Mercedes prega cuidado e admite que controla expectativa por estreia de Antonelli na F2

Em uma tentativa de minimizar a pressão colocada em cima do jovem talento da Mercedes, Toto Wolff busca frear o entusiasmo causado pelos sucessos de Kimi Antonelli nas categorias de acesso à Fórmula 1

Andrea Kimi Antonelli, de apenas 17 anos, já é considerado um prodígio no esporte a motor. O jovem italiano entrou para o programa de desenvolvimento de pilotos da Mercedes em 2019, após a equipe se impressionar com o desempenho dele durante a WSK Euro Series, competição europeia de kart, na categoria OK-Junior, quando se tornou campeão. A sequência de títulos conquistados nos últimos anos o fez ser comparado com grandes nomes do esporte, como Lewis Hamilton e Max Verstappen. No entanto, o chefe de equipe das Flechas de Prata, Toto Wolff, freou as expectativas em relação à estreia da joia da casa na Fórmula 2 em 2024.

Antonelli já conquistou cinco títulos em sua caminhada pelas categorias de acesso à F1: venceu os campeonatos italiano e alemão de Fórmula 4 e a Taça FIA F4, em 2022, e a Fórmula Regional do Oriente Médio e da Europa (FRECA), em 2023. Aproveitando a mudança de regulamento que vai acontecer na F2 em 2024, a Mercedes decidiu colocá-lo diretamente na disputa, pulando a Fórmula 3, que seria o caminho tradicional. Ele vai integrar a equipe PREMA e será companheiro de outra promessa, Oliver Bearman, da Ferrari.

Relacionadas


“No kart, o histórico dele era impressionante. Então você o coloca nos campeonatos juniores de fórmula e ele vence todas as temporadas em seu ano de estreia”, disse Wolff, elogiando o pupilo do time de Brackley.

Porém, o chefão da equipe de Hamilton e George Russell sabe que o excesso de expectativas pode atrapalhar a campanha do italiano na F2 em 2024. Desta forma, o austríaco fez um alerta na tentativa de minimizar a pressão em cima de seu piloto. “Temos de ter cuidado porque há muito entusiasmo em torno dele”, frisou. “Colocá-lo na F2 é um grande passo porque esses carros são mais pesados e muito mais potentes.”

Andrea Kimi Antonelli durante shakedown da Fórmula 2 com a equipe PREMA (Foto: F2)

“Se dermos a ele seu tempo e não esperarmos que ele arrase em sua primeira temporada, acho que ele pode realmente se tornar um grande nome neste esporte. Ele tem apenas 17 anos, e isso é muito pouco”, completou Toto.

Durante o shakedown da F2 que aconteceu na quarta-feira da semana passada (24) no Circuito da Catalunha, na Espanha, Antonelli foi o piloto que passou mais tempo na pista, completando um total de 53 voltas.

A pré-temporada da Fórmula 2 acontece nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, no circuito de Sakhir, no Bahrein. A primeira etapa do Mundial acontecerá no mesmo local, no dia 02 de março, como um evento preliminar da Fórmula 1

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.