIN RUS RAPAX +33.552  
11 JORDAN KING ING RACING ENGINEERING +33.591  
12 NATHANAËL BERTHON FRA LAZARUS +34.276  
13 ZOËL AMBERG SUI LAZARUS +34.560  
14 NICK YELLOLY ING TRIDENT +38.041  
15 SERGIO CANAMASAS ESP MP +42.181  
16 JULIÁN LEAL COL CARLIN +42.742  
17 RAFFAELE MARCIELLO ITA TRIDENT +43.110  
18 NOBUHARU MATSUSHITA JAP ART +46.009  
19 RICHIE STANAWAY JAP STATUS +53.190  
20 MARLON STÖKINGER SUI STATUS +53.573  
21 ANDRÉ NEGRÃO BRA ARDEN +55.887  
22 MARCO SØRENSEN DIN CARLIN +59.535  
23 ROBERT VIȘOIU ROM RAPAX +1:01.883  
24 JHONNY CECOTTO JR. VEM RUSSIAN TIME +14 voltas  
25 MITCH EVANS NZL RUSSIAN TIME   NL
26 RENÉ BINDER AUT TRIDENT    

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.