Bearman domina e vence corrida principal da F2 na Espanha. Fittipaldi é 2º

Oliver Bearman dominou de forma integral a corrida principal da F2 na Espanha. O inglês controlou bem a vantagem para Enzo Fittipaldi e Victor Martins e o líder do campeonato Frederik Vesti, que fizeram estratégias diferentes

Oliver Bearman controlou completamente a corrida principal da Fórmula 2 na Espanha. Neste domingo (4), o inglês garantiu o terceiro triunfo do ano, seguido por Enzo Fittipaldi, em ótimo fim de semana, que conquistou o segundo pódio na temporada 2023 e saltou na classificação da temporada.

Quem fechou o pódio foi Victor Martins, que acertou na estratégia ao largar de duros, esticar bem o stint e, de macios no fim, garantir um top-3. A mesma tática serviu para Frederik Vesti se colocar em quinto e ampliar mais um pouco a dianteira do campeonato. O dinamarquês foi a 110 pontos, 11 a mais que Théo Pourchaire, que cruzou a linha de chegada em sétimo.

O quarto lugar ficou com Ayumu Iwasa, outro que vive bom início de campeonato na F2 2023. Em sexto veio Jack Doohan, com Dennis Hauger em oitavo e Arthur Leclerc e Richard Veschoor fechando a zona de pontos.

Vesti lidera a F2 2023 com 110 pontos, seguido por Pourchaire, com 99, Iwasa, com 82, Bearman, Hauger e Verschoor. Fittipaldi aparece agora em sétimo, com 49.

Após a rodada dupla, a Fórmula 2 retorna às pistas entre os dias 30 de junho e 2 de julho, para a etapa da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Oliver Bearman F2 Baku
Oliver Bearman venceu mais uma na F2, agora na Espanha (Foto: F2)

Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 2 na Espanha:

A largada da corrida principal da F2 aconteceu às 6h28 (em Brasília), com Enzo Fittipaldi pressionando, mas sem conseguir passar Oliver Bearman pela liderança. Oliver espalhou do jeito que podia e o brasileiro teve de cortar a primeira chicane, ainda ficando em segundo.

Aí já vinha Théo Pourchaire, com mais uma bela largada, seguido por Jack Doohan, Ayumu Iwasa, Dennis Hauger, Victor Martins, Jak Crawford, Frederik Vesti e Juan Manuel Correa. Lá no fundo, já praticamente acabavam as corridas de Isack Hadjar e Clément Novalak, que se chocavam e tinham de ir aos boxes.

Depois de um início bastante estudado, Hauger forçava para cima de Iwasa e quase levava a quinta posição, enquanto Vesti emparelhava e finalmente tirava Crawford da frente para levar a oitava colocação na volta 6.

Enzo Fittipaldi tentou a dianteira na largada (Foto: reprodução/F1 TV)

Em mais um fim de semana terrivelmente discreto, Ralph Boschung ia para os boxes para a troca de pneus na sétima volta. Bearman seguia firme, colocando 1s9 de vantagem em cima de Enzo, que tinha a mesma vantagem para Pourchaire.

Pourchaire e Iwasa, na volta 9, foram os primeiros do grupo dos líderes nos boxes. As paradas foram boas e as chances de undercut existiam. E funcionou para o japonês, que passou Doohan quando o australiano foi aos boxes. O brasileiro, porém, não perdeu posição para Pourchaire, mas Théo grudou de vez quando voltaram.

Hadjar recebia 10s pelo toque na largada em Novalak e, na disputa que interessava, Pourchaire botava de lado e tentava por fora, mas acabava cortando a chicane no duelo com Fittipaldi. O brasileiro resistia aos ataques mais fortes do francês, que tinha pneus em temperaturas ideais.

Enzo Fittipaldi fez boa corrida em Barcelona (Foto: Eric Calduch/Grande Prêmio)

Bearman fazia o pit-stop na volta 13 e retornava na frente ainda dos demais que já tinham parado, mas sem qualquer vantagem. E Fittipaldi foi para cima, apertando o ritmo e tentando a ultrapassagem que poderia render a vitória. O problema maior era a quantidade incrível de carros que ainda não tinham feito o pit-stop e estavam exatamente no meio da briga. Assim, Bearman, Fittipaldi e Pourchaire precisavam limpar Roy Nissany, Kush Maini e companhia.

No meio de tanto caos com gente esticando o primeiro stint, a corrida chegava na metade com Martins na frente, 1s5 adiantado em relação a Vesti. Crawford aparecia 11s5 atrás do dinamarquês, seguido de perto por Richard Verschoor e Arthur Leclerc. 7s8 atrás vinha o líder virtual, Bearman, com Fittipaldi, Iwasa, Doohan e Pourchaire atrás. O francês perdia bastante rendimento.

Vesti finalmente parava e voltava colado em Hauger, o que acendia um alerta fortíssimo, já que o dinamarquês iria atacar de pneus macios nas 12 voltas finais. Martins fez o pit-stop no giro seguinte e ficou ainda melhor: na frente de Pourchaire. Enquanto isso, Vesti fazia mágica e encaixava uma linda ultrapassagem dupla em cima de Hauger e Zane Maloney – que ainda precisava parar.

Bearman puxa fila na F2 na Espanha (Foto: Reprodução/F1 TV)

Com todo mundo já tendo parado, a questão ali era ver se Martins e Vesti conseguiriam passar os líderes. E parecia que sim. Com 10 giros para o fim, Bearman tinha 3s5 para Fittipaldi, 6s6 para Iwasa, 10s6 para Martins e 12s9 para Vesti – que passavam fácil por Doohan.

O problema para Martins e Vesti era Iwasa. O japonês foi guerreiro e segurou muito os dois que vinham voando de pneus macios. Na volta 34, o francês e o dinamarquês seguiam presos atrás de Iwasa, que ia salvando um pódio na marra.

A verdade é que Iwasa foi fundamental para que Bearman vencesse e Fittipaldi fosse ao pódio. Martins até passou o japonês, mas perdeu tempo suficiente para não atacar os dois primeiros. Vesti, pior ainda, ficou preso de vez ali e fechou em quinto.

Fórmula 2, Espanha, corrida principal:

1O BEARMANPrema37 voltas
2E FITTIPALDICarlin+2.844
3V MARTINSART+3.478
4A IWASADAMS+9.023
5F VESTIPrema+9.615
6J DOOHANVirtuosi+17.091
7T POURCHAIREART+20.415
8D HAUGERMP+21.283
9A LECLERCDAMS+21.883
10R VERSCHOORVan Amersfoort+34.613
11J.M. CORREAVan Amersfoort+42.034
12R STANEKTrident+42.887
13J CRAWFORDHitech+43.492
14J DARUVALAMP+45.553
15R BOSCHUNGCampos+58.287
16Z MALONEYCarlin+1:00.653
17K MAINICampos+1:02.686
18R NISSANYPHM+1:04.283
19A CORDEELVirtuosi+1:21.096
20I HADJARHitech+1 volta
21C NOVALAKTrident+1 volta
22B BENAVIDESPHM+1 volta
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.