Bearman vence corrida 2 monótona e varre fim de semana da F2 em Baku. Fittipaldi é 2º

Oliver Bearman repetiu o feito de Felipe Drugovich em Barcelona, no ano passado, e varreu o final de semana da Fórmula 2 com a vitória também na corrida principal, neste domingo (30). Enzo Fittipaldi ficou em segundo

Se a corrida sprint da Fórmula 2 em Baku só teve 11 carros cruzando a linha de chegada por conta dos inúmeros acidentes — sendo o principal o que decidiu a corrida em favor da dupla da Prema —, a prova principal foi monótona do início ao fim. Safety-car, só o virtual, por uma barbeiragem de Brad Benavides na área de escape.

Mas houve, sim, momentos que merecem muito destaque, a começar pela vitória de Oliver Bearman. Como o britânico também triunfou na corrida curta, o resultado deste domingo (30) o fez entrar para a história ao repetir o feito de Felipe Drugovich em Barcelona, no ano passado, e varrer o final de semana.

Enzo Fittipaldi também fez uma ótima corrida. Depois de perder o segundo lugar para Théo Pourchaire logo nas primeiras voltas, conseguiu recuperar o posto nos giros finais, assegurando o seu primeiro pódio na temporada. O francês ficou em terceiro.

A Fórmula 2 retorna no próximo mês, entre os dias 19 e 21 de maio, para a disputa da rodada de Ímola. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da temporada 2023.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada sem incidentes da corrida principal da F2 em Baku (Foto: F1 TV)

Confira como foi a corrida principal da F2 no Azerbaijão:

Da mesma forma com no sábado, os pilotos encontraram pela frente tempo firme em Baku, porém um clima muito mais ameno, com temperatura em 21,4°C, pista chegando a 29,8°C e umidade relativa do ar em 62%. Ao contrário da corrida sprint, praticamente todo o grid optou pelos supermacios para o stint inicial, como Bearman, Fittipaldi e Pourchaire — os três primeiros, respectivamente nessa ordem.

Luzes apagadas, e os quatro primeiros colocados mantiveram suas posições. A curva 1, que ontem decidiu o resultado da sprint em favor da dupla da Prema, também foi contornada de forma limpa por todo o resto do grid.

Na abertura do segundo giro, Pourchaire buscou o vácuo e tentou a ultrapassagem sobre Fittipaldi. O brasileiro se defendeu bem, mas frente a um carro da ART muito mais equilibrado, nada pôde fazer para impedir mais uma manobra de Pourchaire pela liderança.

O #5, aliás, aproveitou o ótimo rendimento nas primeiras voltas e ultrapassou Bearman na volta seguinte, ao colocar o carro pela linha de dentro na complicada curva 1. Só que, ao contrário da Carlin de Enzo, a Prema de Bearman manteve o atual vice-campeão da F2 na alça de mira. O troco veio na volta 4, com o vencedor da sprint recuperando a posição.

Um pouco mais atrás, Dennis Hauger e Jak Crawford protagonizavam uma boa disputa pelo sétimo lugar, com Jehan Daruvala à espreita para entrar na briga. Na frente, passado o ‘susto’, Bearman já colocava 1s3 sobre Pourchaire, livrando-se momentaneamente da ameaça da asa móvel do adversário.

O representante da ART, aliás, abriu o sexto giro com Fittipaldi muito mais próximo, já em condições de usar o DRS. A queda de rendimento poderia ser já um indicativo do desgaste dos compostos supermacios, uma vez que a janela de paradas já estava aberta.

E Frederik Vesti foi o primeiro a abrir a primeira rodada de trocas de pneus. Daruvala, Arthur Leclerc e Ralph Boschung também vieram na sequência, ainda com 22 voltas pela frente para serem completadas com a borracha média.

A Carlin chamou Fittipaldi no giro seguinte. Victor Martins, Crawford, Roman Stanek, Juan Manuel Correa, Roy Nissany e Amaury Cordeel também foram no embalo. Bearman e Pourchaire entraram na sequência, na volta 9, junto com Hauger, Zane Maloney, Richard Verschoor e Clément Novalak.

Posições restabelecidas, Kush Maini aparecia na liderança, seguido de Isack Hadjar e Ayumu Iwasa (os dois com compostos médios). Não demorou muito, porém, para o indiano da Campos entrar nos pits, com o piloto da Hitech assumindo momentaneamente a liderança.

Na volta 10, a direção de prova sinalizou bandeira amarela e, depois, o virtual safety-car. Na imagem recuperada, o motivo: Benavides passou reto e, na tentativa de dar o ‘cavalinho de pau’ na apertada área de escape para retornar à pista, bateu de frente na barreira de proteção.

