Bearman domina e vence corrida principal da F2 na Espanha. Fittipaldi é 2º
Oliver Bearman dominou de forma integral a corrida principal da F2 na Espanha. O inglês controlou bem a vantagem para Enzo Fittipaldi e Victor Martins e o líder do campeonato Frederik Vesti, que fizeram estratégias diferentes
Oliver Bearman controlou completamente a corrida principal da Fórmula 2 na Espanha. Neste domingo (4), o inglês garantiu o terceiro triunfo do ano, seguido por Enzo Fittipaldi, em ótimo fim de semana, que conquistou o segundo pódio na temporada 2023 e saltou na classificação da temporada.
Quem fechou o pódio foi Victor Martins, que acertou na estratégia ao largar de duros, esticar bem o stint e, de macios no fim, garantir um top-3. A mesma tática serviu para Frederik Vesti se colocar em quinto e ampliar mais um pouco a dianteira do campeonato. O dinamarquês foi a 110 pontos, 11 a mais que Théo Pourchaire, que cruzou a linha de chegada em sétimo.
Relacionadas
O quarto lugar ficou com Ayumu Iwasa, outro que vive bom início de campeonato na F2 2023. Em sexto veio Jack Doohan, com Dennis Hauger em oitavo e Arthur Leclerc e Richard Veschoor fechando a zona de pontos.
Vesti lidera a F2 2023 com 110 pontos, seguido por Pourchaire, com 99, Iwasa, com 82, Bearman, Hauger e Verschoor. Fittipaldi aparece agora em sétimo, com 49.
Após a rodada dupla, a Fórmula 2 retorna às pistas entre os dias 30 de junho e 2 de julho, para a etapa da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi a corrida principal da Fórmula 2 na Espanha:
A largada da corrida principal da F2 aconteceu às 6h28 (em Brasília), com Enzo Fittipaldi pressionando, mas sem conseguir passar Oliver Bearman pela liderança. Oliver espalhou do jeito que podia e o brasileiro teve de cortar a primeira chicane, ainda ficando em segundo.
Aí já vinha Théo Pourchaire, com mais uma bela largada, seguido por Jack Doohan, Ayumu Iwasa, Dennis Hauger, Victor Martins, Jak Crawford, Frederik Vesti e Juan Manuel Correa. Lá no fundo, já praticamente acabavam as corridas de Isack Hadjar e Clément Novalak, que se chocavam e tinham de ir aos boxes.
Depois de um início bastante estudado, Hauger forçava para cima de Iwasa e quase levava a quinta posição, enquanto Vesti emparelhava e finalmente tirava Crawford da frente para levar a oitava colocação na volta 6.
Em mais um fim de semana terrivelmente discreto, Ralph Boschung ia para os boxes para a troca de pneus na sétima volta. Bearman seguia firme, colocando 1s9 de vantagem em cima de Enzo, que tinha a mesma vantagem para Pourchaire.
Pourchaire e Iwasa, na volta 9, foram os primeiros do grupo dos líderes nos boxes. As paradas foram boas e as chances de undercut existiam. E funcionou para o japonês, que passou Doohan quando o australiano foi aos boxes. O brasileiro, porém, não perdeu posição para Pourchaire, mas Théo grudou de vez quando voltaram.
Hadjar recebia 10s pelo toque na largada em Novalak e, na disputa que interessava, Pourchaire botava de lado e tentava por fora, mas acabava cortando a chicane no duelo com Fittipaldi. O brasileiro resistia aos ataques mais fortes do francês, que tinha pneus em temperaturas ideais.
Bearman fazia o pit-stop na volta 13 e retornava na frente ainda dos demais que já tinham parado, mas sem qualquer vantagem. E Fittipaldi foi para cima, apertando o ritmo e tentando a ultrapassagem que poderia render a vitória. O problema maior era a quantidade incrível de carros que ainda não tinham feito o pit-stop e estavam exatamente no meio da briga. Assim, Bearman, Fittipaldi e Pourchaire precisavam limpar Roy Nissany, Kush Maini e companhia.
No meio de tanto caos com gente esticando o primeiro stint, a corrida chegava na metade com Martins na frente, 1s5 adiantado em relação a Vesti. Crawford aparecia 11s5 atrás do dinamarquês, seguido de perto por Richard Verschoor e Arthur Leclerc. 7s8 atrás vinha o líder virtual, Bearman, com Fittipaldi, Iwasa, Doohan e Pourchaire atrás. O francês perdia bastante rendimento.
Vesti finalmente parava e voltava colado em Hauger, o que acendia um alerta fortíssimo, já que o dinamarquês iria atacar de pneus macios nas 12 voltas finais. Martins fez o pit-stop no giro seguinte e ficou ainda melhor: na frente de Pourchaire. Enquanto isso, Vesti fazia mágica e encaixava uma linda ultrapassagem dupla em cima de Hauger e Zane Maloney – que ainda precisava parar.
Com todo mundo já tendo parado, a questão ali era ver se Martins e Vesti conseguiriam passar os líderes. E parecia que sim. Com 10 giros para o fim, Bearman tinha 3s5 para Fittipaldi, 6s6 para Iwasa, 10s6 para Martins e 12s9 para Vesti – que passavam fácil por Doohan.
O problema para Martins e Vesti era Iwasa. O japonês foi guerreiro e segurou muito os dois que vinham voando de pneus macios. Na volta 34, o francês e o dinamarquês seguiam presos atrás de Iwasa, que ia salvando um pódio na marra.
A verdade é que Iwasa foi fundamental para que Bearman vencesse e Fittipaldi fosse ao pódio. Martins até passou o japonês, mas perdeu tempo suficiente para não atacar os dois primeiros. Vesti, pior ainda, ficou preso de vez ali e fechou em quinto.
Fórmula 2, Espanha, corrida principal:
1 | O BEARMAN | Prema | 37 voltas |
2 | E FITTIPALDI | Carlin | +2.844 |
3 | V MARTINS | ART | +3.478 |
4 | A IWASA | DAMS | +9.023 |
5 | F VESTI | Prema | +9.615 |
6 | J DOOHAN | Virtuosi | +17.091 |
7 | T POURCHAIRE | ART | +20.415 |
8 | D HAUGER | MP | +21.283 |
9 | A LECLERC | DAMS | +21.883 |
10 | R VERSCHOOR | Van Amersfoort | +34.613 |
11 | J.M. CORREA | Van Amersfoort | +42.034 |
12 | R STANEK | Trident | +42.887 |
13 | J CRAWFORD | Hitech | +43.492 |
14 | J DARUVALA | MP | +45.553 |
15 | R BOSCHUNG | Campos | +58.287 |
16 | Z MALONEY | Carlin | +1:00.653 |
17 | K MAINI | Campos | +1:02.686 |
18 | R NISSANY | PHM | +1:04.283 |
19 | A CORDEEL | Virtuosi | +1:21.096 |
20 | I HADJAR | Hitech | +1 volta |
21 | C NOVALAK | Trident | +1 volta |
22 | B BENAVIDES | PHM | +1 volta |