Haas diz que treinos livres “têm mais peso” para F1, mas Bearman “precisa ir bem na F2”

Ayao Komatsu, chefe da Haas, reforçou que além de mostrar um bom trabalho durante os treinos livres, Oliver Bearman precisa de um bom desempenho na Fórmula 2 para ficar com a vaga na Fórmula 1 em 2025

Oliver Bearman está bem cotado para assumir um lugar na Haas a partir da próxima temporada da Fórmula 1. Porém, antes de ser promovido para a principal categoria do esporte a motor, o chefe Ayao Komatsu afirmou que, além de mostrar competitividade na F2, o jovem de apenas 18 anos de idade precisa provar seu valor durante os treinos livres que vai realizar com a equipe americana ao longo de 2024.

Bearman é um dos prodígios da academia da Ferrari e já era cotado para assumir um lugar na Haas em 2025. E as chances do britânico aumentaram de forma considerável depois da boa estreia que fez pela Ferrari no GP da Arábia Saudita, quando precisou substituir Carlos Sainz.

Em 2024, Bearman está fazendo a sua segunda temporada de Fórmula 2 e, passadas três etapas, somou apenas dois pontos e ocupa a 19ª posição no campeonato. É importante destacar que o britânico não disputou a rodada da Arábia Saudita, já que estava à disposição da Ferrari na F1. Além da campanha na principal categoria de acesso, Oliver também vai fazer seis sessões de treinos juntos da Haas.

E embora reconheça a importância de mostrar um bom trabalho na F2, o chefe da Haas reforçou que o desempenho nos treinos livres terão um peso mais importante na avaliação e é neste momento que Bearman deve se mostrar merecedor da vaga na Fórmula 1.

Oliver Bearman foi sétimo colocado no GP da Arábia Saudita de F1 (Foto: Ferrari)

“Ele precisa ir bem na F2, com certeza. Mas, quando trabalhamos diretamente com ele, é preciso entender todos os detalhes, todo o ambiente ou o raciocínio para certas coisas acontecerem. Então, sim, eu provavelmente daria mais peso ao que vamos fazer com ele durante os treinos livres e sobre como ele se comporta em nosso ambiente. Mas ele também precisa mostrar algum desempenho na F2”, disse Komatsu.

“Então tudo ainda está em aberto. Teremos seis treinos livres com ele ao longo do ano, o primeiro deles será em Ímola. Estamos ansiosos para ver como podemos ajudá-lo a se desenvolver e como podemos trabalhar bem juntos”, finalizou o chefe da Haas.

Fórmula 1 retorna de 17 a 19 de maio com o GP da Emília-Romanha, no circuito de Ímola.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.