A pista foi liberada no giro seguinte, com Hadjar e Iwasa sendo os únicos sem paradas. Bearman era o terceiro, a 14s do agora líder, seguido por Pourchaire, Fittipaldi e Martins, que ganhou posições e passou a pressionar o piloto da Carlin. Enquanto isso, o líder do campeonato recebia 5s de punição por irregularidades durante o regime do safety-car.

No momento em que Pourchaire fazia a melhor volta e se aproximava perigosamente de Bearman, Daruvala tentava de qualquer maneira ganhar o décimo posto de Verschoor, mas a manobra foi tão afobada que ele foi dar um passeio pela área de escape da curva 1. Sem o menor cuidado, o indiano retornou à pista do jeito que deu, e a direção de prova não deixou escapar, colocando-o sob investigação e, depois, punindo-o em 10s.

Na corrida, Bearman respondia à investida do rival da ART com uma curta sequência de voltas mais rápidas, abrindo quase 2s para Pourchaire. Só que, mais uma vez, a imagem recuperada mostrava o britânico da Prema passando a milímetros do muro, o que deixava no ar um alerta para as dez voltas finais.

Oliver Bearman varreu o final de semana com a vitória em Baku (Foto: F1 TV)

No giro 21, Fittipaldi fez a melhor volta, e a diferença entre ambos, que chegou a ser de mais de 3s, começou a cair consideravelmente, ficando em 1s3. Na abertura da volta 23, já era de 1s2, com Enzo aproveitando o vácuo da longuíssima reta de Baku para ficar a menos de 1s já no final da curva 1 — o que possibilitaria ao brasileiro a chance de abrir a asa móvel na detecção seguinte do DRS.

Volta 24, Enzo entrou na reta principal a 0s3 de Pourchaire, mas o francês deu a linha de fora para o brasileiro e conseguiu se defender. Só que o representante da Carlin não quis saber de esperar mais um giro e, já que era a linha de fora que Pourchaire dava a ele, foi por ali mesmo que Enzo tentou a ultrapassagem. E com sucesso, numa belíssima manobra que deu a ele o segundo lugar.

A cinco voltas do fim, Hadjar enfim fez sua parada, voltando na nona posição. Enquanto isso, Pourchaire mantinha-se a menos de 1s de Fittipaldi, com Martins na cola, logo atrás. Na reta principal, o #5 entrou colado, mas não tentou a manobra na curva 1.

Iwasa realizou o seu pit-stop na volta 26, retornando apenas em 14º. Na abertura do giro seguinte, Pourchaire ficou muito próximo mais uma vez, com Enzo novamente tendo de remar no miolo para manter a sobrevida. E Fittipaldi conseguiu deixar o francês a mais de 1s de distância, impedindo-o de usar a asa móvel. Em contrapartida, Martins se aproximou bastante do companheiro de equipe. Mas as posições se mantiveram até o fim.

Martins terminou em quarto, seguido de Vesti e Maini. Hauger foi o sétimo, com Hadjar conseguindo terminar em oitavo após a estratégia inversa de pneus. Richard Verschoor e Jak Crawford fecharam o top-10.

ATUALIZAÇÃO: Após a corrida, os comissários pegaram irregularidades técnicas no carro de Martins, e por conta disso, o piloto foi desclassificado da prova. Vesti passou a ser o quarto colocado, com Leclerc entrando na zona de pontuação.

Fórmula 2 2023, rodada do Azerbaijão, Baku, corrida principal (atualizada):

1O BEARMANPrema29 voltas 
2E FITTIPALDICarlin+2.315 
3T POURCHAIREART+2.607 
4F VESTIPrema+15.223 
5K MAINICampos+15.792 
6D HAUGERMP+17.301 
7I HADJARHitech+19.576 
8R VERSCHOORVan Amersfoort+26.869 
9J CRAWFORDHitech+27.541 
10A LECLERCDAMS+29.695 
11Z MALONEYCarlin+30.390 
12A IWASADAMS+32.806 
13J CORREAVan Amersfoort+39.092 
14J DARUVALAMP+39.243 
15J DOOHANVirtuosi+40.007 
16C NOVALAKTrident+40.017 
17R STANEKTrident+42.023 
18R NISSANYPHM+53.202 
19A CORDEELVirtuosi+57.858 
20R BOSCHUNGCampos+1:01.267 
 B BENAVIDESPHMNC 
 V MARTINSARTDSQ 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 2 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.