Bearman repete feito de Drugovich na Fórmula 2 ao varrer fim de semana no Azerbaijão

Com a vitória dupla na rodada do Azerbaijão, Oliver Bearman agora forma, ao lado de Felipe Drugovich, a seleta lista de pilotos a varrerem um único final de semana desde que a principal categoria de acesso à F1 passou a se chamar Fórmula 2

As duas vitórias de Oliver Bearman na rodada do Azerbaijão, a quarta da temporada 2023 da Fórmula 2, fizeram o jovem britânico de 17 anos se juntar a Felipe Drugovich e agora formar a seleta lista de pilotos a varrerem um único final de semana desde que a categoria passou a se chamar assim, em 2017. No ano passado, o brasileiro triunfou tanto na sprint quanto na corrida principal realizadas em Barcelona, Espanha.

Na ocasião, Drugovich foi apenas o décimo colocado na classificação, porém o resultado deu a ele o direito de largar na pole-position para a prova curta por conta do grid invertido. Então na MP, Felipe aproveitou a vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro, mas o melhor ainda estava por vir: na corrida principal, partindo do meio do pelotão, Drugovich atropelou os adversários e ainda saiu de Barcelona na liderança. Foi uma rodada, aliás, decisiva para o campeonato, uma vez que o brasileiro manteve-se na ponta até a conquista do título de 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Felipe Drugovich celebra vitória na F2 em Barcelona, em 2022 (Foto: Sebastiaan Rozendaal / Dutch Photo Agency)

Bearman fez o caminho inverso dessa vez, já que foi dele a pole-position para a corrida principal. Na sprint, porém, o britânico já garantiu algumas posições na largada e caminhava para marcar pontos, quando a batida sincronizada de Dennis Hauger e Victor Martins na relargada, a três voltas do fim, abriu a janela que ele precisava. Oliver ainda contou com uma espalhada do companheiro de equipe, Frederik Vesti, à sua frente para assumir a liderança décimos de segundo antes de o safety-car ser acionado.

Na corrida principal, Bearman até levou um susto com Théo Pourchaire após o francês tomar a ponta nas voltas iniciais, mas reassumiu a posição na sequência e conseguiu administrar o posto até a bandeirada. Com o resultado, o piloto da Prema pulou para o quarto lugar na tabela de classificação, com 41 pontos.

F2 teve formatos diferentes nos últimos anos. Em 2021, a categoria adotou um modelo com três provas por etapa. O estoniano Juri Vips e o australiano Oscar Piastri, que acabou sendo o campeão daquele ano, chegaram a vencer duas corridas no mesmo final de semana, mas ninguém conseguiu varrer a etapa como Drugovich e Bearman fizeram.

Antes de Drugovich, a última vez que um piloto venceu todas as provas de um final de semana na principal categoria de acesso à Fórmula 1 foi em 2016, ainda na GP2. O italiano Antonio Giovinazzi, que correu por três temporadas na F1 com a Alfa Romeo, triunfou nas duas corridas também em Baku. Antes disso, o também italiano Davide Valsecchi venceu duas corridas no Bahrein em 2012.

Fórmula 2 retorna no próximo mês, entre os dias 19 e 21 de maio, para a disputa da rodada de Ímola. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.